A importância do planejamento estratégico de TI

planejamento estrategico de ti

O fato de boa parte da humanidade estar conectada ao ambiente digital alterou a maneira como as empresas fazem negócios e interagem no mercado. E, para conseguir acompanhar as mudanças trazidas pela tecnologia, é essencial construir um bom planejamento estratégico de TI.

Mas, o que realmente significa tornar a área de tecnologia da informação estratégica para o negócio? E como o planejamento pode ajudar nisso?

Continue lendo e vamos aprender juntos!

Para que serve o planejamento estratégico de TI

É por meio do planejamento que a estratégia de TI vai ser estruturada, organizada e sistematizada. Para isso, é preciso realizar um estudo do ambiente interno e externo da organização, além de definir o seu posicionamento no mercado.

Durante a análise e compreensão da situação atual da TI, é comum que muitos gerentes de TI tenham dúvidas sobre qual caminho devem seguir: continuar sendo apenas um prestador de serviços de baixo custo ou encarar o trabalho mais árduo de tornar a TI estratégica?

Nós acreditamos que a segunda opção é a melhor, e vamos te mostrar o porquê!

O que significa tornar a TI estratégica

Tradicionalmente, a TI assumiu um papel de centro de custos nas organizações, pois apenas busca atender o que as áreas de negócio pedem, sem se preocupar se traz resultados ou não.

Conforme uma pesquisa realizada em 2014 pela Deloitte, 55% do orçamento dos CIO é utilizado para a manutenção dos serviços essenciais de TI, enquanto apenas 22% é voltado para o crescimento dos negócios.

O líder da TI deve ser reconhecido como uma pessoa que conhece o negócio da empresa e consegue trazer as inovações tecnológicas adequadas.

Tornar a TI estratégica, portanto, é fazer com que ela caminhe junto com a organização, por meio de uma atuação proativa, que desenvolva projetos que transformem o negócio e, acima de tudo, entreguem valor para o cliente final!

Entregando valor para o cliente através da TI

Graças ao aumento na disponibilidade de informações, hoje é possível entender com mais facilidade os desejos e as necessidades dos consumidores. Assim, as empresas conseguem se aproximar mais do cliente por meio de uma estratégia conduzida pelo valor e pelos dados.

Agora você já sabe que o planejamento estratégico de TI é essencial para garantir que a tecnologia da informação está sendo usada a favor do seu negócio e criando valor para os seus clientes!

Deseja se aprofundar mais no assunto? Assista ao nosso webinar gratuito sobre TI estratégica, ministrada pelo especialista Rafael Correa.

planejamento estrategico de ti

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos abertos e In Company