Última atualização em 20/06/2022
O plano de negócios de uma organização é o pilar que orienta todas as ações da empresa, desde a contratação de colaboradores até o relacionamento com o cliente. Mas, e quando chega a hora de inovar? Será que esse é o instrumento mais adequado? Nós acreditamos que a metodologia Canvas pode ser a melhor solução.
Não sabe do que estamos falando? Então siga com a leitura e conheça mais sobre essa ferramenta de inovação corporativa!
O que é metodologia Canvas?
A metodologia Canvas é uma ferramenta que permite visualizar de forma intuitiva todos os aspectos fundamentais do seu negócio, construindo diferenciais competitivos por meio de brainstormings e ideias compartilhadas.
De forma resumida, estes são os aspectos analisados na metodologia canvas:
- Proposta de valor: trata-se dos benefícios que seu produto ou serviço gera para os consumidores, ou seja, como suas soluções resolvem um problema;
- Diferenciais: são os diferenciais que sua marca apresenta e que seus concorrentes não oferecem (ou têm menor qualidade);
- Atividades-chave: são aquelas atividades essenciais para manter o seu core business. Por exemplo: se você tem um e-commerce, é fundamental dispor de processos de logística;
- Recursos: são os insumos indispensáveis para o funcionamento da sua empresa, como colaboradores, softwares específicos, infraestrutura física, entre outros;
- Parceiros: são os fornecedores sem os quais sua empresa não pode ficar. No caso de um e-commerce, os fabricantes dos produtos vendidos, por exemplo;
- Segmentos de clientes: refere-se aos públicos ou nichos de mercado a que sua solução se destina;
- Canais de marketing: são os pontos de contato entre empresa e clientes, tanto os on-line quanto os off-line (site, loja física, representantes comerciais etc);
- Custos: são os custos envolvidos no seu negócio, os fixos e variáveis;
- Fontes de receita: trata-se de onde vem o dinheiro da empresa (dos produtos X, Y e Z, por exemplo).
Reunidas em um único quadro ou dashboard, essas informações permitem que você tenha um panorama geral do empreendimento e com isso trace estratégias mais assertivas para alavancar os negócios.
Como estruturar um Canvas?
O Canvas faz uso de uma estrutura visual para garantir maior compreensão sobre os aspectos do seu negócio. Nesse sentido, utiliza-se do Design Thinking para acelerar o processo de inovação na empresa.
Isso quer dizer que, em vez de ficar buscando razões em dados estatísticos, você analisa o mercado, o consumidor e o cenário da sua empresa na prática. Você se coloca no lugar dos seus clientes para compreender como sua empresa pode gerar valor para eles. Em seguida, você confere como estruturar o seu Canvas para começar a análise do seu negócio.
Ao preencher cada quadrante do seu Canvas, você está limitando sua análise somente ao que é essencial para promover a satisfação do seu consumidor. A partir dessa visualização, é possível identificar oportunidades de mercado.
É o caso, por exemplo, de um comércio varejista de rua que identifica a oportunidade de ampliar as vendas e melhor satisfazer os clientes abrindo um e-commerce.
Como implementar?
A relação da metodologia Canvas com o Design Thinking fica ainda mais próxima quando chega o momento de colocar em prática o aprendizado obtido por meio da análise feita. Nenhum produto ou serviço é lançado de vez, como geralmente acontece com um plano de negócios.
É desenvolvido um MVP — Minimum Viable Product (Produto Mínimo Viável) para testar sua aceitação pelo mercado. Assim, é possível economizar algumas centenas de reais em lançamentos improdutivos.
No caso do lançamento de um software de gestão, por exemplo, é desenvolvido um sistema com as funcionalidades básicas, sem muito incremento. A ideia é expor o produto ou serviço para que o público teste e auxilie na construção do produto finalizado. Assim, há mais garantia de que seja uma solução realmente útil para os seus clientes.
Agora que você já conhece a metodologia Canvas, é hora de saber mais sobre o Design Thinking e como essas duas ferramentas podem ser combinadas para te ajudar a inovar mais. Assista:
Sócio consultor da EUAX, bacharel em Ciências da Computação, mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Possui mais de 16 anos de experiência em projetos de inovação e atua como professor de graduação e pós-graduação da área de inovação.