Última atualização em 20/11/2023
Quer fazer a empresa crescer? Precisa reduzir os custos, melhorar os prazos de entrega e garantir o funcionamento dos processos? Está em busca de novas ideias para que seja possível se destacar e melhor atender as exigências do consumidor? Então saiba que você está no lugar certo, pois aqui nós falaremos sobre os modelos de negócio que prometem mudar o futuro.
Basicamente, as inovações de mercado têm como objetivo oferecer alternativas mais baratas e modernas, não importa qual seja o tipo de negócio. Nesse contexto, podemos destacar o que se chama de “uberização”, termo que ficou conhecido após a explosão do Uber, aplicativo de transporte que mudou a nossa perspectiva quanto à locomoção urbana.
Dito isso, apresentaremos, a seguir, os modelos de negócio que já estão sendo abordados, mas que ainda têm muito a crescer e que, provavelmente, tomarão conta do amanhã. Não perca a leitura. Confira:
Modelos de Negócios que prometem mudar o futuro
Sob demanda
Embora considerada uma abordagem de risco, o modelo “sob demanda” tende a se tornar cada vez mais evidente. Aqui, a ideia consiste em uma entrega de altíssima qualidade, rápida e conveniente às necessidades do cliente.
Quando aplicado de forma correta, pode ser extremamente benéfico. O próprio Uber, que citamos anteriormente, é um exemplo de empresa que usufrui desse modelo. Menos conhecidas estão a TaskRabbit e a Operator.
Assinatura
Um dos principais responsáveis pelo início da transformação digital na área dos negócios, o modelo de assinatura é aquele em que os produtos e/ou serviços são oferecidos por meio de um pagamento mensal.
A Netflix é uma das pioneiras nesse formato, uma ótima referência a ser seguida. Outros são o Kindle Unlimited e o Dollar Shave Club. Definidos previamente, os valores serão de acordo com os diferentes “pacotes” ofertados.
Experiência
Mais um dos modelos de negócio que prometem mudar o futuro é o da “experiência”. As organizações que o adotam geralmente estão inseridas em mercados seriamente competitivos.
Entre elas, estão a Tesla, a Apple e a KLM Royal Dutch Arlines, que procuram oferecer produtos ou serviços únicos, visando, sobretudo, à experiência do consumidor. Para isso, cobram um valor acima do mercado: isso é possível porque o público dessas companhias compreende a diferença entre valor e preço.
Acesso sobre a propriedade
Para muitos, o acesso sobre a propriedade é um dos modelos que mais vai crescer no curto prazo. E não é difícil entender o porquê, já que algumas empresas, como AirBnb, Peerby e ZipCar, estão fazendo muito sucesso.
Também chamado, lá fora, de “everything as a service”, essa aproximação de negócio possibilita que todos os serviços se tornem uma espécie de aluguel.
Nesse caso, a instituição em questão oferece algo de sua propriedade durante um determinado período de tempo. O cliente, por sua vez, classifica-a como um tipo de economia compartilhada.
Por fim, é importante que você compreenda que todos os setores e metodologias de mercado podem ser beneficiados por esses modelos de negócio. Isso é certo!
Esperamos que você tenha gostado deste artigo. Se sim, não deixe de conferir as 5 dicas essenciais para quem quer reinventar o modelo de negócio. Vamos lá!
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Sócio consultor da EUAX, bacharel em Ciências da Computação, mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Possui mais de 16 anos de experiência em projetos de inovação e atua como professor de graduação e pós-graduação da área de inovação.