O que é e como criar um briefing

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Última atualização em 16/06/2021

Muito profissionais de Marketing buscam milagres das suas agências na entrega final de uma campanha, mas o que muitos não sabem é que um briefing mal detalhado resulta em entregas mal feitas e acabam não dando a ele a devida importância.

O que é Briefing?

A palavra Briefing vem do dicionário inglês-português “to brief”: resumir, mas ele não é só isso, hoje é a peça fundamental, o elemento chave nos projetos de Marketing.

Acredito que o grande problema disso é a falta da disciplina de gestão de projetos nos cursos de Marketing por ai afora. Muitos não veem o departamento de marketing como o realizador de grandes PROJETOS, o que ocasiona em trabalhos iniciados a partir da execução e não pelo planejamento.

Como dizem “Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve”. Todo projeto de marketing deve ser feito a partir de um bom planejamento detalhando o escopo com todas as características e requisitos do seu projeto. (esse é um  assunto a ser detalhado em outro post).

Após o planejamento do seu projeto, comece a escrever o seu Briefing, em gestão de projetos esse detalhamento se chama “Declaração de Trabalho”. O Guia PMBOK® do PMI, a descreve como “uma descrição dos produtos, serviços ou resultados a serem fornecidos”, ou seja, o mesmo que deve conter um bom Briefing. Entenda que você deve declarar somente o que é necessário e importante, pois nenhuma agência vai criar algo extraordinário se a sua empresa não sabe o que será entregue ao final “job” como normalmente chamamos, ou se ele tiver 150 páginas.

5 Passos para criar um Briefing

Passo 1

O primeiro passo a ser feito no seu Briefing é descrever qual o principal objetivo desta contratação que vai originar um “job” para a agência. Nessa fase você precisa detalhar o que quer, seja aumento nas vendas, visitas no site, cadastros, ou conhecimento de marca. Caso seja tudo isso, escreva qual é o objetivo geral e inclua também os objetivos específicos detalhando melhor o que você deseja.

Passo 2

O segundo passo será deixar claro quais são as metas. Por exemplo, se o objetivo do “job” é “Criar uma campanha com apelo viral para o lançamento do produto x”, a sua meta poderá ser: “Vender 10.000 unidades do produto x no prazo de 3 meses após o lançamento”. Não esqueça de que vendas não é o seu único objetivo, então detalhe quantas visitas você deseja no seu site ou hotsite, quantas menções diárias na web e assim por diante.

Passo 3

No terceiro passo mostre qual será o público alvo e a geolocalização da sua campanha, declare que o seu produto é para mulheres de 20 á 40 anos, com o estilo de vida x, acessam mídias sociais, são amantes de blogs de moda/saúde/beleza, etc. Descreva também a região de abrangência, para que a agência possa sugerir as mídias a serem utilizadas sejam elas on ou off-line (as off-line não morreram, as on-line estão ai para complementar elas), pois lembre-se nem a Coca-Cola consegue estar em todos os lugares.

Passo 4

No quarto passo detalhe o que você espera, ou melhor, demonstre qual mensagem você quer comunicar. Repasse para o seu briefing o que você detalhou no escopo do seu projeto. Escreva quais as características, requisitos, restrições e justifique esses detalhamentos, pois a pessoa que ler o briefing precisa entender a importância que é para você tal mensagem.

Passo 5

O ultimo passo é detalhar os prazos, e os indicadores deste job. Deixe claro quais serão as entregas da agência durante a contratação. Descreva também quais serão os indicadores que você vai acompanhar para verificar a eficácia do trabalho realizado. Por exemplo: o site tem 100 visitas diárias e você quer aumentar para mil, detalhe isso e após a contratação acompanhe desde o início, pois é assim que você conseguirá mensurar o bom resultado da campanha.

Muitos profissionais não sabem, mas o planejamento é a chave para um projeto bem feito e quando for escrever o seu Briefing, esteja com tudo bem estabelecido para poder “Brifar o job” corretamente para a agência. Antes de tudo entenda qual o valor e os riscos atrelados a esse projeto, eles irão lhe dar um norte para qual será o nível de detalhamento do seu Briefing.

Por exemplo, se ele está sendo desenvolvido para uma ação que custa pouco, mas que compromete todo o projeto por ter um risco alto, então faça a descrição a mais detalhada possível, ou se o prazo é muito importante, foque principalmente nas entregas, pois um produto não pode esperar para ser lançado porque aconteceu algum atraso no “job”. Enfim detalhe somente o que for importante e o transmita o restante normalmente.

Outro ponto muito importante é que o Briefing deve ser desenvolvido pelo contratante e não pela agência, essa é uma “boa prática” tanto para gestão de projetos como para o marketing. O profissional de marketing “vive” e sabe tudo o que é importante, por isso ele não deve ser desenvolvido pelo contratado, ou pior, não ser feito, a agência simplesmente ter que adivinhar o que o cliente quer.

Para finalizar, entenda que boas ideias estão ai, basta um bom Briefing para que elas aconteçam da forma como queremos e não se esqueça: “Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve”.

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