Scrum: Definition of Ready

Scrum

O que é Product Backlog?

Em Scrum, o Product Backlog é uma lista de requisitos a serem desenvolvidos.

Essa lista de requisito não deve ser toda detalhada pois isto poderia consumir um tempo muito grande de geração de documentos ao invés de software funcionando, o que pode implicar naquele velho problema de entregar ao usuário final algo diferente da sua necessidade.

O que se faz é priorizar esta lista com base nas principais necessidades de negócio do usuário.

Esta priorização vai indicar o que deve ser desenvolvido primeiro e aquilo que tem prioridade menor, como representado na figura abaixo:

Com isto temos a definição de quais requisitos devem ser detalhados, que são aqueles com maior prioridade, enquanto os requisitos com menor prioridade terão informações muito básicas como, por exemplo, somente o nome do requisito.

Mas até que ponto estes requisitos precisam ser detalhados?

Eles devem ser detalhadas até atender o conceito de Definition of Ready.

Scrum: o que é Definition of Ready?

Definition of Ready significa que o requisito tem informações suficientes para começar a ser desenvolvido imediatamente.

Esta definição deve ser elaborado por cada organização. Talvez para cada projeto dentro da organização. Talvez para cada Time ou Product Owner.

Ela vai na verdade identificar quais são as exigências de documentação de requisito acordadas para o melhor desenvolvimento das funções. Por exemplo, ele pode indicar que deve existir determinado diagrama, deve ter um rascunho de interface, deve ter sido formalmente homologado com os usuários, deve estar em um determinado formato ou qualquer outra necessidade.

Sempre devemos lembrar na Sprint Review de validar se o Definition of Ready precisa ser revisado para melhorar a qualidade e velocidade de desenvolvimento do produto.

Uma boa prática também é definir uma linha de corte que indica até qual requisito do Product Backlog deve estar atendendo a Definition of Ready, conforme novo desenho abaixo:

Este trabalho de detalhamento do requisito não é realizado dentro das Sprints, é uma atividade que o Product Owner deve executar paralelamente, alimentando as informações conforme os requisitos vão caminhando dentro do Product Backlog.

Leia também  O que é gestão de projetos?

O Product Owner deverá trabalhar pelo menos uma sprint a frente neste detalhamento, o que não impede que funcionalidade detalhadas não sejam desenvolvidas na Sprint seguinte, pois a dinâmica de atualização do Product Backlog permite que novos requisitos sejam inseridos ou que o mesmo seja repriorizado.

O que o PO não pode fazer é detalhar todas as histórias e correr o risco de gerar documentação desnecessária.

a briga da gestão de projetos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 2 =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company