O que é a Certificação PMP

A certificação “Project Management Professional” ou simplesmente a “Certificação PMP” é uma credencial criada pelo Project Management Institute, o PMI, em 1984. É a credencial mais reconhecida no mundo no que diz respeito a conhecimento e experiência na área de gerenciamento de projetos. A certificação indica que o profissional conhece as melhores práticas pregadas pelo instituto em seu “Project Management Body of Knowledge”, o Guia PMBOK.

O processo consiste em 3 etapas bem definidas conforme segue:

1)      Credenciamento: para ser elegível a certificação, o profissional precisa demonstrar que possui conhecimento acadêmico, treinamento específico em gestão de projetos e também experiência na área.  Para candidatos com nível superior é necessária a comprovação de 4.500 horas de experiência atuando em projetos de diversos tipos em um período de no mínimo 3 e no máximo 6 anos. Para candidatos com apenas o segundo grau, são necessárias 7.500 horas de comprovação em um período de no mínimo 5 e no máximo 8 anos.

2)      Certificação: esta etapa consiste na realização da prova. São 200 questões a serem respondidas em um limite de 4 horas em centros autorizados do PMI. Estes centros podem ser encontrados nas principais capitais brasileiras e no exterior. Normalmente as provas são realizadas em computadores e são compostas de questões de múltipla escolha com 4 alternativas sendo apenas 1 a correta.

3)      Educação Continuada: o PMI entende que manter-se atualizado é fundamental para um profissional de gerenciamento de projetos. Assim sendo, uma vez certificado, o profissional precisa apresentar ao PMI a cada 3 anos a comprovação de que continuou investindo em sua capacitação, seja atuando na área de gerenciamento de projetos, seja escrevendo artigos e livros, seja participando de treinamentos, palestras, congressos e seminários. Este processo é conhecido como Recertificação e consiste na obtenção de “Professional Development Units” ou simplesmente “PDUs”. Para que o candidato se mantenha certificado é necessária a obtenção de 60 PDUs em um período de 3 anos. Outra opção é reaplicar a prova para manter-se certificado.

Mas, a prova é difícil? Sim é. Mas não é impossível. É uma prova bastante trabalhosa e que exige um grande preparo antes de ser realizada. Cursos de preparação, como os oferecidos pela Euax, são fundamentais. Nestes treinamentos são passadas dicas e macetes tanto da prova quanto da preparação necessária que ajudam em muito neste processo.

Para maiores informações, verifique junto ao site do PMI  o “PMP Certification Handbook”. Neste guia você encontrará todas as informações necessárias para conseguir a certificação como Project Management Professional. No site da Euax em você também encontrará alguns artigos que serão bastante úteis no seu trajeto rumo a certificação como por exemplo o de  “Mitos Desmistificados” além das datas dos próximos treinamentos e preparatórios. No mais, boa sorte neste tarefa e sucesso em sua carreira!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − 3 =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company