Canvas: conheça essa metodologia de inovação e sua relação com o Design Thinking

Canvas-conheça-essa-metodologia-de-inovação-e-sua-relação-com-o-Design-Thinking

Última atualização em 20/06/2022

O plano de negócios de uma organização é o pilar que orienta todas as ações da empresa, desde a contratação de colaboradores até o relacionamento com o cliente. Mas, e quando chega a hora de inovar? Será que esse é o instrumento mais adequado? Nós acreditamos que a metodologia Canvas pode ser a melhor solução.

Não sabe do que estamos falando? Então siga com a leitura e conheça mais sobre essa ferramenta de inovação corporativa!

O que é metodologia Canvas?

A metodologia Canvas é uma ferramenta que permite visualizar de forma intuitiva todos os aspectos fundamentais do seu negócio, construindo diferenciais competitivos por meio de brainstormings e ideias compartilhadas.

Canvas - A tela de modelo de negócios
A tela de modelo de negócios.
Fonte: O Analista de Modelo de Negócios

De forma resumida, estes são os aspectos analisados na metodologia canvas:

  • Proposta de valor: trata-se dos benefícios que seu produto ou serviço gera para os consumidores, ou seja, como suas soluções resolvem um problema;
  • Diferenciais: são os diferenciais que sua marca apresenta e que seus concorrentes não oferecem (ou têm menor qualidade);
  • Atividades-chave: são aquelas atividades essenciais para manter o seu core business. Por exemplo: se você tem um e-commerce, é fundamental dispor de processos de logística;
  • Recursos: são os insumos indispensáveis para o funcionamento da sua empresa, como colaboradores, softwares específicos, infraestrutura física, entre outros;
  • Parceiros: são os fornecedores sem os quais sua empresa não pode ficar. No caso de um e-commerce, os fabricantes dos produtos vendidos, por exemplo;
  • Segmentos de clientes: refere-se aos públicos ou nichos de mercado a que sua solução se destina;
  • Canais de marketing: são os pontos de contato entre empresa e clientes, tanto os on-line quanto os off-line (site, loja física, representantes comerciais etc);
  • Custos: são os custos envolvidos no seu negócio, os fixos e variáveis;
  • Fontes de receita: trata-se de onde vem o dinheiro da empresa (dos produtos X, Y e Z, por exemplo).

Reunidas em um único quadro ou dashboard, essas informações permitem que você tenha um panorama geral do empreendimento e com isso trace estratégias mais assertivas para alavancar os negócios.

Como estruturar um Canvas?

O Canvas faz uso de uma estrutura visual para garantir maior compreensão sobre os aspectos do seu negócio. Nesse sentido, utiliza-se do Design Thinking para acelerar o processo de inovação na empresa.

Guia definitivo do Design Thinking tudo que você precisa para agir como um designer de soluções sem erros

Isso quer dizer que, em vez de ficar buscando razões em dados estatísticos, você analisa o mercado, o consumidor e o cenário da sua empresa na prática. Você se coloca no lugar dos seus clientes para compreender como sua empresa pode gerar valor para eles. Em seguida, você confere como estruturar o seu Canvas para começar a análise do seu negócio.

Ao preencher cada quadrante do seu Canvas, você está limitando sua análise somente ao que é essencial para promover a satisfação do seu consumidor. A partir dessa visualização, é possível identificar oportunidades de mercado.

É o caso, por exemplo, de um comércio varejista de rua que identifica a oportunidade de ampliar as vendas e melhor satisfazer os clientes abrindo um e-commerce.

Como implementar?

A relação da metodologia Canvas com o Design Thinking fica ainda mais próxima quando chega o momento de colocar em prática o aprendizado obtido por meio da análise feita. Nenhum produto ou serviço é lançado de vez, como geralmente acontece com um plano de negócios.

É desenvolvido um MVP — Minimum Viable Product (Produto Mínimo Viável) para testar sua aceitação pelo mercado. Assim, é possível economizar algumas centenas de reais em lançamentos improdutivos.

No caso do lançamento de um software de gestão, por exemplo, é desenvolvido um sistema com as funcionalidades básicas, sem muito incremento. A ideia é expor o produto ou serviço para que o público teste e auxilie na construção do produto finalizado. Assim, há mais garantia de que seja uma solução realmente útil para os seus clientes.

Agora que você já conhece a metodologia Canvas, é hora de saber mais sobre o Design Thinking e como essas duas ferramentas podem ser combinadas para te ajudar a inovar mais.  Assista:

cta-design thinking e canvas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson