Case Viacredi: Como a Viacredi tornou seus processos mais ágeis

logo da viacredi

Conseguimos quebrar alguns paradigmas: rompemos barreiras, mudamos processos, transformamos áreas. Conseguimos ganhar força na solução de dores até então nem percebidas por quem estava de fora.

Julian Amorim, coordenador de Recuperação de Crédito da Viacredi

Sobre a empresa

A Viacredi é uma das cooperativas de crédito filiadas ao Sistema Ailos, um dos grandes nomes do cooperativismo nacional. Há quase 70 anos no mercado, a cooperativa conta com 90 postos de atendimento, mais de 500 mil cooperados, 1,5 mil colaboradores e mais de R$ 5,5 bilhões em ativos. Sediada em Blumenau, no Vale do Itajaí, hoje a Viacredi atende a 20 municípios, com o propósito de transformar as regiões onde atua levando as melhores soluções financeiras.

Desafio do negócio

O alinhamento estratégico e a alta performance dos processos são objetivos de qualquer empresa. A Viacredi, um dos braços da Central Ailos, também compartilhava esse desejo de aperfeiçoamento contínuo e queria tornar melhor aquilo que já era bom. Por isso, decidiu investir em um projeto que desde o início prometeu (e entregou!) ganhos reais ao negócio, sempre visando a melhoria da experiência dos cooperados.




Solução

Em 2019, a Viacredi – que já conhecia o modo de trabalho da Euax – contratou a consultoria para transformar três de seus processos mais importantes: concessão de crédito, recuperação de crédito e gestão de bens.

Primeiro, foi necessário fazer o mapeamento da visão atual de cada um dos processos (AS-IS), isto é, entender como o trabalho estava sendo realizado na cooperativa naquele momento. Depois, seguiu-se com o mapeamento da visão futura de cada um dos processos (TO-BE), ou seja, a estruturação de como o trabalho passaria a ser realizado após a implementação das mudanças.

O que fez toda a diferença na obtenção do resultado final foi a adoção de uma visão de processos ponta a ponta. Essa visão propõe uma nova forma de enxergar os processos, quebrando as barreiras entre os departamentos e adotando uma perspectiva de negócio.

Além da transformação, cada um dos processos passou a contar com um sistema de performance de indicadores. Esse sistema funciona como um dashboard, com a diferença de que, em vez de um quadro, os indicadores estão ordenados considerando as relações causais entre eles. Isso é importante porque permite mensurar e examinar os indicadores certos e chegar até a causa raiz dos problemas de forma objetiva.

Os trabalhos foram conduzidos por um consultor altamente experiente da Euax, responsável por engajar as pessoas de uma equipe multidisciplinar, utilizando as ferramentas colaborativas e visuais da metodologia Euax Acelera. Nos projetos da Euax é assim: representantes de todos os papéis transformam os processos juntos!

Resultados


O projeto de transformação dos três processos entregou ganhos expressivos para a Viacredi, compensando o investimento feito em um curto período! Quase 50% das ideias levantadas conseguiram ser implantadas rapidamente. Ao lado das iniciativas estruturantes (projetos de médio e longo prazo), as quick-wins (ganhos rápidos) trouxeram mais velocidade aos trabalhos!

Além desses, outros benefícios foram obtidos, como:

- Redução de riscos;
- Agilidade na execução das atividades;
- Papéis mais claros às pessoas;
- Adoção de ferramentas tecnológicas;
- Fechamento de acordos de serviço (SLAs) mais efetivos;
- Maior visibilidade dos resultados.

Feedback do cliente


O projeto foi aprovado com nota dez pelos envolvidos no projeto! Adelino Sasse, diretor administrativo da Viacredi, recomenda os serviços da Euax e define o pós-projeto como um período de renovação. “Mais de 80% de tudo o que nós construímos com certeza será aproveitado para esse novo momento que nós vamos viver com o cooperado”, garante Sasse.

O coordenador de Recuperação de Crédito da Viacredi, Julian Amorim, também comemorou o sucesso da iniciativa. Amorim destaca um dos grandes diferenciais da Euax Consulting, que é a experiência colaborativa. “Conseguimos quebrar alguns paradigmas: rompemos barreiras, mudamos processos, transformamos áreas. Conseguimos ganhar força na solução de dores até então nem percebidas por quem estava de fora”, sintetiza o coordenador.

Para Micheli Fernanda do Nascimento, analista de gestão de projetos e qualidade da Viacredi, os ganhos foram percebidos desde o início. “As provocações e discussões foram sempre muito construtivas, fazendo com que todos ampliassem o seu olhar sobre o processo e sobre as melhorias necessárias”, comenta Micheli.

William Meneghelli, assistente de projetos e qualidade, destaca os resultados tangíveis que a consultoria trouxe ao negócio. “Nos permitiu vislumbrar mudanças nas nossas metodologias de trabalho, um olhar focado em melhorias de performance sem esquecer a essência cooperativista”, diz Meneghelli.

Identificou-se com o case da Viacredi? Então, temos uma boa notícia: potencializar a entrega de valor para seus clientes com gestão de processos está a um clique de distância. Entre em contato conosco e solicite uma proposta agora mesmo!

Entrar em contato

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson