BPM – Webinars em Gestão de Processos de Negócios
Processos

GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS

A Euax oferece uma agenda de webinars gratuitos para promover a cultura do gerenciamento de processos com base no Guia CBOK® da ABPMP® (Association of Business Process Management Professional) e acelerar o acesso às principais tendências mundiais em BPM. Estes eventos incluem temas como Escritórios de Processos, Melhores Práticas, Tecnologias de BPMS, Análise de Processos, certificação CBPP® dentre outros. Veja nesta página alguns eventos realizados, a agenda com as próximas datas de webinars na trilha de Gestão de Processos e outras informações.

 

Webinars Gravados:

 

A Importância da Modelagem de Processos na Implantação do ERP
Arquitetura e Governança da Gestão de Processos (PDPC)
Boas Práticas em Modelagem de Processos com BPMN
BPM Ágil: Projetos de Transformação e Rotinas Ágeis
BPM sem Gravatas
BPMN Simplificado Para Melhoria de Processos
Business Process Improvement – Boas Práticas em Melhoria de Processos
Design Thinking na Gestão de Processos
Dicas de Ouro para Construir a Cadeia de Valor
DMN – Notação Para Regras de Negócio em Processos
Em que século está o seu BPM?
Gestão de Processos com Foco do Cliente: BPM Outside-in
Gestão de Processos em Tempos Difíceis
Gestão de Produto – O Product Backlog
Hierarquia, Níveis e Taxonomia para Gerenciamento de Processos de Negócio
Implantação de Escritório de Processos (BPMO)
Melhoria de Processos de Negócios – Boas Práticas
Monitoramento de Processos (PDPC)
Práticas de Gerenciamento de Processos que Você Precisa Conhecer
Pronto Para Ser um Design Thinker?
Tecnologias para Gestão de Processos (BPMS)
Transformação de Processos (PDPC)
Transformação e Melhoria de Processos como Meio para Redução de Custos
Transforme 20% dos Processos e Resolva 80% dos Problemas

 

 

Temas abordados


A Importância da Modelagem de Processos na Implantação do ERP

Qual o momento correto de realizar a modelagem de processos em um projeto de implantação de ERP? Quais os principais benefícios de cada uma das abordagens? Ter estas perguntas esclarecidas pode ser um grande diferencial de sucesso na implantação de um ERP.

Arquitetura e Governança da Gestão de Processos (PDPC)

Para se estabelecer gestão por processos de negócio em uma corporação, é preciso se estabelecer uma arquitetura que sustente e agregue todos os processos, assim como uma metodologia para governar e administrar as iniciativas de processo.

Boas Práticas em Modelagem BPMN

A notação BPMN é extremamente útil para descrever a lógica passo a passo de um processo através de desenhos em forma de diagramas. A partir dessa modelagem, é possível ter uma notação gráfica que expressa de uma maneira simples e direta todo o processo de um negócio. Assim, é possível visualizar melhor todas as etapas do mesmo e analisá-las sem qualquer dificuldade. Serão apresentadas dicas e boas práticas para aumentar o sucesso nestas iniciativas.

BPM Ágil: Projetos de Transformação e Rotinas Ágeis

Agilidade organizacional trata de construir ambientes que permitam mudanças rápidas, suporte à “Estratégias Emergentes” com velocidade, com respostas de ágeis às ambiente e ao mercado.
A Gestão de Processos de Negócio (BPM) é um pilar para esta construção de velocidade e agilidade organizacional, sem um BPM ágil, dificilmente um organização poderá ter sua esperada agilidade.
É importante lembrar que agilidade não significa “bagunça”, ao contrário, agilidade tem relação com a facilidade de perceber os impactos para mudanças e conseguir alterar os processos com velocidade, sem precisar isolar metade dos gerentes numa sala por semanas para decidir e implementar a mudança. A equipe dá conta!

BPM sem Gravatas

Veja a Gestão de Processos de uma forma clara e alinhada aos negócios, numa linguagem para engajar pessoas e acelerar resultados para a organização!

BPMN simplificado para melhoria de processos

O BPMN (Business Process Management Notation) tornou-se a notação universal para a modelagem de processos de negócio, substituindo uma grande variedade como Fluxogramas livres, EPC (Event-driven Process Chain), IDEF (Integration Definition), entre outros. Este webinar irá explorar a escolha dos elementos para garantir que o BPMN seja adotado, aceito e usado por qualquer pessoa na organização, evitando resistências e facilitando a compreensão dos processos e criando um idioma comum.

Business Process Improvement – Boas Práticas em Melhoria de Processos

Melhoria de Processos de Negócio baseada na modelagem AS-IS e TO-BE é provavelmente a abordagem de transformação de processos mais adotada atualmente. Serão apresentadas dicas e boas práticas para aumentar o sucesso nestas iniciativas.

Design Thinking na Gestão de Processos

O Design Thinking é um conjunto de métodos e ferramentas utilizados pelos Designer apoiando a captura e entendimento do problema real, com ênfase na empatia. E, aplicação de ferramentas que permitam propor soluções sob diferentes óticas e, principalmente com uma prática colaboração com envolvimento do cliente o mais cedo possível.

Dicas de Ouro para Construir a Cadeia de Valor

Nesse webinar são apresentadas algumas dicas e orientações de como montar a Cadeia de Valor do Negócio levando em consideração questões pertinentes à construção de uma arquitetura de processos segundo os conceitos BPM.

DMN – Notações para Regras de Negócios em Processos

Seguindo a tendência atual de separação entre fluxo de processo e regras de negócios surge o novíssimo DMN, este webinar visa apresentar esta notação e sua utilização em conjunto com BPMN.

Em que século está seu BPM?

O Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM) sofreu inúmeras influências nas últimas décadas. Apesar da grande explosão da gestão de processos com a industrialização mundial, ganhou grande evidência a partir dos anos 80 a partir dos programas de qualidade total e de implantação da ISO 9000. Mesmo sendo um grande impulsionador para o tema, este período acabou direcionando as iniciativas, então chamadas de Qualidade, a um escopo muito orientado à documentação extensiva de procedimentos operacionais.

Esta abordagem afastou a gestão de processos da linguagem da alta direção, do foco na performance do negócio, alinhado à estratégias organizacionais.

Gestão de Processos com Foco do Cliente: BPM Outside-in

De acordo com DR. Mathias Kirschmer, “BPM é uma disciplina gerencial que integra processos, pessoas e tecnologias para conectar estratégias de negócio ao foco do cliente” (BPM CBOK, 2013)
Cada vez se faz mais necessário que as organizações entendam quem são seu clientes, pois só a partir desse entendimento será possível transformar o processo de negócio, buscando atender as expectativas daquele que consome os produtos ou serviços gerados pelos processos da organização.

Gestão de Processos em Tempos Difíceis

Em períodos difíceis, com alta competição, retração de mercado e pressão inflacionária é momento para revermos nossa estratégia e a forma como fazemos as coisas. O Brasil tem demonstrado em várias publicações uma produtividade muito baixa. Vamos falar sobre o elemento que as organizações de todos portes e segmentos estão ignorando ou gerenciando muito mal: processos.

Gestão de Produto – O Product Backlog

Entenda como organizar o Planejamento de Produto utilizando um dos conceitos mais importantes do Scrum. O Product Backlog serve para definir o Escopo do Projeto, quais são as entregas mais valiosas para o usuário e também para planejar e acompanhar a evolução do Produto.

Hierarquia, Níveis e Taxonomia para Gerenciamento de Processos de Negócios

Serão apresentados os conceitos de estruturação de processos, tais como, macroprocessos, subprocessos, processos ponta-a-ponta, cadeia de valor, fluxo de trabalho, diagramas, mapas e modelos. Será discutida uma forma de estruturar os processos de uma empresa.

Implantação de escritório de processos

As frequentes dúvidas e incertezas das empresas para implantar um Escritório de Processos motivou a Euax para desenvolver este webinar. O objetivo é tratar de questões práticas para adoção de um Escritório de Processos como estrutura de sustentação na implantação da Governança dos Processos de Negócios.

Melhorias de processo de negócios: Boas práticas

Melhoria de Processos de Negócio baseada na modelagem AS-IS e TO-BE é provavelmente a abordagem de transformação de processos mais adotada atualmente. Serão apresentadas dicas e boas práticas para aumentar o sucesso nestas iniciativas.

Monitoramento de Processos (PDPC)

Indo além do mapeamento dos process. Neste webinar é apresentada a etapa seguinte ao mapeamento de processos, quais são os desafios para se manter o processos transformado na performance desejada e como colher os frutos da gestão por processos de negócio.

Práticas de Gerenciamento de Processos que Você Precisa Conhecer!

A Gestão de Processos teve mudanças significativas na última década. Propósito, resultado, métodos, enfim, muita coisa mudou. Não é mais um sistema de qualidade, é uma ferramenta para aumentar a performance organizacional em vários aspectos. Mas algumas práticas precisam ser adotadas para que isto funcione. Falaremos de algumas das mais importantes de uma forma bem objetiva para você refletir sobre como dar um salto de performance na sua organização.

Tecnologias para Gestão de Processos (BPMS)

BPM é uma disciplina gerencial que integra processos, pessoas e tecnologia para conectar estratégias de negócios ao foco do cliente.

Transformação de Processos (PDPC)

Indo além do mapeamento dos process. Neste webinar é apresentada a etapa seguinte ao mapeamento de processos, quais são os desafios para se manter o processos transformado na performance desejada e como colher os frutos da gestão por processos de negócio.

Transformação e Melhoria de Processos como Meio para Redução de Custos

Em momentos difíceis como o atual da economia brasileira, toda a organização procura reduzir custos, e o primeiro “custo” a ser cortado muitas vezes são os profissionais. Parafraseando um grande amigo empresário “se nós tivéssemos melhorado nossos processos a um ano, hoje não teríamos que demitir profissionais tão qualificados e competentes”. Pois então, quando não fazemos o dever de casa, precisamos cortar na própria carne. Neste webinar vamos mostrar cases que a melhoria e transformação de processos possibilitou a redução de custos

Transforme 20% dos Processos e Resolva 80% dos Problemas

Grande parte das empresas e profissionais de forma geral, ainda acreditam que existe a necessidade de analisar, modelar, transformar e documentar todos os processos da organização, sem exceção. Neste webinar iremos desmistificar este pensamento que não se aplica. O essencial é transformar a relação de processos prioritários, aqueles que fazem a organização sofrer e perder desempenho, já demais processos podem ficar para um segundo momento ou até não serem trabalhados.

Sobre BPM (Business Process Management)

O Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM) é uma abordagem disciplinada e sistemática, que envolve práticas relacionadas aos processos de negócio, automatizados ou não, para alcançar resultados consistentes e alinhados com as metas estratégicas de uma organização.

 

Conheça nossos cursos e o programa de formação de analistas de processo de negócio

Nossos cursos de gestão de processos são baseados nos mais reconhecidos padrões de mercado, incluindo o BPM CBOK da ABPMP, Guia PMBOK do PMI, entre outros.

Adotamos a notação BPMN (Business Processos Management Notation) da OGC (Object Management Group) e o software Bizagi Modeler em cursos envolvendo:

  • Gestão de Processos e Modelagem com BPMN
  • Mapeamento de Processos de Negócio (mapa de processos)
  • Análise de Processos de Negócio
  • Melhoria de Processos de Negócio
  • Transformação de Processos de Negócio

Veja mais informações no nosso Programa de Formação Acelerada.

 

BPM CBOK é marca registrada da ABPMP (Association of Business Process Management Professionals)
Guia PMBOK é marca registrada do PMI (Project Management Institute)
BPMN é marca registrada da OGC (Object Management Group)