Trocar ou manter o ERP: como tomar a decisão correta?

Trocar-ou-manter-o-ERP-como-tomar-a-decisão-correta

Última atualização em 22/08/2023

A vida de CIO não é fácil: cada nova demanda representa mais um desafio, seja ela vinda dos usuários, fornecedores ou até mesmo da própria equipe de Tecnologia da Informação. Entre os assuntos campeões em dar dor de cabeça aos gerentes de TI está o ERP!

De acordo com a Revista Computerworld, a aderência de sistemas de ERP em muitas organizações chega a apenas 35%. Em outras palavras, a maioria das empresas atualmente possui um sistema de gestão empresarial que não dá conta de atender seus processos.

Mas, como saber se esse é o caso da sua empresa? Neste post, nós vamos te ajudar a identificar os principais sinais que mostram se um ERP é compatível ou não com uma organização. Vamos começar!

Características de um sistema de gestão empresarial incompatível:

  • Mesmo com alto custo de manutenção, o ERP utiliza uma tecnologia defasada, resultando na insatisfação dos usuários.
  • O ERP muitas vezes mais atrapalha do que ajuda: por não produzir informações confiáveis, acaba gerando retrabalho.
  • Apesar das incontáveis customizações, boa parte da gestão ainda é feita via Excel.
  • O ERP causa perdas financeiras, impactos no cliente e riscos ao negócio.

Se identificou com alguma das situações descritas acima? É melhor ficar atento, pois ter um ERP aderente é o básico para ser competitivo no mercado!

A importância da avaliação de ERP

Reconhecer a possibilidade do seu ERP estar errado é o primeiro passo em direção à mudança. Neste cenário, é possível pensar em três estratégias:

  1. Manter o seu ERP, do jeitinho que ele está
  2. Manter o seu ERP, aumentando a aderência
  3. Trocar de ERP definitivamente

Decidir qual estratégia adotar é uma tarefa bastante complexa, que precisa ser embasada em análises profundas. Por isso, fazer uma avaliação de ERP é tão importante: ela facilita a tomada de decisão e gera informações preciosas para garantir a assertividade, além de proporcionar outras vantagens para a empresa.

Benefícios da avaliação de ERP para o negócio

Muito mais do que te ajudar a decidir se troca ou mantém seu sistema de gestão, a avaliação de aderência promove a valorização da TI, dá visibilidade para as áreas mais críticas da organização e mitiga riscos ao negócio. Também é o primeiro passo para melhorar os processos.

Em vez de ser mais uma dor de cabeça, é possível utilizar o ERP para transformar o negócio e mostrar como a área de Tecnologia da Informação cria valor para a empresa. Assista ao webinar gratuito “Como saber se está na hora de trocar de ERP”, ministrado pelo especialista Charles Prada, e comece a fazer a diferença hoje mesmo!

CTA-Como-saber-se-está-na-hora-de-trocar-de-ERP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson