Metodologia de projetos: o que é e como escolher a ideal?

metodologia de projetos

Última atualização em 25/08/2023

Os desafios da gestão de projetos começam cedo, logo é necessário escolher a metodologia de projetos mais adequada ao trabalho que precisa ser feito. 

Porém, entre tantos processos, documentos e prazos, pode ser complicado saber quais práticas são mais efetivas, certo?

Por isso, neste post, vamos falar sobre metodologias de gerenciamento de projeto e seus principais conceitos, além de apresentar dicas valiosas para o sucesso do seu negócio!

Vamos lá?

O que é uma metodologia de projeto?

Uma metodologia de projeto é um conjunto de abordagens, processos, técnicas e ferramentas que são utilizados para planejar, desenvolver e gerenciar projetos de maneira eficaz.

Ela fornece uma estrutura para orientar as atividades desde o início do projeto até a sua conclusão, com o objetivo de alcançar os objetivos estabelecidos dentro das restrições de recursos, prazos e requisitos.

A escolha da metodologia de projeto adequada depende do tipo de projeto, das necessidades da equipe e da organização, das restrições de tempo, e de outros fatores relevantes.

Qual a importância da metodologia de projetos?

Uma metodologia é importante para a gestão de projetos de qualquer empresa, mas principalmente para aquelas que executam projetos complexos ou vários projetos simultâneos.

Isso porque, ela desempenha um papel crucial no sucesso e na eficiência dos projetos, oferecendo uma estrutura organizada e orientação para todas as fases do projeto, desde o planejamento até a conclusão.

Veja algumas das razões pelas quais a metodologia de projeto é importante:

No geral, a metodologia de projeto oferece uma estrutura que ajuda a equipe a navegar pelos desafios do projeto de forma mais organizada, orientada e eficaz, maximizando as chances de sucesso e alcançando os objetivos estabelecidos.

Os tipos de metodologia de projeto

Tradicional

As metodologias tradicionais (ou preditivas) são aplicadas de forma que todo o planejamento do projeto seja feito antes de sua execução.

Desse modo, todas as características relevantes do projeto, como cronograma, escopo, orçamento e materiais são definidos com antecedência. Isso acaba diminuindo a tolerância a mudanças no projeto.

Esse tipo de metodologia é mais usado por empresas que já possuem experiência com projetos e conhecem as práticas que melhor se encaixam a seu modelo de trabalho. Com essa expertise em projetos, essas organizações têm menos necessidades de fazer mudanças no planejamento. É claro que essa decisão também depende da disponibilidade de informações sobre o projeto, como abordaremos mais adiante.

Ágil

Uma metodologia ágil, ao contrário das tradicionais, é adaptável ao rumo que o projeto toma durante a execução. O planejamento é feito de forma iterativa, ou seja, as características são definidas de acordo com as entregas.

Se uma etapa do projeto acaba levando mais tempo para ser finalizada, por exemplo, o cronograma se adapta a esse imprevisto. Por isso, a tolerância a mudanças é muito maior.

Por ser mais flexível, a metodologia ágil é mais usada por startups e organizações, que não são tão familiarizadas com a gestão de projetos clássica. Assim, têm mais liberdade para fazer mudanças no planejamento e se adequar às mudanças rapidamente.

Além disso, a ágil é útil também para empresas que inovam constantemente, o que exige metodologias mais adaptáveis.

Híbrida

Uma metodologia híbrida, como o próprio nome sugere, é composta por um mix de conceitos tradicionais e ágeis. Assim, a empresa pode escolher quais práticas são mais adequadas para atingir seus objetivos e metas atuais, criando uma gestão de projetos “personalizada”.

Uma organização pode querer organizar o esforço das equipes em sprints, por exemplo, mas optar pela utilização de um escopo bem detalhado para obter a aprovação do cliente.

Assim, essa metodologia surge para empresas que já tem conhecimento extenso sobre projetos, porém que buscam inovação e atualização de suas práticas constantemente. Com uma metodologia híbrida é possível reunir o melhor dos dois mundos!

Tendo em mente os três diferentes tipos de metodologias, podemos apresentar as principais metodologias de gerenciamento de projetos.

Confira!

9 metodologias de projeto mais conhecidas

Sejam ágeis ou tradicionais, existem muitas metodologias de projetos no mercado, cada uma focada em um ou mais aspectos da gestão de projetos. Entre as mais conhecidas estão:

1. Cascata

Por ser muito sistemática e detalhada, é comum confundir a metodologia cascata com a categoria tradicional. Ela normalmente é usada quando todos os detalhes do projeto, como requisitos, prazos e recursos, estão bem definidos.

A cascata tem esse nome por ser sequencial, ou seja, uma etapa do projeto só é iniciada quando a anterior está concluída. Observe:

Como a maioria das metodologias tradicionais, o planejamento da cascata é feito antes do início da execução do projeto e todas as etapas são reunidas e aprovadas uma única vez.

2. PRINCE2

A PRINCE2 é uma metodologia inglesa originalmente criada para projetos da área de TI, porém atualmente é usada por diversos setores. Ela se baseia em 7 princípios, 7 temas e 7 processos:

Esses 21 conceitos fazem parte das melhores práticas da gestão de projetos e, apesar de ser uma metodologia tradicional, a PRINCE2 é flexível e pode ser usada em conjunto com outras estratégias, inclusive metodologias ágeis.

3. Scrum

Scrum é a metodologia ágil mais conhecida atualmente, originalmente criada para empresas de software. Nesse framework, a execução do projeto é dividida em sprints, pequenos ciclos de trabalho que geram entregas que compõem o produto final.

O planejamento do escopo do projeto é feito a cada sprint, de forma iterativa. Assim, é muito mais simples implementar mudanças na execução.

Apesar de ser considerada imprevisível por alguns, a metodologia scrum ajuda a criar uma solução que atende melhor às necessidades do cliente, além de aumentar a produtividade das equipes.

4. eXtreme Programming (XP)

A XP é uma metodologia muito semelhante ao Scrum, mais focada na simplicidade e produtividade. As sprints normalmente são mais curtas e testes e revisões são feitos constantemente, para garantir a qualidade do produto final.

Assim, essa metodologia consiste, basicamente, em levar todas as práticas consideradas benéficas para a gestão ágil ao extremo.

Ao contrário do que muitos pensam, a XP funciona muito bem para projetos complexos. Isso porque, graças aos ciclos de trabalho curtos e a alta tolerância a mudanças, é fácil prever, evitar e contornar riscos que podem comprometer todo o projeto.

5. Lean

Lean se traduz do inglês para “enxuto”. Bem como o nome sugere, a intenção desta metodologia é justamente tornar os processos mais simples. Isso, por meio de profissionais qualificados e trabalho inteligente, visando utilizar menos recursos para entregar um produto melhor.

Para isso, o Lean segue alguns princípios, como:

  • Minimizar o desperdício de recursos;
  • Maximizar a qualidade;
  • Investir na qualificação de profissionais;
  • Entregas rápidas;
  • Boa comunicação.

O que pode facilitar a adaptação a esta metodologia é utilizar uma ferramenta de kanban para administrar o andamento dos projetos.

6. PERT

PERT, ou Project Evaluation Review Technique, quer dizer Técnica de Revisão de Avaliação de Projetos. Dessa forma, a metodologia utiliza uma técnica de revisão para avaliar o tempo de cada tarefa de um projeto.

Aqui a intenção é reduzir ao máximo o tempo de cada etapa, já que a metodologia busca controlar o prazo e o orçamento de um projeto.

7. Método do caminho crítico (CPM)

Da sigla de Critical Path Method, a metodologia de CPM tem como intuito identificar as tarefas mais importantes (ou melhor, mais críticas) de um projeto, garantindo o gerenciamento do caminho a ser traçado e garantindo os prazos de entrega.

O CPM analisa e identifica o caminho mais longo e o caminho mais curto para a entrega de uma tarefa. Desse modo, viabiliza entregas mais rápidas das demandas mais importantes.

Essa metodologia é ideal para projetos ou equipes pequenos ou médios, principalmente.

8. ZOPP

Ziel-Orientierte Projekt Planung é o termo alemão para Planejamento de Projetos Orientado por Objetivos e consiste na metodologia que busca orientar os projetos seguindo objetivos específicos.

Para isso, reúne diversos profissionais em busca de somar perspectivas. Assim, os diferentes olhares sobre o projeto contribuem para a solução de problemáticas e sucesso dos objetivos.

9. Project Model Canvas

Com o Project Model Canvas, as planilhas e tecnologias mirabolantes são deixadas de lado! Essa metodologia trabalha com uma folha A4 e post-its para focar nas questões mais importantes de um projeto. São elas:

  • Por quê?
  • O quê?
  • Quem?
  • Como?
  • Quanto?
  • Quando?

A ideia é que cada pergunta seja respondida em um post-it, completando a folha com as ideias fundamentais por trás do projeto.

E agora chegamos ao ponto crucial deste texto: como escolher a metodologia de projetos ideal para sua empresa?

Como escolher uma metodologia de projetos?

Para escolher a melhor metodologia para seu projeto, é importante observar critérios como:

Conhecimento sobre o projeto

O quanto as pessoas envolvidas sabem sobre o projeto é um critério muito importante ao escolher a metodologia de projetos. Isso porque o nível de conhecimento das equipes afeta diretamente a necessidade de mudanças ao longo da execução.

O diagrama de Stacey nos ajuda a entender melhor essa relação:

A partir do entendimento dos requisitos necessários e do domínio das tecnologias usadas para a execução do projeto, é possível determinar o conhecimento das pessoas sobre o projeto. Esse conhecimento pode ser dividido em quatro estágios:

  • Anarquia: nada se sabe sobre o projeto. Nesse estágio, as equipes não sabem nem como começar;
  • Complexo: o conhecimento é maior do que na anarquia, mas a vulnerabilidade do projeto a riscos ainda é grande. É o estágio perfeito para metodologias ágeis;
  • Complicado: há conhecimento suficiente sobre o projeto. Nesse estágio, metodologias tradicionais são ideais;
  • Simples: as equipes já estão familiarizadas com o projeto e sabem exatamente o que deve ser feito e como.

Atenção aos riscos

Projetos complexos normalmente estão associados a uma maior exposição aos riscos. Nesses casos, uma metodologia tradicional traz mais segurança aos stakeholders, já que os riscos são listados no escopo antes mesmo do início do projeto, junto de medidas preventivas.

Agora, quando o projeto está exposto a menos riscos ou a equipe precisa focar em outros elementos, como agilidade por exemplo, a metodologia scrum pode ser mais benéfica.

Por meio dela é possível completar etapas mais rapidamente, além de contornar eventuais riscos de forma mais simples.

Complexidade do projeto

Como você já deve ter percebido, a complexidade do projeto é um fator importante a se considerar ao escolher uma metodologia.

Isso porque, na maior parte das vezes, um projeto complexo exige mais esforço dos envolvidos, mais recursos e, principalmente, maior detalhamento do escopo.

Já projetos simples são executados de forma mais fluída e acabam não exigindo tanto planejamento.

Assim, uma metodologia tradicional acaba sendo mais benéfica para projetos complexos. No entanto, a empresa pode optar, caso obtenha o conhecimento necessário, por criar uma metodologia híbrida que inclui práticas ágeis e prioriza a flexibilidade sem deixar de lado o controle.

O Euax Acelera, por exemplo, é um framework híbrido desenvolvido pela Euax Consulting que combina boas práticas de mercado com anos de experiência dos nossos consultores. O Euax Acelera é baseado nos princípios do design thinking e busca promover a cocriação através de ferramentas visuais.

Agora que você possui todas as informações necessárias para escolher sua metodologia de projetos, o próximo passo é começar a planejar sua implantação.

Para te ajudar nessa etapa, separamos um webinar com práticas e dicas de como ter sucesso na implantação de práticas de Gestão de Projetos na sua empresa!

Não perca tempo e continue aprendendo. Clique no banner abaixo e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson