Integração de sistemas: o que é, benefícios e a importância da gestão de TI

Última atualização em 27/03/2023

A Integração de sistemas é uma das ferramentas que surgiram para auxiliar os negócios em meio a um mercado tecnológico constantemente atualizado.

Isto é, vivendo em um período de transformação digital, as organizações precisam cada vez mais investir em tecnologia da informação para acompanhar as mudanças de mercado.

E é claro, para que a tecnologia de uma organização funcione como vantagem competitiva, a TI precisa se aproximar de todas as áreas do negócio e estar inserida nas discussões e estratégias.

Quer saber tudo sobre integração de sistemas e qual o papel da TI na sua implantação? Veja a seguir:

O que é integração de sistemas?

A Integração de sistemas é uma solução tecnológica que unifica os sistemas e ferramentas que uma organização já utiliza em um único ambiente digital.

Dessa forma, todos os dados utilizados entre os diferentes setores do negócio tornam-se mais acessíveis, integrados e ágeis, sendo encaminhados entre os sistemas de forma automatizada.

Exemplificando, a integração de sistema permite que dados coletados e inseridos pelo setor de vendas seja acessado pelo setor de marketing. Mas, é claro, é uma logística que pode funcionar em qualquer setor do negócio, de acordo com o propósito da organização.

Ainda, seja qual for o tipo ou tamanho da empresa, a integração de sistemas serve para:

  • Aumentar a performance do negócio;
  • Trazer consistência e centralização para a base de dados;
  • Reduzir a quantidade de retrabalhos;
  • Diminuir o tempo utilizado para organização de dados;
  • Melhorar a experiência dos funcionários e clientes;
  • Conseguir utilizar melhor os produtos e tecnologias;
  • Auxiliar e facilitar a adaptação à transformação digital;

Quer entender um pouco melhor o papel da TI na integração de sistemas em relação à transformação digital? Confira o vídeo abaixo:

Acesse o webinar completo de forma gratuita por aqui: “TI estratégica para promover mudanças”.

E agora, está se perguntando de que maneira trazer a integração para a sua empresa? No tópico abaixo iremos abordar os diferentes tipos de sistemas de integração existentes. Veja só:

Quais os tipos de integração de sistemas?

Existem 3 principais tipos de integração de sistemas:

APIs

API é a sigla para application programming interface (ou interface de programação de aplicações) e consiste em um tipo de integração que utiliza padrões de programação para criar uma interface inteligente, na qual os sistemas podem interagir.

Trata-se de uma opção moderna, rápida e segura, que funciona como uma ponte, conectando as aplicações envolvidas. Isso facilita, principalmente, a troca de dados e processo de busca entre as ferramentas e sistemas.

Banco de dados

Um banco de dados pode armazenar desde uma estrutura simples de dados, somente com nomes e cargos, por exemplo, até estruturas mais complexas, com centenas de informações.

Portanto, esse tipo de integração reúne e conecta diretamente os bancos de dados, através de gatilhos, por exemplo.

Nele, os usuários devem poder criar, gerenciar, atualizar ou mesmo excluir os dados utilizados. Ou seja, a organização utiliza desse integrador de sistemas como um facilitador para a extração, gerenciamento e compartilhamento de informações.

Troca de dados eletrônicos

A troca de dados eletrônicos é um integrador de sistemas que utiliza um padrão de comunicação para que os usuários possam gerar e compartilhar arquivos vindo de diferentes sistemas.

Com essa tradução de dados, a troca de informações é facilmente compreendida, tornando os processos mais ágeis e com menos necessidade do envolvimento dos profissionais, além de outras vantagens, como:

  • Redução de tempo e esforços;
  • Maior agilidade em processos;
  • Atendimento diferenciado;
  • Diminuição de falhas e gastos;
  • Alto nível de performance;

Seja qual for o tipo escolhido, a integração de sistemas pode proporcionar diversos benefícios para a empresa que a utiliza. Falaremos sobre eles a seguir, acompanhe a leitura!

5 Benefícios da integração de sistemas

Otimização de processos

A integração de sistema possibilita a otimização de processos, porque trabalha com a rapidez e eficiência da tecnologia.

Assim, os profissionais de diferentes setores também otimizam suas rotinas e processos, já que trabalham de maneira colaborativa, por conta da integração das equipes e dos dados de todos os setores do negócio.

Redução de custos

Sistemas conectados, com informações que circulam de maneira integrada, automatizada e ágil permitem que a organização tenha um controle muito maior sobre os dados utilizados.

Dessa forma, o processo de decisão é facilitando, fazendo com que as despesas e os gargalos operacionais sejam mais facilmente identificados e reduzidos.

Melhora do desempenho

Assim como a integração de sistemas auxilia na redução de custos, e na otimização de processos, o maior controle sobre os dados faz com que as operações sejam realizadas de forma mais certeira.

Afinal, como tudo que é medido pode ser gerenciado, o controle de dados pode ser feito com o auxilio de indicadores, que avaliam o desempenho das entregas, incentivando a melhoria contínua.

Diminuir a quantidade de erros e retrabalhos

Um sistema de integração contribui para que ocorram menos erros e retrabalhos. Isso, porque Negócios que trabalham com dados integrados conseguem eliminar falhas, informações duplicadas ou conflitantes de maneira simples.

No entanto, vale ressaltar que para que a integração funcione perfeitamente, é necessário trabalhar com um projeto bem elaborado e testado.

Maior integração da empresa

Setores que compartilham dados, se entendem melhor! Explicando de maneira simples: é como se todos falassem a mesma língua, sem termos ou especificidades compreendidos somente por um determinado setor.

E é claro, uma comunicação eficiente sobre as operações, ou sobre o alinhamento estratégico do negócio, garante que a organização trabalhe de maneira integrada e coerente.

Menos trabalhos manuais

Uma das principais características da integração de sistemas é a automatização. Logo, percebemos que os trabalhos manuais envolvendo compartilhamento de informações serão significativamente reduzidos.

Esse aspecto também contribui para a otimização do tempo dos profissionais envolvidos nos processos.

Agora que já sabemos bem o que é a integração de sistemas e quais os seus benfícios, podemos partir para a prática.

Já sabe como realizar a integração de sistemas? Confira nosso passo a passo:

6 passos para realizar a integração de sistemas na sua empresa

1. Transformação de Processos

Antes de integrar qualquer sistema é necessário ter processos melhorados, com fluxos de processos e informações atualizados. Para isso, realiza-se a transformação de processos.

Com essas informações, verifica-se a necessidade de integração de sistemas, como devem operar e qual será o propósito.

2. Definir sistemas que serão integrados

O primeiro passo para realizar a integração de sistemas é definir quais sistemas serão integrados. Para isso, é preciso estudar a documentação dos sistemas e compreender quais objetivos a organização busca a partir da integração.

Além disso, neste momento também definimos qual tipo de integração será realizada (API, Bando de dados ou Troca de dados eletrônicos) e quais os campos de informação que devem ser integrados.

3. Estabelecer as regras de integração

Assim que os sistemas a serem integrados forem definidos, é preciso estabelecer as regras da integração, ou seja:

  • Se a integração deverá ocorrer a partir de um gatilho;
  • Se a integração ocorrerá depois de completar certa operação;
  • Se a integração ocorrerá periodicamente e qual o período.

4. Codificar a integração

Com as informações necessárias estabelecidas, podemos partir para a codificação da integração.

Este é o momento em que os profissionais de TI programam as pontes entre os sistemas e ferramentas conforme as regras definidas anteriormente.

5. Validar informações e testar a integração

Agora que temos um sistema de integração em mãos, precisamos verificar se ele funciona. Para isso, vamos realizar testes e verificar se os dados estão sendo tratados corretamente.

Após isso, é preciso verificar o que deu certo e o que não deu certo, e fazer as alterações necessárias para uma boa integração de sistemas.

6. Capacitar a equipe

Para garantir que a integração de sistemas funciona de forma plena, a equipe envolvida deve ser capacitada e bem-informada sobre como a integração deve funcionar.

Os treinamentos de capacitação para trabalhar com integração de sistemas possibilitam que a equipe entenda o propósito de utilizar um sistema de integração, esclareça todas as dúvidas e se mantenha engajada, com boa comunicação.

No entanto, mais do que habilidades técnicas, a integração de sistemas exige habilidades estratégicas, princialmente por parte da TI, nesse caso. Alguns exemplos são a gestão e a governança de TI!

Mas você sabe qual o papel dessas habilidades para a integração de sistemas? Leia a seguir:

Qual o papel da gestão de TI na integração de sistemas?

Em primeiro lugar, o modelo digital precisa ser repensado nas empresas para gerar vantagem competitiva, isto é, transformar os dados gerados em ganhos para a empresa.

Por isso, uma nova TI precisa aproximar todas as áreas do negócio e estar inserida nas discussões e estratégias, como é explicado no vídeo abaixo:

Enfim, a governança de TI é essencial para garantir que a área de TI realmente entregue benefícios para a organização.

Ela funciona como um mecanismo de controle que visa estabelecer normas, políticas e diretrizes para assegurar que a TI esteja fazendo o que é realmente necessário para gerar vantagem competitiva por meio da tecnologia!

Quer aprender a utilizar a governança de TI para gerar valor ao negócio através da tecnologia?

Clique no banner abaixo e tenha acesso gratuito ao e-book “Governança de TI: Descubra TUDO o que você precisa saber para implantar a Governança de TI”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson