Certificação PMP – Como Reportar PDUs

Para ter uma credencial reconhecida é preciso muito mais do que passar na prova. A certificação PMI é feita de ciclos, assim como tudo na vida. A cada três anos, você precisa comprovar que estudou e se atualizou sobre os temas do mercado. Isso é feito através de um “sistema de recompensas” e as moedas de troca são as PDUs.

Não sabe direito o que isso significa? Calma, a gente te explica. Neste post você vai entender definitivamente para que servem as PDUs, como consegui-las e como reporta-las. Tudo isso em apenas cinco passos. Vamos lá!

1. O que são PDUs e para que servem?

Professional Development Units (PDUs) são as unidades de medida usadas para quantificar as atividades de aprendizado necessárias para renovar a certificação do PMI. Em português são chamadas de Unidades de Desenvolvimento Profissional. Cada hora de atividade equivale a 1 PDU.

2. Quem precisa de PDUs e por quê?

Todos que têm interesse em renovar sua certificação do PMI precisam acumular unidades de desenvolvimento profissional. A cada três anos, todas as credenciais (exceto a CAPM) exigem um nível mínimo de PDUs para que possam ser renovadas. Isso inclui as credenciais PMP, PgMP, PfMP, PMI-PBA, PMI-ACP, PMI-RMP e PMI-SP.

3. Como conseguir PDUs?

Existem várias formas de obter PDUs, que se concentram em duas áreas.

Educacional: oportunidades de aprendizado que permitem a expansão da técnica, liderança ou estratégia. Exemplos: cursos, treinamentos, reuniões, webinars, vídeos, leituras e debates.

Retribuição para a profissão: atividades que habilitam o compartilhamento de conhecimentos e ajudam a construir a profissão. Exemplos: trabalhar como profissional da sua certificação, produzir conteúdo, dar palestras, compartilhar conhecimento e atuar como voluntário.

4. De quantas PDUs eu preciso?

Existem diferentes requisitos para cada certificação do PMI. Veja:

PMP, PgMP, PfMP e PMI-PBA: são necessárias pelo menos 60 PDUs, sendo, no mínimo, 35 da área da educacional e, no máximo, 25 da área de retribuição para a profissão.

PMI-ACP, PMI-RMP e PMI-SP: são necessárias pelo menos 30 PDUs, sendo, no mínimo, 18 da área da educacional e, no máximo, 12 da área de retribuição para a profissão.

As PDUs de educação devem obedecer às exigências do Triângulo de Talentos do PMI (leia abaixo). Já as PDUs de retribuição para a profissão não são obrigatórias. Além disso, as PDUs conquistadas por meio de atuação como profissional da área não podem passar de oito (PMP, PgMP, PfMP e PMI-PBA) ou quatro (PMI-ACP, PMI-RMP e PMI-SP).

Entenda o Triângulo de Talentos do PMI:

O Triângulo de Talentos do PMI é o conjunto de habilidades consideradas como as mais importantes em um profissional, segundo a entidade. São elas:

Gerenciamento técnico de projetos: conhecimentos relacionados a gestão de projetos, programas e portfólio.

Liderança: habilidades específicas de pessoas orientadas para serem líderes.

Estratégia e gestão de projetos: conhecimentos que aumentam a performance e entregam melhores resultados comerciais.

Para as certificações PMP, PgMP, PfMP e PMI-PBA são necessárias pelo menos 8 PDUs de cada habilidade, sendo que o restante pode ser distribuído nas habilidades de maior interesse. Para as certificações PMI-ACP, PMI-RMP e PMI-SP esse número cai pela metade, ou seja, são necessárias pelo menos 4 PDUs de cada habilidade.

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Legenda: Infográfico extraído do Continuing Certification Requirements (CCR) Handbook (2017).

5. Como reportar PDUs

Para registrar as PDUs conquistadas é preciso se inscrever no Programa de Requisitos de Certificação Continuada (CCR, na sigla em inglês). O CCR apoia o desenvolvimento educacional e profissional daqueles que possuem uma certificação do PMI, encorajando-os a continuar aprendendo.

As PDUs devem ser reportadas logo após a conclusão das atividades, por meio do CCRS (Continuing Certification Requirements System). É importante lembrar de guardar algum documento que comprove que você realmente realizou uma atividade. O Manual do CCR possui uma seção detalhada sobre isso.

Cada hora gasta em atividades educacionais ou de retribuição da profissão equivalem a 1 PDU. Frações de hora também podem ser reportadas: 15 minutos = 0,25 PDU; 30 minutos = 0,50 PDU e por aí vai…

Em caso de credenciais PMP, PgMP, PfMP e PMI-PBA, é possível acumular até 20 PDUs para o próximo ciclo. Para credenciais PMI-ACP, PMI-RMP e PMI-SP, esse número cai para 10 PDUs. Apenas PDUs obtidas no último ano do ciclo podem ser acumuladas.

Saiba como reportar PDUs em 8 passos:

1. Acesse www.pmi.org e clique em “Log In”.

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2. Digite seu nome de usuário e senha e aperte o botão “Log In”
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3. Clique em “myPMI”

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4.Clique em “Report PDUs on CCRS”

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5. Escolha a categoria desejada.

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6. Preencha os campos de informação solicitados.

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7. Informe a quantidade de PDUs que você deseja reportar para essa atividade, distribuindo-as conforme seu desejo nas habilidades do Triângulo de Talentos do PMI. Não esqueça de marcar a caixa de seleção “I agree this claim is accurate”. Depois, clique em “Submit”.

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8. Pronto! Suas PDUs foram submetidas. Agora é só esperar que sua solicitação seja aprovada dentro de alguns dias. Se você deseja reportar outra atividade, clique em “Report Another Claim”.

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Depois de uma explicação dessas ficou fácil, né? Agora que você já sabe como reportar PDUs, que tal assistir a um de nossos webinars? Basta acessar a nossa página de webinars gravados e escolher um tema. Aproveite!

 

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