Implantação de ERP: onde nasce essa ideia?

Implantação de ERP

O que faz com que uma empresa mobilize todos os seus funcionários e realize um investimento enorme para colocar no ar um novo sistema, causando mudanças que geram impactos profundos por toda a organização? O que justifica este movimento tão intenso com um potencial de riscos tão grande? Onde nasce a ideia da implantação de ERP?

Onde nasce a ideia de implantação de ERP?

De um modo simples podemos dizer que tudo isso nasce de “dores” e “visões”…

Nasce de “dores” porque a empresa tem obstáculos nos processos que não consegue ultrapassar  para atender as mudanças urgentes que o mercado, cada vez mais dinâmico, impõe. O governo se torna dia-a-dia mais implacável nos seus requerimentos por informações fiscais detalhadas e consistentes. As auditorias demandam níveis de rastreabilidade que os sistemas simplesmente não preveem.

As dores crescem e vão se tornando insuportáveis na medida em que as reuniões, recheadas de informações parciais e dados divergentes, parecem não ter resultado. A empresa se sente imóvel e impotente para reagir aos desafios de manter a carteira atual e conquistar os novos clientes que dão a sustentabilidade ao negócio.

Nasce de “visões” porque a empresa quer crescer, se destacar na multidão, estar preparada para as oportunidades que aparecem a cada momento, e que ela não quer ver escorrer por entre as mãos, caindo aos pés da sempre atenta e mais bem preparada concorrência.

Como garantir que os objetivos estratégicos traçados para suportar o crescimento da organização e garantir a sua competitividade possam se tornar realidade? Como atender as necessidades de:

  • Criação de novas Linhas de Produtos;
  • Inserção em novos mercados;
  • Utilização de canais inovadores;
  • Aquisições de outras empresas;
  • Fusão ou aquisição por outras empresas, etc.

Independente do quanto seja importante elaborar extensos requerimentos, avaliar as mais diversas soluções e identificar o retorno sobre investimentos, nunca deveríamos perder de vista os fatores que na essência motivaram o nascimento da ideia de implantar um ERP: “Dores” e “Visões”.

Leia também: Implantação de ERP: nasceu a ideia, e agora?

Como evitar o caos na implementação do ERP

Rafael Correa

Sócio diretor da Euax, graduado em Economia pela Univille, possui mais de 16 anos de experiência em projetos de desenvolvimento e implantação de software. É certificado PMP, ITIL Foundation e Lean IT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − oito =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company