Certificação PMP – Mito #4: certificação na mão, aumento garantido

Certificação-PMP-–-Mito-4-certificação-na-mão,-aumento-garantido

Última atualização em 13/04/2020

Parabéns, se você fez essa negociação prévia com o seu líder, aumento garantido. Isso tem um significado duplamente fantástico: primeiro pelo reconhecimento, inclusive financeiro, e segundo porque deve significar que sua organização valoriza a gestão de projetos, desenvolvimento da equipe e a certificação PMP. Mas… esta não é a realidade da maciça maioria das organizações brasileiras.

Então o que significa isto, que não vale a pena a certificação? Imagina, claro que vale! Se você está com esta dúvida sobre fazer a certificação reflita um pouco sobre o que segue:

1) O processo de preparação amplia competências

Significa que durante a certificação você deve se tornar um profissional mais competente. Que tal ser reconhecido como um profissional com mais habilidade para resolver problemas, construir soluções, entregar mudanças? Nada mal, não é?

Isso certamente o destacará na organização. Um aumento de remuneração será decorrência disto.

Agora se após a preparação não houve mudança alguma nas suas habilidades, talvez você tenha perdido a oportunidade para se desenvolver, tenha focado demais na obtenção do título e pouco no seu desenvolvimento. O título é precioso, mas nossa competência é muito mais, é um ativo sustentável e de longo prazo.

2) Seu currículo está melhor

Sem dúvidas ter a certificação no currículo ajuda muito na empregabilidade das pessoas, especialmente numa recolocação.

Se a gente não se preocupar com nossa empregabilidade, quem o fará?

Mesmo numa possível entrevista com alguém que não conheça a certificação ou numa oportunidade quem não requeira um profissional PMP, ao explicar o significado do título PMP para o entrevistador você certamente marcará um pontinho extra na sua qualificação.

3) “Você ganha o quanto merece!”

Um consultor de gestão de pessoas me falou isto no passado.

Achei muito cruel, especialmente quando fazemos um trabalho sério, nos desenvolvemos, etc, etc.

Mas o fundamento por trás da afirmação do meu colega era que “se a empresa onde estou não reconhece em mim  um valor maior, o mercado reconhecerá e se o mercado não reconhecer é porque não valemos”.

Crueldades a parte com a afirmação, ela nos diz que precisamos ter foco no nosso valor. Ele ainda dizia que “devemos todos os anos refletir se valemos mais do que no ano anterior”.

Quando valemos mais podemos escolher se continuamos na mesma empresa (que pode nos atrair por diversos motivos, mesmo que não nos pague mais) ou optar por alguma no mercado que aceite pagar o que queremos.

Novamente permanece conosco a preocupação e a responsabilidade sobre o nosso desenvolvimento.

Dica final: foque na ampliação de suas competências e de seu valor: o aumento não deve ser o motivo e sim uma consequência natural.

Quer mais dicas para tirar a certificação PMP? Assista ao nosso webinar gratuito e faça a prova com mais segurança.

CTA-Dicas-para-Certificação-PMP

Veja outros mitos sobre certificação PMP

  1. A tradução para o português é horrível, melhor fazer a prova em inglês
  2. O exame é decoreba pura
  3. Trabalho há 10 anos em projetos, será fácil comprovar a experiência
  4. Certificação na mão, aumento garantido

PMP®, PMI® e Guia PMBOK® são marcas registradas do Project Management Institute

2 thoughts on “Certificação PMP – Mito #4: certificação na mão, aumento garantido

  1. Olá! Muito bom o post. Estou nesse momento iniciando a preparação para a certificação, e essa versão do documento como um todo foi bastante coerente.Tenho a percepção que o desenvolvimento pessoal realmente é relevante, e as competências são lapidadas durante o processo.

  2. Olá! Muito bom o post. Estou nesse momento iniciando a preparação para a certificação, e essa versão do documento como um todo foi bastante coerente.Tenho a percepção que o desenvolvimento pessoal realmente é relevante, e as competências são lapidadas durante o processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson