Gestão ágil de projetos: entenda o que é e descubra como aplicá-la na sua organização

Gestão-ágil-de-projetos-entenda-o-que-é-e-descubra-como-aplicá-la-na-sua-organização

Última atualização em 07/11/2022


A gestão ágil de projetos virou tendência no mundo corporativo. Mas mais do que um simples modismo, essa forma de conduzir projetos proporciona benefícios reais para as organizações.

Se você quer entender melhor o porquê do sucesso desse modelo de gestão e como ele funciona, esta é a sua chance.

Acompanhe o post e descubra:

O que é gestão ágil de projetos?

Gestão ágil de projetos é um modelo de gestão que utiliza metodologias ágeis.

Essas metodologias priorizam a capacidade de adaptação e planejamento progressivo do projeto, diferente de metodologias tradicionais, que requerem um planejamento inicial rígido e poucas mudanças ao longo do projeto.

Para isso, na gestão ágil trabalha-se com ciclos curtos e pacotes de entregas.

Essas práticas têm sido muito aplicadas em projetos de desenvolvimento de software, nos quais a capacidade de adaptação é muito necessária. Porém, se encaixam muito bem em outros tipos de projetos, como em vendas, marketing, pesquisas e tecnologias avançadas.

Confira as principais características:

Capacidade de adaptação

Quando falamos de agilidade na gestão de projetos, estamos nos referindo à capacidade de adaptação. Ao invés de trabalhar com um planejamento e escopo rígido (como no modelo tradicional) fazemos o planejamento ao longo da execução do projeto.

No agile, trabalhamos em ciclos curtos que geram entregas. Essas entregas compõem aos poucos o produto final. Assim, novas demandas a serem entregues são adicionadas no planejamento com frequência, e mudanças de rota são comuns.

Além disso, as entregas frequentes possibilitam mais feedbacks. Assim, o ágil evolui e se adapta com as lições aprendidas. Além do mais, o cliente pode mudar seu posicionamento durante a execução do projeto, ou descobrir necessidades diferentes.

Teste de maturidade em gestão de projetos

O detalhamento do escopo da gestão ágil é feito progressivamente a cada ciclo de produção. Diferente da gestão tradicional, que gerencia um escopo bem definido previamente.

Entregas Frequentes

Na gestão ágil de projetos, os requisitos são classificados por prioridades, divididos em partes menores, detalhados e preparados para serem desenvolvidos.

Esse processo ocorre constantemente durante o projeto, permitindo a descoberta de novos itens, alterações em entregas existentes e repriorização de requisitos.

Esse detalhamento gradual dos requisitos possibilita a realização de entregas rápidas e menores, mas mais frequentes, que vão compondo aos poucos o produto final. Assim, a gestão é feita em ciclos curtos de 2 a 6 semanas.

Foco na agregação de valor

Na gestão ágil de projetos, o cliente é frequentemente envolvido nos trabalhos. Afinal, se as entregas são mais frequentes, a validação também é.

Assim, possibilitamos a entrega de valor, que vai sendo formada aos poucos até atingir as expectativas.

Transparência

Transparência é dar visibilidade aos problemas, trazendo-os para a discussão coletiva a fim de identificar soluções mais rapidamente.

Não é que na gestão clássica não exista transparência, mas na gestão ágil essa característica é mais evidente, materializando-se em cerimônias que servem para alinhar o projeto.

Agora que a definição de Gestão Ágil de Projetos já está esclarecida, vamos entender melhor quais as suas diferenças em relação a Gestão Tradicional. Confira!

Gestão Ágil x Gestão Tradicional

No último bloco, elencamos as características que fazem da Gestão Ágil o que ela é. Enquanto isso, outra metodologia ainda é muito usada por diversas empresas: a Gestão Tradicional.

Diferente da Gestão Ágil, a Gestão Tradicional foca no escopo. Ou seja, planeja cada detalhe dos projetos antes de sua execução.

Confira no quadro abaixo as principais diferenças entre as duas metodologias:

Gestão tradicional x Gestão ágil

No fim das contas, resta-nos perguntar: qual a flexibilidade dos seus projetos para entregas frequentes e à evolução?

Caso a resposta seja positiva, investir na implantação da gestão ágil de projetos pode ser um grande potencializador para os seus resultados!

Gestao-de-projetos-agil-tradicional-e-hibrida-CTA

A seguir, vamos apresentar algumas metodologias e ferramentas que vão te ajudar a implantar a gestão ágil de projetos na sua empresa!

Metodologias e ferramentas de gestão ágil de projetos

1. Scrum

O Scrum é a metodologia mais conhecida de gestão ágil de projetos.

As características que citamos acima sobre a gestão ágil se aplicam ao Scrum: o planejamento do projeto é feito ao longo de sua execução. São feitos ciclos de produção chamados Sprints, e ao fim de cada ciclo é gerada uma ou mais entregas que incrementam o produto.

Com essa metodologia, a equipe faz a inspeção e adaptação das demandas do ciclo de trabalho constantemente, a fim de entregar o melhor produto, em um espaço fixo de tempo.

2. Kanban

O Kanban é uma ferramenta de controle de fluxo de tarefas muito utilizada em conjunto com o Scrum.

Trata-se de um quadro normalmente dividido em três colunas: fazer, fazendo e feito. Assim, organizamos as atividades no quadro conforme o status delas.

Kanban gestão de tarefas

Seu objetivo é proporcionar uma forma simples de comunicação e que traga efetiva visibilidade para o trabalho que está sendo realizado.

Conforme o tipo de projeto que está sendo gerenciado, é possível acrescentar colunas no quadro do kanban, como “teste” e “aprovação”, por exemplo.

[Clique para ver em detalhes]

Kanban online grátis

Kanban online do Artia

3. eXtreming Programming (XP)

O eXtreming Programming (XP) é uma metodologia que consiste em levar ao extremo um conjunto de valores, princípios e práticas, como:

  • Boa comunicação;
  • Simplicidade;
  • Feedback rápido;
  • Trabalho de qualidade;
  • Abraçar mudanças.

Na prática, com as small releases, por exemplo, o feedback rápido maximiza a qualidade das pequenas entregas.

4. Lean

Também chamado de Lean Production, ou “Produção Enxuta”, a ideia do Lean é otimizar os processos, a fim de eliminar todos os desperdícios de tempo e recursos.

Buscando o trabalho inteligente, o Lean segue princípios, como:

  • Evitar a superprodução;
  • Priorizar o trabalho que entregue valor ao produto;
  • Eliminar movimentações desnecessárias;
  • Esforçar-se para fazer bem da primeira vez, sem perder com retrabalhos;
  • Inovar com rapidez;
  • Otimizar força de trabalho, ou qualificação dos profissionais.

Com as ferramentas em mãos, adaptar-se à gestão ágil é muito mais prático, não é mesmo?

Confira um passo a passo para simplificar:

Como fazer uma gestão de projetos em 5 passos

O que fazer antes de aplicar a Gestão Ágil de Projetos?

Um exemplo interessante é que comumente as pessoas entendem e explicam que na gestão ágil de projetos não é feita nenhuma documentação, ideia que está totalmente equivocada.

Antes de aplicar a gestão ágil, é precisar entender:

  • As necessidades da sua equipe;
  • A flexibilidade de entregas aceitas pelos clientes;
  • A abertura da sua gestão para mudanças.

E aí, pronto para começar a fazer gestão ágil de projetos na sua organização?

Assista ao nosso webinar gratuito sobre métodos ágeis e descubra se a sua empresa está preparada!

CTA-Métodos-Ágeis-sua-empresa-está-preparada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson