A importância do planejamento estratégico na gestão de projetos

A-importância-do-planejamento-estratégico-na-gestão-de-projetos

Última atualização em 23/04/2020

O mercado consumidor nunca foi tão competitivo quanto hoje em dia. Por isso, a qualidade dos produtos de uma empresa e dos serviços que ela presta é fundamental na obtenção de resultados positivos e na melhoria de seu desempenho.

À medida que o tempo passa, a gestão de projetos torna-se cada vez mais essencial na melhoria das atividades de uma empresa. Dessa forma, um gerente de projeto tem importante papel na aplicação de seus conceitos e estratégias de trabalho.

O planejamento estratégico é uma de suas disciplinas mais importantes e que faz toda a diferença no caminho rumo ao sucesso empresarial. Portanto, no nosso post de hoje mostramos como a gestão de projetos é beneficiada com o planejamento estratégico. Confira a seguir!

Planejamento estratégico na gestão de projetos

Independentemente do ramo de atuação da sua empresa, antes de colocar em prática suas ações você deve planejá-las e moldá-las. Isso porque o mercado consumidor é muito exigente e a produção de suas mercadorias influencia diretamente na sua performance.

Para que os seus objetivos operacionais e financeiros sejam alcançados, você deve conhecer o caminho a ser trilhado e as técnicas a serem utilizadas. Quando isso não acontece, são grandes as chances de fracasso, e isso deve ser evitado a todo custo.

Desse modo, o planejamento estratégico visa gerenciar a formulação de objetivos para as atividades da sua empresa, sempre levando em consideração os fatores externos e internos da gestão e a cultura da inovação.

Em outras palavras, ele consiste na criação de um plano para antecipar tudo o que será feito ao longo do desenvolvimento dos projetos.

Ele também é sustentado pelos seguintes princípios:

  • Missão: determina o principal objetivo da marca. Também pode ser entendida como o papel a ser desempenhado pela empresa no mercado.
  • Visão: é a trilha a ser seguida, projetando os seus objetivos para o futuro.
  • Valores: são normas, critérios e conceitos que devem ser seguidos.

Lembre-se que só é possível ter máxima eficiência em sua gestão de projetos quando todos os setores do negócio trabalham em conjunto e estão alinhados aos desafios criados. Por isso, tirar missão, visão e valores do papel pode ser um grande desafio para qualquer gestor.

Melhoria dos processos internos

Como mencionado, as atividades de uma empresa refletem os resultados que ela obtém. Desse modo, as decisões tomadas em sua rotina de trabalho precisam ser efetivas e inteligentes.

Assim, os processos internos do empreendimento são aprimorados, fazendo com que você possa otimizar o uso dos recursos financeiros e do tempo.

Diminuição dos riscos

Todo negócio é suscetível às variações que o mercado apresenta. Então, é necessário preparar a sua equipe da melhor maneira possível.

Com uma tomada de decisões eficiente e pautada nos critérios estabelecidos em seu planejamento estratégico, você tem mais capacidade e facilidade para encontrar decisões que tragam mais vantagens e que diminuam ou eliminem os riscos operacionais.

Aumento da rentabilidade financeira

A redução de despesas e o aumento dos lucros fazem parte do sonho de todo empreendimento, não é mesmo? Entretanto, alcançar essas metas não é uma tarefa simples. Nessas situações, a gestão de projeto e o planejamento estratégico são ótimas opções a serem adotadas.

As estratégias utilizadas em uma empresa determinam a obtenção dos resultados esperados e a superação de suas metas. Assim, um profissional que quer fazer o negócio crescer deve atuar de forma eficiente, baseando suas decisões nos critérios e nas técnicas mais modernas do mercado.

Com uma gestão de projetos eficiente e de acordo com as necessidades do seu empreendimento, é possível integrar os sistemas, compreender o que acontece em seu processo produtivo e aumentar a produtividade.

Saiba mais sobre o assunto fazendo download do e-book Planejamento Estratégico.
E-book Planejamento Estratégico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson