Assessment de TI: entenda a importância dessa prática para o seu setor de TI

Assessment TI

Última atualização em 07/11/2022


Você costuma fazer exames de rotina? Criança ou adulto, de tempos em tempos é necessário fazer um check-up da saúde para checarmos se estamos bem, não é mesmo? A razão disso é que possamos detectar possíveis doenças e agir com antecedência.

Essa mesma ideia serve para o ambiente de TI: de vez em quando é preciso fazer uma avaliação e agir para manter o setor funcionando. Essa avaliação é conhecida como assessment de TI.

Você já conhece essa prática? Vamos falar mais sobre isso no próximo tópico, e mostrar a importância para a área de TI. Continue lendo!

O que é assessment de TI?

Assessment de TI é um diagnóstico de toda a estrutura da área de TI. É uma análise do cenário atual da TI, em diversos aspectos, e busca fornecer informação relevante para que os gestores possam tomar decisões estratégicas que tragam mais eficiência para o setor e para a empresa.

Nesse diagnóstico, é apontado os pontos fortes e fracos da TI, os aspectos que precisam de melhoria, e é definido quais mudanças são mais relevantes para o setor e precisam ser priorizadas.

Nesse sentido, o assessment de TI pode incluir avaliação de questões como segurança da informação, estrutura de sistemas de informação, telecom, gestão da tecnologia, gestão de riscos para o negócio, avaliação do time da TI, estratégia da TI, performance, eficiência operacional, gestão da capacidade, gestão de demandas e etc.

Um assessment de TI bem-feito geralmente ajuda a responder algumas questões cruciais para a área de TI da organização. Perguntas como:

  • Qual o nível de maturidade da TI?
  • Como a TI oferece suporte à estratégia do negócio e aos objetivos da empresa?
  • Quão eficaz é a segurança da informação na TI?
  • Como funcionam os gastos da TI?
  • Que melhorias precisam ser feitas para a TI se tornar uma área estratégica no negócio?

A partir do diagnóstico da TI, é possível traçar um plano de melhorias estratégicas e manter a TI com uma alta performance.

Planejamento estratégico de TI

Mas afinal, qual seria o melhor momento para fazer um assessment na TI? Fácil, a qualquer momento.

Quando fazer um assessment de TI?

Dissemos que um assessment de TI se compara com check-up de saúde, né? Bem, ao contrário dos check-ups que fazemos apenas quando achamos que tem algo errado com nosso corpo, o diagnóstico da TI pode ser feito a qualquer momento.

É possível fazer assessment para projetar melhorias em um cenário que já está bom, quando o negócio cresceu e a TI precisa acompanhar esse crescimento, quando o setor está com performance abaixo do desejado, etc.

Sempre haverá lago a ser melhorado, e só se consegue chegar no objetivo desejado se você primeiro entender onde está agora. O diagnóstico de TI serve justamente para isso!

Se você ainda não está convencido, aqui vão alguns benefícios de um assessment na TI:

Benefícios de fazer um assessment de TI

Alta performance

Um assessment de TI contribui para que os gestores entendam quais fatores impedem a TI de ter alta performance e possam trabalhar nisso de maneira mais focada e certeira.

E-book Meça a TI

Melhor planejamento

Uma vez que a TI tem um diagnóstico, fica mais fácil traçar planos para melhorar os aspectos que não estão performando bem e alcançar os objetivos estratégicos do setor e da organização.

Relevância no negócio

A partir da avaliação da área de TI, é possível analisar como o setor tem atuado em suporte dos processos gerais da organização e ter insights de como pode se tornar um setor estratégico para o negócio.

Redução de custos

A longo prazo, um assessment de TI traz redução de custos na sua TI, porque, a partir do conhecimento da situação do setor, é possível fazer transformações nos processos e reduzir gastos desnecessários com retrabalho, manutenção de processos ineficientes e demais prejuízos.

ebook estruturação do trabalho da TI

Como fazer assessment de TI?

A melhor forma de fazer um assessment de TI é por meio de consultoria especializada. Ter uma empresa que irá se ocupar exclusivamente de analisar o cenário da TI e mostrar uma gama de possibilidades de avanços e melhorias garante a qualidade da avaliação.

Para garantir que você está contratando a consultoria certa para fazer assessment na sua TI, você pode analisar a metodologia de diagnóstico de TI da empresa e como se dá o processo de assessment.

A Euax Consulting possui a metodologia e a expertise em TI necessárias para te ajudar nesse diagnóstico!

Com diversas certificações e anos de experiência, nossos consultores estão prontos para fazer o diagnóstico completo da sua TI e apontar os principais aspectos de melhoria, para que você consiga torná-la uma área muito mais eficiente e estratégica!

Entre em contato conosco e vamos juntos resolver problemas complexos de forma visual e colaborativa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson