MS Project 2010 – Novidades e Principais Mudanças

MS-Project-2010-–-Novidades-e-Principais-Mudanças

Última atualização em 07/10/2022

Desde a última semana, passei a utilizar o MS Project 2010 como ferramenta para acompanhar e gerenciar os cronogramas dos meus projetos, em substituição ao MS Project 2007.  Gostei bastante de alguns dos novos recursos que foram disponibilizados no produto e acho que a padronização com os demais componentes do pacote Office (Excel, Word, Power Point) fez muito bem ao produto.

Na versão 2007 do Office, o MS Project não utilizava a funcionalidade mais marcante desta versão, a utilização de Faixas de Opções (ou Ribbons para o produto em Inglês) ao invés dos menus e barras de ferramentas. Este é provavelmente a mundaça mais rapidamente percebida no Project 2010 que incorporou este conceito.
Confesso que tive um pouco de dificuldade no início para encontrar as funcionalidades que normalmente eu utilizava no dia-a-dia dos meus acompanhamentos de cronograma, porém, muito rapidamente “peguei a manha do negócio” e passei a gostar bastante da nova forma.

O que é muito bacana é que todas as Faixas de Opções são inteiramente customizáveis pelo usuário fazendo com que seja possível deixar a tela bastante funcional com as principais opções utilizadas por cada um.

Outra alteração facilmente percebida é a “maneira Excel” que o Project passa a comportar-se. A utilização de formatações ficou bem mais prática de utilizar além do próprio software sugerir o preenchimento automático de células baseado em valores previamente inputados (da mesma forma que o Excel trabalha).
A cor das células, bem como os fontes, alinhamentos são facilmente parametrizáveis. Um detalhe bastante legal é que na versão 2010, sempre que as tarefas são copiadas e coladas em outros produtos do Office, as formatações são mantidas, inclusive os deslocamentos e negritos que indicam subtarefas.

A forma de adicionar colunas para visualização nas diversas views ficou mais simples. Na nova versão, é possivel deixar uma coluna em branco que quando clicada automaticamente adiciona uma nova coluna. Para selecionar o campo a ser apresentado, basta digitar parte do nome da coluna e o Project traz automaticamente a lista com as colunas mais próximas.

Os comandos mais utilizados pelo usuário ficam disponíveis quando clicado o botão esquerdo do mouse. Desta forma, a utilização daquilo que é mais comum pelo usuário, fica mais ágil e facilitada.

Outras características marcantes apontadas pela Microsoft mas que ainda não explorei são o “Planejador de Times”, a “Inativação de Atividades”, o “Planejamento Manual” e a “Colaboração com o Share-Point”. Algumas delas pretendo utilizar nos próximos dias e se me parecerem interessantes, prometo publicar um novo post com dicas sobre estas funcionalidades também.

KIT Gestão de projetos deTI

1 thought on “MS Project 2010 – Novidades e Principais Mudanças

  1. Outro item que me chamou atenção, foi a retirada da planilha de PERT, onde podíamos especificar as estimativas de três pontos e transferir a duração PERT para o cronograma. A documentação da Microsoft recomenda a criação de colunas customizáveis para os que desejarem usar isto, calculando a média ponderada via fórmula e transferindo manualmente a estimativa para o trabalho ou duração. Imagino que alguns produtos integrados que usem esta informação possam deixar de funcionar (não avalie nenhum), como os add-ons para simulação de Monte Carlo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson