Atribuições mais comuns de um escritório de projetos (PMO)

Atribuições-mais-comuns-de-um-escritório-de-projetos-(PMO)

Última atualização em 27/04/2022

O Escritório de Projetos, também conhecido como PMO (Project Management Office), é “um corpo ou entidade organizacional à qual são atribuídas várias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento centralizado e coordenado dos projetos sob seu domínio.” (PMBOK, 2008). Mas quais são as suas responsabilidades?

Atribuições mais comuns de um Escritório de Projetos (PMO)

  • A padronização e formalização de práticas, processos e operações de gerenciamento de projetos.
  • A disseminação da metodologia na organização e desenvolvimento de competências.
  • O apoio aos Gerentes de Projetos.
  • A autoridade nas decisões sobre os projetos, como priorização e descontinuação.
  • Negociação de recursos e resolução de conflitos.

A geração de indicadores de acompanhamento do portfólio de projetos que permitam avaliar a situação atual, alertar sobre possíveis problemas ou desvios prejudiciais ao projeto, promover transparência nas informações, entre outros.

Gestão do portfólio dos projetos em avaliação, demonstrando custos, retornos, prazos e o alinhamento com os objetivos da empresa, de forma a apoiar a decisão dos melhores investimentos para empresa.

O PMO também é responsável por fornecer à organização os conhecimentos absorvidos pelos sucessos e fracassos nos projetos, buscando com esta experiência, o desenvolvimento de projetos cada vez mais bem sucedidos.

Mas por que mencionar atribuições do Escritório de Projetos que são “mais comuns”? Atualmente existem três tipos de Escritórios de Projetos, onde cada tipo possui objetivos diferentes dentro da organização e, portanto, algumas atribuições e responsabilidades próprias. Sabia mais sobre a diferença nas atribuições lendo no nosso artigo sobre tipos de escritórios de projeto.
Assista ao nosso webinar sobre o porquê de todas as empresas precisarem de um escritório de projetos.

Porque-todas-as-organizações-devem-possui-um-pmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson