Projetos de TI: principais metodologias e 5 etapas para gerenciar

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Última atualização em 31/05/2023

No dia a dia, o gestor de TI lida com a complexidade que é administrar essa área tão importante para o negócio. Ele é responsável por garantir a eficiência da operação e ao mesmo tempo, conduzir novos projetos estratégicos.

Felizmente, para facilitar esse trabalho, existem algumas metodologias para gerenciar os projetos de TI. Assim, os gestores de TI têm menos dor de cabeça na hora de tocar os projetos.

Vamos conhecer essas metodologias? Nesse texto, iremos te mostrar os principais métodos para gestão de projetos de TI e te dar dicas de como melhorar os resultados. Confira:

Acompanhe!

O que são projetos de TI?

Um projeto de TI é um esforço temporário que busca gerar soluções tecnológicas para produzir, transmitir, melhorar ou transformar os processos de trabalho de uma empresa.

Em outras palavras, são iniciativas executadas pelo setor de tecnologia para alinhar as demandas e o fluxo de trabalho da TI com a estratégia do negócio.

Os projetos de TI podem ser realizados por equipes internas ou externas, a depender dos objetivos da organização. Por isso, é comum encontrar empresas que optam pelo outsourcing de TI, alocando profissionais especializados para tocar um projeto no negócio.

Assim, ao final de cada projeto de TI, as empresas podem se tornar:

  • Mais inovadoras;
  • Mais eficientes;
  • Menos analógicas;
  • Mais estratégicas.

Mas, para atingir esses resultados, antes é preciso lidar com a complexidade de gerenciar os projetos de TI. Afinal, os resultados dessas iniciativas são essenciais para toda a empresa.

Por isso, se você quer gerenciar projetos de TI de forma descomplicada, siga com a leitura.

O que é gestão de projetos de TI?

Gestão de projetos de TI é um conjunto de conhecimentos, habilidades e técnicas utilizadas para administrar, coordenar e supervisionar um projeto de TI.

O papel da gestão é garantir que o projeto será entregue dentro das condições estimadas.

Cabe ao gestor de projetos de TI planejar, supervisionar e, se necessário, participar da execução de cada etapa do projeto, visando atingir os melhores resultados.

Por isso, para facilitar a gestão, os projetos de TI costumam ser divididos em 5 etapas:

  1. Escopo do projeto;
  2. Prioridades do projeto;
  3. Alinhamento de expectativas com as partes interessadas;
  4. Ferramentas tecnológicas;
  5. Metodologias de gestão.

Abaixo, vamos detalhar um pouco mais sobre cada uma delas:

Como fazer um projeto de TI?

1. Escopo do projeto

Antes de iniciar o projeto, é preciso definir quais são os requisitos necessários para executá-lo, o que chamamos de escopo.

O escopo de projeto é um material que descreve todas as etapas necessárias para a execução do projeto, podendo ser utilizado para:

  • Definir objetivos;
  • Definir orçamento;
  • Definir equipes;
  • Definir prazos;
  • Definir objetivos.

Assim, com o escopo em mãos, fica mais fácil definir o cronograma do projeto.

Quer saber como criar um escopo passo a passo? Leia: Escopo do Projeto: passo a passo para montar o seu ainda hoje sem erros!

2. Prioridades do projeto

É importante estabelecer ações que tenham prioridade dentro do projeto de TI. Isso porque muitas vezes acontecem imprevistos no projeto que podem alterar a execução das atividades.

Mas, ainda assim, existem ações que não podem deixar de serem realizadas.

Por exemplo, em um projeto de revitalização de infraestrutura, a prioridade é garantir que, independentemente dos ocorridos, os sistemas continuem operando.

3. Alinhamento de expectativas com as partes interessadas

Durante toda a execução do projeto, é preciso deixar claro as partes interessadas como ele será desenvolvido. Isso irá garantir uma harmonia entre o interesse dos stakeholders e dos executores do projeto.

Uma boa prática é criar um Acordo de Nível de Serviço (SLA), documento que formaliza as responsabilidades das partes envolvidas e estabelece quais são os resultados esperados.

Como defirnir um SLA e garantir sua eficiência na área de TI

4. Ferramentas tecnológicas

Para garantir a eficiência dos projetos de TI, você pode contar com os recursos tecnológicos. Ferramentas como os softwares de gestão de projetos são importantes para:

  • Ter uma visão holística do projeto: Com essa ferramenta, você terá uma visão geral do projeto, o que facilita a distribuição de tarefas, a análise dos resultados e até mesmo a identificação de gargalos e oportunidades de melhorias;
  • Integração e comunicação: As ferramentas possibilitam que as informações estejam centralizadas em um só espaço. Assim, equipes que atuam em um mesmo projeto tem acesso rápido a todas as informações, precisando apenas estar conectado à internet;
  • Extrair relatórios: Com essas soluções, é possível gerar relatórios e gráficos para acompanhar o desempenho do projeto.

Por isso, na hora de escolher uma ferramenta, priorize aquelas que oferecem amplas opções para facilitar o gerenciamento e que contribuem para a qualidade dos produtos/serviços.

5. Metodologias de gestão

Por fim, para colocar os projetos TI em prática é preciso de uma boa metodologia de gestão. Comumente, a escolha do método de gestão é baseada:

  • Nos recursos disponíveis;
  • Na capacidade da equipe;
  • Nos resultados esperados.

Mas, atenção!

Antes de escolher um método de gestão, é preciso analisar quais são as condições do projeto que está sendo executado. Afinal, cada projeto é uma iniciativa única que pode exigir metodologias diferentes.

Dito isso, conheça as principais metodologias para a gestão de projetos de TI:

Principais metodologias de gestão de projetos de TI

Os projetos de TI têm alta chance de mudanças e atualizações, por isso as metodologias mais utilizadas são flexíveis. Mas, isso não significa que você não pode utilizar métodos tradicionais. Nesse sentido, separamos algumas metodologias/frameworks que você precisa conhecer:

Scrum

O Scrum é um framework popularmente conhecido no mercado. Nesse framework, a execução do projeto é dividida em sprints, isto é, pequenos ciclos de trabalho que geram entregas que compõem o produto final.

Por esse motivo, o escopo do projeto é elaborado a cada sprint, de forma iterativa. Assim, é muito mais simples implementar mudanças durante a execução.

A imagem abaixo ilustra o funcionamento do método Scrum:

Desse modo, o Scrum ajuda a criar uma solução que atende melhor às necessidades do cliente, além de aumentar a produtividade das equipes.

Cascata

A cascata tem esse nome por ser sequencial, ou seja, uma etapa do projeto só é iniciada quando a anterior está concluída.

Diferentemente do Scrum, a elaboração da cascata é feita antes do início da execução do projeto e todas as etapas são reunidas e aprovadas uma única vez.

Lean

O método Lean (traduzido como enxuto) busca tornar os processos e as atividades que envolvem o projeto mais simples, por meio de profissionais qualificados e trabalho inteligente.

Para alcançar essa visão, o Lean segue alguns princípios, como:

  • Minimizar o desperdício de recursos;
  • Maximizar a qualidade;
  • Investir na qualificação de profissionais;
  • Entregas rápidas;
  • Investir em comunicação.

O que pode facilitar a adaptação a esta metodologia é utilizar a ferramenta kanban para administrar o andamento dos projetos.

Agora que você já conhece as principais metodologias de projetos de TI, que tal começar a gerenciar os projetos da sua empresa?

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