Dicas MS Project 2010 #2 – Utilizando o Timeline

Utilizando o Timeline

O Timeline é uma das novas ferramentas que o MS Project 2010 incorporou que permite uma visualização rápida do projeto e que pode ser utilizada de forma bastante simples em e-mails e apresentações que necessitem um resumo do projeto. Podem ser apresentados no timeline dois tipos de informação, as atividades e/ou os milestones do projeto.ebook dicas ms project

1) Apresentando Atividades

Para utilizar o timeline no MS Project, inicialmente será necessário selecionar quais os dados serão utilizados na view. Vamos tomar por base o seguinte cronograma :

 

Atividades Timeline no MS Project

 

Para incluir uma atividade no timeline, basta clicar com o botão esquerdo do mouse sobre a mesma e selecionar a opção “Add to Timeline”.

 

Add no timeline no MS Project

 

No exemplo acima, selecionei a atividade de Análise de Negócio. Automaticamente, o MS Project abre no topo da tela uma view com o timeline e já apresenta a atividade incluída:

 

Atividade incluída no timeline no MS Project

 

Se fizermos o mesmo com as demais atividades pai do cronograma, teremos um timeline da seguinte forma:

 

Exemplo timeline no MS Project

 

O que é bastante interessante é que para melhor adequar a view, é possível clicar e arrastar para cima e para baixo os elementos do timeline, bem como formatar cores, fontes e demais formatações das atividades. Assim, é possível criar uma view como a abaixo:

 

criar view timeline no MS Project

 

2) Apresentando Milestones

Para visualizar milestones no timeline, o primeiro passo é incluir os milestones no cronograma. Para criar um novo milestone basta clicar no botão “Milestone” no Ribbon “Task” conforme abaixo:

 

Milestone MS Project

 

Desta forma, utilizando o mesmo cronograma acima, podemos criar uma estrutura com o milestones do projeto para apresentação no timeline:

 

Milestone no timeline no MS Project

 

Da mesma forma como as atividades são adicionadas no timeline, os milestones também podem ser, criando em minha opinião uma visão mais limpa do projeto:

 

Milestone adicionados no MS Project

 

Como temos milestones muito próximos, as coisas parecem bagunçadas. Porém, para ajeitar a view basta clicar nas caixas com o textos e arrastá-los para que a view fique mais limpa. Da mesma forma ainda, é possível formatar cores e fontes dos milestones, o que possíbilita criar uma view como a seguir:

Leia também  Certificação PMP - Mito #3: trabalho há 10 anos em projetos, será fácil comprovar a experiência

 

View do milestone no MS Project

3) Utilizando o Timeline no MS Project em apresentações e e-mails

Um dos facilitadores da utilização do Timeline no MS Project é a forma como é possível gerá-los para anexar em apresentações e-mail. Vamos supor que o gerente de projetos queira enviar uma view resumida do projeto para o cliente mas não deseje enviar o cronograma completo. Basta enviar o Timeline.

E para enviar por e-mail é bastante simples. Basta selecionar o botão “Copy Timeline” que encontra-se no Ribbon Timeline Tools, selecionar o tipo de cópia que deseja, por exemplo e-mail, e no corpo do e-mail utilizar a função de “colar” (Ctrl-V) que o Windows disponibiliza criando desta forma um e-mail como o abaixo:

 

Timeline no MS Project e-mail

 

Para a utilização em apresentações, o processo é exatamente o mesmo!

Importante: não polua demais o gráfico. Lembre-se que o timeline no Project é para apresentar fatos ou fases importantes do projeto. Excesso de detalhes prejudica a view.

Aperfeiçoe-se ainda mais! Baixe nosso e-book sobre dicas de MS Project 2013 e leia os outros artigos da série:

  1. Guia para a Faixa de Opções (Ribbons)
  2. Utilizando o Timeline
  3. Indicadores no Project: criando faróis
  4. Como utilizar um pool de recursos
  5. Criando e acompanhando buffers gerenciais nos cronogramas
  6. Gerenciamento de valor agregado e sua utilização no MS Project
  7. Nivelamento de recursos
  8. Duração, trabalho e alocação de recursos em projetos
  9. Fatores que afetam o cálculo do custo
  10. Principais atalhos de teclado: indo além do CTRL-C e CTRL-V
  11. Utilização de Linha de Base no Project
  12. Configurando o Gráfico de Gantt
  13. Apresentando o percentual concluído/planejado do projeto

curso de ms project 

Andreia Justo

Sócia consultora da Euax, consultora em ERP pela UDESC, pós-graduada em Engenharia de Software pela PUC/PR, possui mais de 25 anos de experiência como gerente de projetos, certificada PMP, CBPP, e CSM pela Scrum Alliance.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + dezessete =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company