Última atualização em 15/05/2020
Contar com um bom gerente de qualidade significa garantir que toda a parte de controle de produtos esteja conforme a expectativa da indústria ou da empresa e, principalmente, dos clientes. Pensando na importância desse profissional, preparamos o post de hoje para auxiliar e explicar melhor sobre as principais atribuições e competências dele.
Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de ler até o final para não perder nenhum detalhe!
Qual o papel do Gestor de Qualidade?
De maneira geral, o profissional de gestão de qualidade trabalha em uma empresa de fabricação onde acontece o estágio final de manufatura do produto. Nesse momento, é necessária uma análise do nível da qualidade para garantir que as mercadorias atendam aos padrões legais e garantam a satisfação dos clientes.
Portanto, é de responsabilidade do gestor de qualidade:
- Definir métodos de padrões de qualidade;
- Aprovar e analisar testes e relatórios de aprovação do produto final;
- Atuar no suporte técnico do time de engenharia da empresa;
- Realizar auditoria;
- Coordenar reclamações de clientes sobre o produto;
- Identificar gaps de produção; e
- Implementar e administrar os requisitos das normas de gestão de qualidade.
São inúmeras as atribuições do profissional, pois ela integra toda a cadeia de suprimentos de uma empresa, e quaisquer implicações no baixo padrão do gerenciamento de qualidade pode ser crucial para o sucesso da organização. Tudo isso exige, portanto, uma alta demanda e responsabilidade para esse profissional.
Os aspectos essenciais de um Gestor de Qualidade
Para que alguém possa assumir o cargo de gerência de qualidade, o mercado exige, geralmente, uma das seguintes experiências:
- Já ter trabalhado com controle de qualidade;
- Possuir graduação na área de engenharia;
- Comprovar experiência com gestão de projetos.
Entretanto, para ser um profissional competente na área, somente preencher as qualificações acima citadas não é o suficiente. Um gerente de qualidade deve apresentar determinadas habilidades para conseguir atuar com eficiência, tais como:
- Capacidade analítica;
- Profundos conhecimentos matemáticos e clareza para interpretar dados estatísticos;
- Excelente capacidade de comunicação, liderança e gestão;
- Facilidade em realizar pesquisa de mercado;
- Competência para enxergar falhas e propor soluções.
A importância do Gerente de Qualidade na empresa
Em um cenário competitivo, a necessidade de fornecer resultados de alta qualidade, tanto do produto quanto do serviço, é primordial para o sucesso comercial. Nesse ponto, surge a importância do gerente de qualidade, pois ele é a figura vital que garante a qualidade e o desempenho do produto, bem como seu constante aperfeiçoamento — entregando, mercadorias líderes de qualidade.
Por isso, é preciso que esse profissional tenha um alto nível de percepção de mercado e saiba os principais aspectos dos produtos que impactam na escolha dos clientes. Assim, garante, ao mesmo tempo, que o processo na cadeia de suprimentos evolua e flua com qualidade dentro do orçamento do negócio.
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Graduado em Processamento de Dados e mestre em Ciências da Computação pela UFRGS, possui mais de 20 anos de experiência em processos. É certificado CBPP (Certified Business Process Professional) pela ABPMP (The Association of Business Process Management International) e PMP pelo PMI (Project Management Institute).