Última atualização em 24/04/2020
Comecemos por esta afirmação: liderar não é um privilégio. Liderar é ter nas mãos a responsabilidade de conduzir pessoas a um propósito, fazendo com que elas criem um vínculo emocional com ele, para que, então, elas tenham engajamento máximo, o que levará aos resultados esperados. É nessa lógica que surgiu e se consolida cada vez mais o conceito de Gestão por Confiança.
O que é Gestão por Confiança?
Gestão por confiança é fortalecer o relacionamento com colaboradores, fornecedores, parceiros de negócios, clientes, enfim, todos os stakeholders, na crença de que não é preciso resistir quando pode-se confiar.
Para entender melhor esse conceito, é preciso voltar ao raciocínio da condução das pessoas para o alcance do propósito. Como um líder consegue atingir esse estágio de condução de uma forma fluida, com conflitos e incertezas controlados e tendo ao seu lado um time de colaboradores altamente engajados?
Por meio da confiança, o cerne de todas as relações humanas positivas. Com confiança há entrega total, sem ela há apenas resistência ou, no máximo, uma entrega parcial.
Gestão por Confiança é mais do que um discurso
Confiança não se impõe. Ou você merece tê-la ou não a obterá. Ouvir alguém te dizer que “você pode confiar” é diferente de perceber que se pode confiar nessa pessoa. É aí que está o mais importante: a criação de condições para que a confiança nasça, cresça e se estabeleça como o fio condutor dos relacionamentos.
Isso, definitivamente, precisa ser mais que um discurso. Fazer gestão por confiança é estabelecer condições para que a equipe perceba que pode se envolver emocionalmente com os projetos.
Isso passa por uma comunicação de mão dupla, com diálogo e feedback, livre de ruídos e sincera, com empatia: a virtude de se colocar no lugar do outro, compreendê-lo e colaborar para o seu crescimento como pessoa e como profissional.
Além disso, também são necessários uma série de comportamentos que precisam se tornar presentes e serem aprimorados constantemente.
Os 7 Cs da gestão por confiança
Um dos maiores pensadores a difundir o conceito de Gestão por Confiança no mundo é o professor espanhol José María Gasalla, da ESADE Business Scholl de Barcelona e Madri. Ele não só criou o conceito como o resume em 7 fundamentos que se iniciam com a letra C, chamando-os de “os 7 Cs da gestão por confiança”. São eles:
- Competência profissional;
- Consciência do outro;
- Cumprimento da palavra;
- Clareza;
- Coerência;
- Consistência;
- Coragem.
Você reparou que os 7Cs do professor Gasalla são atitudes a serem tomadas? Nessa linha de pensamento, os líderes que inspiram confiança são aqueles que:
- São excelentes profissionais — ou seja, que fazem acontecer;
- São conscientes de que existem diferenças e respeitam a todos;
- Cumprem suas palavras, não deixando a desejar;
- São claros no que dizem, sem deixar meias-palavras ou assuntos subentendidos;
- Coerentes (não cobram do outro além do que não podem fazer)
- Seus discursos e comportamentos permanecem alinhados com seus valores ao longo do tempo; e
- São corajosos para assumir riscos e empoderar seus liderados para que eles também busquem inovar, mesmo que isso implique riscos.
Você se identificou com o conceito de Gestão por Confiança? Que tal começar hoje mesmo? Aproveite para assistir ao nosso webinar sobre como um líder pode facilitar ou acabar com a inovação de uma empresa.
Sócio consultor da EUAX, bacharel em Ciências da Computação, mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Possui mais de 16 anos de experiência em projetos de inovação e atua como professor de graduação e pós-graduação da área de inovação.