O BPM CBOK: matriz de áreas de conhecimento e o ciclo de vida

O-BPM-CBOK-matriz-de-áreas-de-conhecimento-e-o-ciclo-de-vida

Última atualização em 18/05/2020

OBPM CBOK tem um propósito similar aos demais BOKs do mercado: uma compilação de boas práticas percebidas nas organizações, reportadas pelos profissionais que compõem a entidade e outros voluntários convidados, como autores e consultores.

Então, assim como nos demais, não espere criação de conceitos, este não é o propósito de um BOK. Você encontrará criação nos livros de autores inovadores, mas raramente num BOK. Durante a leitura veremos conceitos já propostos há mais de 20 anos, como por exemplo as contribuições de Michael Hammer, incluindo a reengenharia, o processo de ponta a ponta, etc.

Juntando correntes de pensamento

Mas antes de subestimar a força do CBOK, precisamos reconhecer o bravo feito de juntar as várias correntes e pensamentos e preparar uma redação coesa, extraindo o que há de melhor em cada prática, reunindo todas de forma relativamente harmônica. Quando avaliamos este feito, facilmente conseguimos contemplar o CBOK como uma ótima obra para profissionais de processos e todos aqueles que se envolvem e se interessam por melhorar processos.

Não é uma leitura fácil, seja pela estrutura, seja pela própria redação, as vezes confusa, mesmo para quem já trabalha com isto. Mas o futuro é promissor: este ano (2011) ainda será publicada a terceira edição e aparentemente a ABPMP mantêm um ciclo de revisão mais curto que os quatro anos do Guia PMBOK® do PMI®.

O CBOK foi estruturado em áreas de conhecimento, como vemos em outros BOKs. Isto criou alguma confusão de estrutura. Assuntos gerais como Gerenciamento de Processos de Negócio viraram áreas de conhecimento, assim como tecnologias e questões organizacionais, que poderiam ser estruturados como capítulos introdutórios, ao invés de áreas de conhecimento.

No caso de tecnologia, a lógica do CBOK permitiria facilmente que “automação de processos” fosse uma área, mas “tecnologia”, que envolve todas demais áreas, também como um capítulo inicial.

Enfatizo que não estou criticando o CBOK, são comentários que podem ajudar numa primeira leitura, especialmente para aqueles acostumados com outros BOKs.

Ciclo de Vida BPM CBOK

Um ciclo de vida padrão para uma iniciativa de BPM é descrito no começo do guia. Fiz uma ilustração para tentar ajudar a compreender as relações mais relevantes das áreas de conhecimento num projeto de BPM:

Ciclo de vida BPM CBOK

Agradeço aos colegas @GartCapote @leandrosjesus @mbitencourt  pelos sólidos palpites nesta matriz.

O artigo do Gart “BPM CBOK e as 9 áreas de Conhecimento” ajuda com uma definição rápida de cada área do CBOK. O blog dele tem bastante informação para os interessados. Futuramente publicarei mais detalhes sobre cada uma áreas também.

Ao se associar a ABPMP você receberá acesso ao CBOK eletrônico, em inglês e português.

Associe-se a ABPMP, leia o BPM CBOK, participe da comunidade brasileira e internacional. Tenho certeza que vai encontrar um conteúdo que vai ajuda-lo muito na melhoria da sua organização e no seu próprio crescimento profissional.

Observação final – vamos acertar a grafia e escrita: Está escrito  BOK e não BoK. Muita gente gosta de fazer isto por parecer mais bonitinho, mas está errado. E sobre leitura, alguns acham que por ser um livro se lê Book (“buk”), não é, lê-se BOK, como na cerveja escura (se ajudar a comparação).

Aproveite e aprofunde seus conhecimentos sobre o BPM baixando o nosso e-book BPM: guia para implantar a gestão de processos na sua empresa.

Ebook BPM Business Process Management

PMI®, PMP® e Guia PMBOK® são marcas registradas do Project Management Institute.

CBOK®, ABPMP® e CBPP® são marcas registradas do Association of Business Process Management Professionals

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson