Case Intelbras: Redução do lead time e do FTE com a padronização dos processos

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Com os depoimentos positivos a gente acabou optando pela Euax, por esse parceiro que nos auxiliou tanto na construção de como seria o processo como também na execução do mapeamento e revisão desse processo.

Ivana Guedert, analista de sistemas de gestão integrada

Sobre a empresa

Há mais de quarenta anos, a Intelbras desenvolve soluções completas e integradas nos setores de segurança, telecom e redes, sempre antenada às tendências e novas tecnologias. Atualmente, possui cinco unidades em três estados brasileiros, além de dois escritórios internacionais. Também exporta para mais de vinte países e é líder em centrais telefônicas.

Desafio do negócio

A complexidade do processo de desenvolvimento de produtos da Intelbras, do qual muitas pessoas e áreas de negócio participam, levou a empresa a buscar formas de otimizá-lo. Era preciso eliminar burocracias desnecessárias e investir em automações de processos para proporcionar agilidade ao negócio. Dessa forma, a Intelbras buscava garantir a satisfação de seus clientes, entregando melhores produtos, além de aperfeiçoar a gestão interna.

Solução

Conquistar os benefícios pretendidos pela organização exigia um grande esforço de mapeamento, revisão e transformação do processo. Por isso, a Intelbras optou por contratar uma consultoria especializada em gestão de processos para dar o suporte necessário na condução da iniciativa.

Após um cuidadoso trabalho de benchmarking, a Intelbras escolheu a Euax Consulting para apoiá-la no projeto. “Com os depoimentos positivos a gente acabou optando pela Euax, por esse parceiro que nos auxiliou tanto na construção de como seria o processo como também na execução do mapeamento e revisão desse processo”, comenta Ivana Guedert, analista de sistemas de gestão integrada.





Resultados



O projeto durou cerca de seis meses, envolveu mais ou menos cinquenta pessoas e analisou o processo ponta a ponta de desenvolvimento de produto. No AS-IS, foi feito o mapeamento do processo e no TO-BE a transformação, a fim de gerar mudanças para melhorar o seu desempenho.

Do começo ao fim o projeto foi colaborativo e envolveu diversas pessoas na sua construção. “Elas [as pessoas] só enxergavam a caixinha delas, não sabiam o que acontecia antes nem o que vinha depois para que, então, a gente tivesse um produto lançado”, destaca Ivana. “Isso eu acredito que vai facilitar pra gente agora na implantação porque as pessoas se sentiram participando daquilo ali”, acrescenta.

O gerente de qualidade Marciel Linhares ressalta que um dos diferenciais da Euax Consulting é a metodologia Euax Acelera. “Metodologia participativa, envolvendo os colaboradores de forma transparente no trabalho, um trabalho consistente, ético dos seus consultores”, comenta o gerente de qualidade. Linhares também chama a atenção para a importância da transferência de conhecimento, ou seja, o repasse, fundamental para a continuidade do trabalho feito.

O projeto foi considerado um sucesso. “Ajudou a elevar a maturidade da empresa em relação à gestão por processos e a levantar potenciais ganhos”, comenta Ivana Guedert. Entre os benefícios identificados é possível citar: redução no lead time de lançamento de novos produtos, otimização de atividades, redução de FTE, mitigação de riscos do processo, padronização e visibilidade do processo ponta a ponta.

Embora a conquista desses ganhos dependa do trabalho de implantação a ser conduzido pela Intelbras*, a estruturação e os insights obtidos com a consultoria da Euax foram fundamentais no projeto de transformação de processos.

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* Case coletado em agosto de 2019.

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