Gestão de Programas para Gerar Resultados

Este foi o título da palestra que proferi nesta última quinta-feira (31/03/2011) em Florianópolis na Conferência Internacional de Gerenciamento de Projetos, evento promovido pelo PMI SC.

A intenção foi chamar atenção para esta fenomenal ferramenta para criação de resultados: a gestão de programas.

O PMI® define programas como “Um grupo de projetos relacionados e gerenciados de um modo coordenado para obtenção de benefícios e controle que não estariam disponíveis se eles fossem gerenciados individualmente”.

Este definição permite que muitos tipos de iniciativas possa se enquadrar e serem tratadas como programas, assim como já vemos no mercado hoje.

Mas chamamos a atenção para um tipo específico de programa: aqueles usados para concretizar objetivos mega, super, extra estratégicos.

Alguns exemplos abaixo:

1.       Queremos faturar R$ 1 bi em 2015 (numa empresa que fatura R$ 400 M);

2.       Nosso valor de mercado deve ser de R$ 500 M em 2012 (numa empresa que vale R$ 300M);

3.       Internacionalizar a empresa (numa empresa que somente tem vendas nacionais);

4.       Seremos uma empresa de inovação, obtendo 30% do nosso faturamento com novos produtos (numa empresa que desenvolve muito pouco novos produtos);

5.       Vagas em sala de aula em horário regular para 100% das crianças (numa prefeitura com dificuldades em prover vagas em horário regular);

A reflexão é: como estamos lidando com os objetivos mais importantes da nossa organização? Sendo tão expressivos, estamos aplicando a energia, atenção e mesmo os métodos necessários?

A proposta é adotar nas organizações, independente de tamanho, setor ou segmento, a gestão de programas para pelo menos 1 ou 2 dos objetivos estratégicos mais importantes, estabelecendo então uma nova ferramenta para concretizar o planejamento estratégico.

Baseado nisto, propomos na apresentação 14 práticas e dicas para aumentar significativamente os resultados destas iniciativas:

1.       ALOQUE UM GERENTE DE PROGRAMA

2.       ACREDITE NO PODER DE UMA VISÃO

3.       FOQUE EM BENEFÍCIOS

4.       PLANEJE TOP-DOWN

5.       PLANEJE DE FORMA PROGRESSIVA, FLEXÍVEL E ÁGIL

6.       ESTABELEÇA A GOVERNANÇA

7.       “EXECUTION MUST BE SEXY!”

8.       LIDERE!

9.       GERENCIE STAKEHOLDERS, MUITO!

10.   GERENCIE RISCOS, O SUFICIENTE!

11.   INVISTA EM COMUNICAÇÃO!

12.   ANTECIPE RESULTADOS: QUICK-WINS

13.   PERPETUE A EXPERIÊNCIA

14.   CELEBRE, COMEMORE!

Os slides estão disponíveis no Slideshare caso não consiga abrir a apresentação abaixo:

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PMI® é uma marca registrada do Project Management Institute.

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