Última atualização em 19/05/2020
O que são mapas mentais?
Mapas mentais são diagramas usados para representar idéias, palavras ou tarefas. Podem ser usados para organizar a classificar grandes quantidades de informação em torno de um tópico específico.
Esse tipo de diagrama é preconizado como uma ótima forma para se tomar notas. Seu formato ajuda a facilmente distinguir entre palavras e idéias de forma visual.
O psicólogo britânico Tony Buzan é o auto-proclamado criador do mapa mental moderno,. Ele afirma que o mapa mental auxilia na compreensão do tópico sendo analisado, pois estimula o uso equilibrado dos hemisférios do cérebro na sua elaboração, melhorando a compreensão e retenção da informação do mapa.
Mapas mentais são também uma excelente forma de organizar o resultado de uma sessão de brainstorming. A capacidade que esse diagrama possui de inter-relacionar conceitos e idéias faz com que possamos visualizar muito mais facilmente as estruturas existentes dentro das inúmeras idéias que surgem em uma sessão de brainstorming.
Qual a diferença entre mapa mental e mapa conceitual?
O mapa mental é um “parente” próximo do mapa conceitual, embora o primeiro seja muitas vezes considerado mais simples por utilizar sempre uma estrutura de árvore a partir de um nó central enquanto que o mapa conceitual não possui nenhuma estrutura ou organização definida.
Como criar um mapa mental?
Um mapa mental é criado a partir de um tópico central. Esse tópico deve ser escrito no centro do diagrama. A partir desse tópico central, vamos derivando tópicos, conceitos ou idéias relacionadas e escrevendo-as em torno da ideia central, e ligados a ela através de um traço.
Assim, começamos a criar uma estrutura em árvore que mostra os conceitos sugeridos mas também o relacionamento entre eles.
Na prática, existem algumas dicas a se seguir na elaboração dos mapas mentais, segundo o próprio Tony Buzan:
- Comece no centro com uma imagem do tópico, usando pelo menos 3 cores
- Use imagens, símbolos e códigos no seu mapa;
- Selecione palavras-chave e as escreva usando letrar maiúsculas em letra de forma; •Cada palavra/imagem fica melhor sozinha e na sua própria linha;
- Todas as linhas devem estar conectadas, a partir da imagem central. As linhas centrais são mais grossas, tornando-se orgânicas e mais finas conforme nos distanciamos do centro;
- Desenhe linhas do mesmo tamanho da palavra que comportam;
- Use várias cores no seu diagrama, para estimulação visual mas também para codificar e agrupar;
- Desenvolva seu estilo próprio de mapa mental;
- Use ênfase e mostre associações no seu mapa mental;
- Mantenha o diagrama organizado usando uma hierarquia radial, ordenação numérica ou resumos para organizar os seus “galhos”.
Além dessas dicas práticas, existem inúmeros aplicativos que nos ajudam a desenhar mapas mentais.
Ferramentas de mapa mental
Talvez o a ferramenta de mapa mental mais popular seja o Freemind, aplicativo que pode ser baixado gratuitamente por ser software livre.
No âmbito dos produtos comerciais, bons exemplos incluem o Mind Manager (líder do setor) e o Concept Draw Mind Map. Fermentas de diagramação como o Visio também são perfeitamente capazes de gerar mapas mentais. Para os usuários de Mac, o OmniGraffle permite criar mapas mentais belíssimos e funcionais.
Atualmente acompanhamos o surgimento de várias ferramentas web para a criação de mapas mentais. Podemos citar como exemplos o Mindmeister, o Bubbl.us e o Comapping.
Graduada consultora em ERP pela UDESC e pós-graduada em Engenharia de Software pela PUC/PR. Gerente de Projetos com mais de 25 anos de atuação em empresas de médio e grande porte. Possui certificação PMP (Project Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute) e CSM (Certified Scrum Master) pela Scrum Alliance.