O que é e qual a importância do Comportamento Organizacional?

Comportamento-Organizacional-o-que-é-e-qual-sua-importância

Última atualização em 24/07/2023

No mundo dinâmico dos negócios, entender o comportamento organizacional é fundamental para o sucesso e crescimento sustentável de qualquer empresa.

Ao compreender como os indivíduos se comportam dentro de uma organização e como isso afeta o desempenho coletivo é possível otimizar a produtividade, promover a satisfação dos funcionários e alcançar os objetivos estratégicos!

Quer saber mais sobre comportamento organizacional, qual sua importância e qual impacto ele tem nos resultados de um negócio? Então, siga a leitura!

O que é comportamento organizacional?

O comportamento organizacional envolve o estudo dos três fatores-chave que influenciam o funcionamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura.

  • Indivíduos: diz respeito a como as características individuais afetam o comportamento e o desempenho do colaborador;
  • Grupos: O fator grupal, por sua vez, é como as características das equipes, dos processos de comunicação e tomada de decisão impactam o comportamento e desempenho;
  • Estrutura: O fator estrutural diz respeito à relação entre os indivíduos e o sistema organizacional, sua cultura, hierarquia, e como isso afeta os indivíduos e os resultados da empresa.

Essa análise busca encontrar soluções para estabelecer um clima organizacional harmônico, capaz de garantir o engajamento e a motivação dos colaboradores.

É importante lembrar que trabalhar o comportamento organizacional não consiste apenas em montar um diagnóstico.

Além de compreender o comportamento dos indivíduos, é preciso ter claro quais as atitudes que a organização espera e, a partir disso, encontrar pontos de melhoria, comparando os valores esperados pela organização e os praticados pelos indivíduos.

O estudo do comportamento organizacional passa por dois fatores diferentes. Confira no tópico a seguir:

Comportamento individual x Comportamento grupal

Comportamento individual

O estudo do comportamento individual busca entender os objetivos, interesses, competências, valores, motivações, percepções, atitudes e o nível de rendimento de um colaborador.

Além disso, também ajuda a compreender a forma como o colaborador se adequa à cultura da empresa e às regras, de modo a identificar pontos que afetam a produtividade e a qualidade no trabalho.

Comportamento grupal

Aqui, o foco do estudo está nas relações interpessoais e em como os colaboradores se comportam em conjunto. Fatores como comunicação, tomada de decisão coletiva e convivência fazem parte dessa análise.

Mas não é só isso. O estudo do comportamento grupal também busca entender a forma como as equipes trabalham para atingir os objetivos da empresa, como reagem às regras e como as divergências e conflitos são resolvidos.

Agora que você entendeu a definição de comportamento organizacional, veja qual a importância dele para o sucesso de uma empresa:

Qual a importância do comportamento organizacional?

Problemas relacionados ao comportamento organizacional podem impactar diretamente no clima, o que prejudica a produtividade e a criatividade das equipes. Reforçar a cultura organizacional é uma das iniciativas necessárias para minimizar esse tipo de situação.

Conheça alguns motivos para dar mais atenção a esse tema:

Aumento da inovação e da criatividade da equipe

Para criar um ambiente que fomente produtividade, criatividade e inovação, é preciso garantir um comportamento organizacional alinhado à cultura.

Crescimento do engajamento e dos bons resultados

As práticas saudáveis ao ambiente de trabalho, regras, normas e processos definidos pela empresa devem estar baseados no estudo do comportamento e da cultura organizacionais.

Essas condições, quando claras para os colaboradores, favorecem as taxas de sucesso, motivação, satisfação profissional e engajamento, e permitem maior participação — e melhores resultados para o negócio.

Orientação e senso de pertencimento

A cultura organizacional fundamenta os macro-objetivos da empresa que, por sua vez, são desdobrados em metas coletivas e individuais que envolvem todos os colaboradores.

Dessa forma, é possível conduzir as equipes para uma mesma direção, além de estabelecer o senso de pertencimento.

