Implantação de ERP: nasceu a ideia, e agora?

Implantação de ERP

O corpo executivo comprou a ideia de implantar um ERP (ou um novo ERP), e é preciso começar a mover toda a organização na direção deste objetivo. A primeira coisa que vem à mente é chamar os principais fornecedores de ERP (“Top Players”) para mostrar as suas soluções e apresentar alternativas que melhor atendam às necessidades da empresa.

Mas aí aparece a dúvida: “Quais são as necessidades da Empresa?”. Os fornecedores de ERP vão realmente identificar quais são as reais necessidades da empresa, ou apenas apresentarão a sua solução específica como a solução ideal para o atendimento de qualquer necessidade.

Neste momento é importante resgatar as “Dores” da organização e a “Visão” dos executivos e sócios que inspiraram esta decisão (Implantação ERP – Onde Nasce Essa Ideia), e traduzi-las em uma iniciativa real que possa ajudar a trilhar com êxito o atendimento das expectativas.  É então necessário formalizar a primeira etapa desta difícil jornada, e definir alguns objetivos iniciais:

Objetivos iniciais da implantação de ERP

1)      Definir um Comitê Executivo para o projeto – este comitê terá a incumbência de deliberar sobre os objetivos do projeto e confirmar o seu alinhamento com os objetivos estratégicos da organização. A primeira definição do Comitê Executivo será a nomeação do executivo responsável pela iniciativa.

2)      Definir um executivo responsável pela iniciativa – este executivo, normalmente de nível diretivo ou gerencial, deverá ser o principal canal de comunicação do Comitê Executivo com a organização.  Ele apoiará a tradução das expectativas do corpo executivo para o restante da organização.

3)      Identificar o nível de conhecimento da organização sobre os seus processos atuais, e dimensionar os esforços necessários para o mapeamento destes processos, de tal modo que possam ser utilizados como referência inicial para a atividade de definição de requerimentos futuros do negócio (alto-nível).

4)      Desenvolver o processo e executar a Seleção de Soluções de ERP.

Para cada uma das atividades acima, deverá ser avaliada a necessidade do envolvimento de recursos externos à organização para apoiar em atividades que requeiram conhecimento especializado como:

Nos próximos posts estarei propondo a discussão mais detalhada da importância do mapeamento dos processos de negócio atuais e futuros (“as is” e “to be”), a elaboração de RFPs (“Request for Proposal”) para a avaliação de fornecedores, e outros temas relacionados com a implantação do ERP.

Como evitar o caos na implementação do ERP

Rafael Correa

Sócio diretor da Euax, graduado em Economia pela Univille, possui mais de 16 anos de experiência em projetos de desenvolvimento e implantação de software. É certificado PMP, ITIL Foundation e Lean IT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × dois =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company