5 boas práticas em governança de TI que você precisa conhecer

O uso da tecnologia e sua evolução dentro do mundo corporativo trouxe muitas vantagens para as empresas. Porém, com a atualização e inserção de novas tecnologias todos os dias, a atividade de gerenciamento de toda essa engrenagem tornou-se complexa. Com isto vem à tona a governança de TI.

A infraestrutura de tecnologia da empresa deve ser gerida com o intuito de diminuir os erros e facilitar a criação de serviços digitais eficazes. E a governança de TI pode ser entendida como um conjunto metodológico de regras que buscam gerir seus ativos tecnológicos.

No post de hoje vamos listar 5 boas práticas da governança de TI que você precisa conhecer e aplicar em sua empresa. Boa leitura!

  1. Alinhar os objetivos

A política de governança de tecnologia deve ser abrangente. Ao traçar os objetivos que se pretende atingir com o gerenciamento de TI, deve-se observar os objetivos gerais da empresa.

O alinhamento da política de governança das ações de TI pode alavancar e maximizar os resultados do negócio a médio e longo prazo. A criação de uma estratégia alinhada com as metas da empresa deve ser alcançada por meio de reuniões e canais de comunicação entre os departamentos do negócio.

  1. Criar metas

Toda implantação estratégica em uma empresa tem de passar pelo planejamento, e é nesta fase que devem ser traçadas as metas. A utilização de indicadores tem como função medir a qualidade dos serviços prestados.

Ao criar suas metas e indicadores, você poderá controlar as mudanças ocorridas durante a alteração de processos realizadas pela boa governança.

  1. Utilizar ferramentas tecnológicas

O uso de ferramentas que possibilitem a automação de processos é parte importante para o sucesso de uma política de governança de TI.

O uso de sistemas diminui a incidência de erros derivados de interações humanas, uma vez que o software pode alertar acerca de informações que não condizem com o que se espera que seja inserido. Ainda pode aumentar a produtividade e eficiência de sua equipe.

  1. Implementar canais de comunicação

A comunicação entre os vários departamentos da empresa deve ser sempre priorizada. A empresa deve fornecer canais de comunicação internos e realização de feedbacks.

Com o aumento do diálogo entre os membros da equipe fica muito mais fácil disseminar os objetivos e práticas do negócio com os colaboradores. Pode-se também utilizar os canais de comunicação para a distribuição de tarefas de maneira dinâmica.

  1. Adotar políticas de segurança

O ambiente digital hoje sofre com a intervenção de vários cibercriminosos. E com tantos ataques ocorrendo atualmente, a segurança deve ser prioridade dos gestores.

Faz parte das boas práticas de governança de TI a implementação de políticas de segurança que visem resguardar as informações que sua empresa tem posse. Dados estratégicos de seu negócio e informações confidenciais de seus clientes devem ser sempre protegidos.

A busca pela implementação de boas práticas de governança de TI deve ser uma constante na rotina de qualquer empresa. Por meio de um bom uso das tecnologias seu negócio pode se destacar no mercado e bater de frente com grandes corporações.

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