Preservação da imagem e da reputação da empresa

Comportamentos incompatíveis podem afetar negativamente a imagem e a reputação da empresa perante o mercado e os clientes. Por isso, é essencial garantir que a cultura organizacional esteja sempre presente e visível no cotidiano de todos os setores.

Agora que você entendeu a importância de avaliar o comportamento organizacional, precisamos entender quais são os tipos mais comuns encontrados nas empresas. Vamos ver?

Tipos de comportamento organizacional

Ético

Um comportamento organizacional voltado à ética foca nas normas de conduta aplicadas durante o exercício profissional, e está diretamente ligado aos valores da empresa.

Esse comportamento pauta-se na transparência, na honestidade, no respeito às regras e no respeito às pessoas.

Responsabilidade

O comportamento voltado à responsabilidade foca em cumprir com suas obrigações e demandas no trabalho, mas não apenas isso. Ele também diz respeito à postura e atitudes do colaborador no ambiente de trabalho e a como isso impacta o coletivo.

Controle gerencial

Esse tipo de comportamento diz respeito às relações de administração que a empresa aplica para controlar as atividades e o desempenho geral.

Há diversas formas de controle gerencial, desde os mais informais e baseados em confiança, até os mais rígidos e que cobram apenas resultados. Cada uma dessas formas causa impactos diferentes nas ações dos indivíduos.

Competitividade

Algumas empresas possuem um clima que incentiva, direta ou indiretamente, a competitividade entre os colaboradores.

É importante destacar que um certo nível de competitividade saudável pode até ser benéfico. Mas quando ele se torna intenso, os interesses individuais podem se sobrepor aos coletivos e ao trabalho em equipe, gerando conflitos, disputas frequentes e, muitas vezes, quebra da conduta profissional adequada.

Autocrático

Esse comportamento se manifesta quando há lideranças que não abrem espaço para a participação dos subordinados de forma mais ativa nas ideias e decisões.

Ele está muito associado à liderança ditatorial, na qual fica muito clara a relação de liderança e subordinação.

Perseguição

Esse tipo de comportamento é bastante negativo e diz respeito às diversas formas de perseguição que podem ocorrer no ambiente corporativo, como assédio moral ou sexual, constrangimento ao colaborador, liderança abusiva etc.

Esse comportamento pode prejudicar muito o indivíduo e todo o grupo, que fica refém de um clima muito ruim.

Diversos tipos de comportamento podem estar presentes na sua organização. Por isso é importante fazer uma análise ampla do comportamento organizacional.

Analisando o comportamento organizacional

A análise do comportamento organizacional pode levar em conta:

  • Indicadores de desempenho individual e das equipes, que demonstrem níveis de atendimento aos prazos, entrega de tarefas, participação e engajamento;
  • Envolvimento ativo dos colaboradores com os projetos realizados;
  • Iniciativa pessoal, proatividade, criatividade e inovação;
  • Pesquisa de clima;
  • Níveis de comprometimento e responsabilidade;
  • Capacidade de lidar com mudanças e cenários adversos;
  • Visão sistêmica;
  • Relacionamento interpessoal;
  • Respeito ao código de ética;
  • Índice de rotatividade e suas causas;
  • Testes psicológicos;
  • Entre outros.

Também há ferramentas que podem ajudar nessa missão. Mesmo planilhas podem ser úteis, mas também há softwares capazes de fazer mapeamentos de comportamento.

Lembre-se de que garantir uma boa experiência para o colaborador é fundamental para aumentar a produtividade e melhorar a imagem da sua empresa como empregadora.

Como a gestão da experiência 360º pode ajudar no comportamento organizacional?

Entretanto, não basta apenas pensar na experiência dos colaboradores. É fundamental garantir que todos saiam satisfeitos depois de se relacionar com a sua organização, sejam clientes, fornecedores, parceiros ou qualquer outro envolvido. Daí a importância de investir na gestão da experiência 360º.

Garantir uma boa experiência em todos os 360 graus é um bom caminho para manter negócios, acordos, parceiros, e se tornar uma referência no mercado!

Por isso, fizemos um webinar inteiro sobre esse tema! Nele, ensinamos a importância e como promover uma boa experiência para todos os envolvidos. Clique no banner abaixo para assistir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson