Case da SHV Gas Brasil: apoio na gestão de projetos de tecnologia da informação

shv
Podemos dizer, com convicção, que a metodologia de gestão de projetos [da Euax] agregou grande valor ao nosso negócio. Conseguimos atender às expectativas dos nossos clientes internos, cumprindo prazos, orçamentos e escopos.
Leonardo Botelho, gerente de TI

Sobre a empresa

A SHV Gas Brasil é uma empresa de gás liquefeito de petróleo (GLP), resultado da fusão entre duas grandes distribuidoras: a Minasgás e a Supergasbras, adquiridas pelo grupo holandês SHV Energy, fundado em 1896. O SHV Energy é líder mundial na distribuição de gás LP, possui mais de 100 anos de experiência no setor de energia, além de ser uma das principais distribuidoras nacionais, com 21% do mercado e mais de 70 anos de atuação.

A Supergasbras, como ficou conhecida a SHV Gas Brasil, conta com 4.500 colaboradores e comercializa, mensalmente, cerca de 130 mil toneladas de GLP. A empresa atende, aproximadamente, a 10 mil postos de revendas, a 10 milhões de famílias brasileiras e a quase 30 mil clientes industriais e comerciais em todo o país.

Desafio do negócio

Após a conclusão do projeto de fusão entre a Minasgás e a Supergasbras, iniciado em 2004, ainda restava um grande desafio para a SHV Gas Brasil: proporcionar “sinergia” com a fusão. Para a área de TI, esse desafio significou colocar em prática os projetos importantes para a estratégia da organização o mais rápido possível. Afinal, a automação de processos e a utilização de novas tecnologias e sistemas traria mais velocidade e competitividade à nova empresa.

Solução

A SHV Gas Brasil fechou uma parceria com a Euax para ajudar a gerenciar os projetos de tecnologia da informação. Além da gestão do portfólio de projetos, foi implantado um novo processo de gestão de projetos.

Esse novo processo tinha início nas áreas usuárias e evoluía como uma “entidade viva”, à medida que se aprofundava o conhecimento a respeito do projeto. Também foi realizada a capacitação dos colaboradores, disseminando as melhores práticas em gestão de projetos por toda a organização, o que permitiu alinhar conceitos e estabelecer uma linguagem comum.

“Entendemos que essa seria a melhor estratégia para atendermos a demanda de nossos clientes internos. Decidimos começar a utilizar a metodologia de gerenciamento de projetos da Euax para nossos projetos de TI. Baseando-se em uma metodologia já testada e adequando suas características de acordo com as particularidades e necessidades do nosso negócio, ganhamos velocidade na profissionalização da gestão de projetos na área”, explica Leonardo Botelho, gerente de TI da SHV Gas Brasil.

Resultados


Por meio da adoção de soluções personalizadas e da aplicação das melhores práticas mundiais, foi possível aperfeiçoar a maneira como a SHV Gas Brasil fazia gestão de projetos, contribuindo para resultados mais assertivos na área de TI.

“Podemos dizer, com convicção, que a metodologia de gestão de projetos [da Euax] agregou grande valor ao nosso negócio. Conseguimos atender às expectativas dos nossos clientes internos, cumprindo prazos, orçamentos e escopos. A sensível melhora no processo de gestão dos projetos de TI da SHV Gas Brasil vem ganhando espaço e reconhecimento nas demais áreas da empresa”, comenta Botelho.

Quer melhorar a gestão de projetos na sua organização? Conte com a gente! Saiba mais acessando a nossa página de consultoria em gestão de projetos.
Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson