O que é Customer Experience Management (CXM)?

Customer experience management CXM

Customer Experience Management, abreviado pela sigla CXM, é a gestão do Customer Experience (CX) que, por sua vez, consiste na experiência que um cliente tem com determinada marca ou produto.

Ou seja, Customer Experience Management é uma metodologia estratégica que tem por objetivo implantar e otimizar o Customer Experience nas empresas.

Para saber mais sobre Customer Experience leia o post sobre O que é Customer Experience (CX) e para que serve.

Por que é importante gerir a experiência do consumidor?

O cliente sabe quem faz a diferença, ele quer se sentir bem, nem que tenha que gastar mais por isso. Estudos comprovam:

 

customer experience managementexperiência do consumidorFerramenta de Customer Experience Management

A Jornada do Cliente é uma ferramenta essencial para gerir a experiência do consumidor. Ela permite identificar os sentimentos bons e ruins do cliente ao longo de todo o processo de compra e venda. Esse processo se estende desde o momento em que ele descobre uma necessidade até o momento da aquisição do produto ou serviço.

Um cliente insatisfeito é sinônimo de reclamações para os amigos e a família, que poderiam ser possíveis compradores da sua marca. Empatia é a palavra-chave nessa hora. Se colocar no lugar do cliente é decisivo para que ele tenha uma boa experiência. Esse é o segredo da fidelização e retenção de clientes.

NPS

Net Promoter Score (NPS) é um método criado pelo estadunidense Fred Reichheld, que permite mensurar a satisfação dos consumidores em qualquer empresa.

É muito simples! Basta os clientes responderem à pergunta definitiva: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a Empresa X para um amigo ou colega?”. Com base nesses resultados, é possível gerar uma métrica que permite identificar pontos de melhoria.

Os clientes são classificados conforme a nota que dão: de 0 a 6 são clientes detratores (insatisfeitos); de 7 a 8 são clientes passivos (neutros) e de 9 a 10 são clientes promotores (leais). Feita essa classificação, é só aplicar a seguinte fórmula: % clientes detratores – % clientes promotores = % NPS.

Quanto mais próxima de 100 estiver a porcentagem do NPS da sua empresa, melhor avaliada ela é. Para um resultado ainda mais preciso, é possível estabelecer comparações com outras empresas do mesmo ramo e entender sua posição no mercado.

Leia também  Como ter ideias? Veja algumas práticas para geração de ideias

Focar nos seus clientes por um viés mais humano impacta diretamente no seu bolso. Mais que isso, buscar relações ganha-ganha através da empresa transforma o mundo!

Agora que você já sabe o que é Customer Experience Management, saiba como você pode utilizar o Design Thinking para gerir a experiência do seu cliente.

design thinking

Email Marketing by E-goi

Deixe uma resposta

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company