Saiba como incentivar o intraempreendedorismo em sua empresa

Saiba-como-incentivar-o-intraempreendedorismo-em-sua-empresa

Última atualização em 18/10/2021

O mercado de trabalho segue as constantes mudanças sociais e tecnológicas que acontecem ao seu redor. Nesse sentido, cada vez mais as empresas necessitam de profissionais com capacidade de adaptação, qualificados para atuar em várias frentes e que superem as expectativas. Daí nasceu o intraempreendedorismo, termo designado para pessoas que trabalham além das suas funções, buscando inovar e colocar as suas ideias em prática.

O intraempreendedor tem características que o assemelham ao empreendedor, mas não é alguém que deseja comandar a empresa. Portanto, trata-se de um profissional que não tem a sua própria empresa, mas que age como se fosse dono do negócio.

Neste post, você vai conferir quais são as vantagens e como estimular o intraempreendedorimo na sua organização. Acompanhe o texto!

Quais são os benefícios do intraempreendedorismo

Estimular o desenvolvimento desse perfil é essencial para que os líderes contem com uma equipe engajada e disposta a contribuir para a inovação contínua da organização. Os benefícios são:

  • Propicia a criação de diferenciais de mercado e inovação no centro da empresa, dispensando a necessidade de buscar talentos com essas habilidades na concorrência;
  • Promove o desenvolvimento dos profissionais, de modo que adquiram e aperfeiçoem as suas capacidades relacionadas ao empreendedorismo;
  • Funciona como uma ferramenta para alavancar o crescimento e competitividade do negócio em um período curto de tempo;
  • O colaborador trabalha focado em se responsabilizar, criar e implantar novos serviços, produtos e processos;
  • Proporciona o alcance de resultados mais assertivos, eleva a produtividade, além de possibilitar que os funcionários se destaquem e atinjam a sua satisfação profissional.

Como incentivar o intraempreendedorismo

Para estimular o intraempreendedorismo, é preciso estabelecer práticas que despertem em seus colaboradores os sentimentos de pertencimento e valorização, de modo que eles se sintam parte das conquistas coletivas. Você pode disseminar essa cultura a partir de algumas ações simples.

1. Oriente a sua equipe

Garantir um ambiente democrático e com liberdade é imprescindível para que os funcionários criativos inovem. Porém esse aspecto exige equilíbrio. Afinal, a liberdade total pode dificultar o foco em um projeto, enquanto que a limitação dela diminui as suas opções de inovação e pode fazer com que eles produzam mais do mesmo.

Identifique em sua equipe quais são os profissionais que apresentam o perfil ideal para espalhar a cultura intraempreendedora e denomine-os como ‘’capitães’’ do empreendedorismo. Faça reuniões com essas pessoas para orientá-las sobre os objetivos da empresa.

No entanto, tenha cautela para não desmerecer o restante do seu time. Lembre-se que um grupo unido é fundamental para conquistar as suas metas.

2. Defina os objetivos

Para dar um ponto de partida aos seus funcionários, determine o que você almeja alcançar por meio do projeto de intraempreendedorismo. Exemplo: renovar as unidades de negócios existentes ou desenvolver um produto novo.

Para facilitar a aceitação desse conceito por parte dos executivos mais conservadores, você pode estabelecer metas de desempenho que possam ser atingidas rapidamente e as torne desafiadoras progressivamente. Com isso, acrescenta-se credibilidade ao projeto.

O ideal é determinar metas de crescimento audaciosas e relevantes, que sejam capazes de promover melhorias e inovações contínuas na organização.

3. Delegue tarefas

Trabalhar com um líder centralizador pode matar o espírito empreendedor de qualquer colaborador. Sendo assim, crie o hábito de delegar as tarefas.

Mantenha-se no papel de mentor da sua equipe, mas dê espaço para que os funcionários possam gerar ideias e assumir responsabilidades. Esse processo é essencial para aumentar a autoconfiança do seu time, de maneira que eles se sintam à vontade para inovar cada vez mais.

4. Utilize os projetos desenvolvidos para evolução do serviço da empresa

O reconhecimento é um fator importantíssimo para que os colaboradores abracem as metas da empresa e queiram criar novas propostas de serviços, produtos ou processos. Portanto, dê destaque para as ideias apresentadas por eles e que tiveram continuidade, mostrando as suas etapas de implantação.

Ao utilizar os projetos desenvolvidos pela equipe, você evidencia que ela não está trabalhando em vão, que as suas ideias realmente são úteis e estão contribuindo significativamente para com o crescimento do negócio.

Construir um ambiente empresarial favorável ao intraempreendedorismo é a chave para melhorar o desempenho da sua equipe e, consequentemente, ampliar os resultados positivos do seu negócio. Aprenda a criar uma cultura de inovação na sua organização assistindo ao nosso webinar gratuito.

CTA-Como-criar-uma-cultura-de-inovação-na-organização

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson