Sponsor do Projeto #1: o que é e quais os requisitos?

Sponsor do Projeto - O que é?

Inicio aqui uma série de artigos sobre o sponsor do projeto, sujeito que pode ser essencial para o sucesso do projeto em muitas organizações.

No Brasil, pela forte influência do Guia PMBOK® nas organizações, adotamos o termo Patrocinador (ou sponsor em inglês) com enorme consenso. Até alguns anos atrás, era comum escutarmos o termo Campeão para referenciar o sponsor, ainda usado em algumas organizações.

O que é o Sponsor do Projeto?

O glossário do Guia PMBOK (2008, PMI) o descreve como “A pessoa ou grupo que fornece os recursos financeiros, em dinheiro ou em espécie, para o projeto”.

Essa definição nos remete a função clássica de patrocínio, a mesma definição utilizada para um evento que busca patrocinadores como fonte de recursos financeiros.

Mas na verdade, o sponsor do projeto é muito mais do que isso, e a interpretação crua desta definição pode dificultar o entendimento de quem é realmente o patrocinador do projeto.

A minha definição livre é: o sponsor é uma pessoa com muito interesse pelo projeto, que irá garantir os recursos organizacionais para que seja executado com disponibilidade, poder e influência suficiente para advogar em favor dos propósitos do projeto.

Diferenças entre as definições

As duas definições tem diferenças grandes, veja algumas características dessa última:

  • Muito interesse: a intensidade do interesse influencia a motivação do patrocinador para o projeto. Esta motivação será fundamental para o envolvimento do patrocinador em questões críticas nos momentos adequados.
  • Recursos organizacionais: não é só dinheiro. Projeto precisa de gente, equipamentos, atendimento em áreas de suporte, enfim, dinheiro não resolve tudo, ele precisa garantir que o aparato organizacional trabalhe em favor do projeto e poderá ser acionado caso a equipe do projeto não consiga este acesso sozinha.
  • Disponibilidade: um patrocinador que não possa ser acessado e não tenha o tempo mínimo para empreender ações e prover apoio e mentoring ao projeto não ajuda muito.
  • Poder e influência: O patrocinador não precisa ter ascendência funcional sobre todo o time do projeto, ou principais envolvidos. Mas tem poder e influência para garantir este envolvimento em toda organização. Ou seja, ele pode ser o Diretor da minha área, num projeto que envolve pessoas de outras diretorias, mas ele tem poder e influência para interceder em nome do projeto junto aos outros diretores e diretorias, caso necessário.
Leia também  Definição de escopo: 4 erros que você não pode cometer

Verifique se o seu patrocinador cumpre estes requisitos. Conversar com ele sobre as relações do patrocinador e o projeto pode ajudar no sucesso do projeto e evitar frustrações de expectativas entre todos.

Aprofunde-se ainda mais em gestão de projetos assistindo ao nosso webinar gratuito sobre técnicas de desenvolvimento de cronogramas.

Técnicas de desenvolvimento de cronogramas de projetos

Leia os demais artigos da série:

  1. Sponsor do Projeto: o que é e quais os requisitos?
  2. O que faz o sponsor do projeto?
  3. O que o sponsor do projeto não é
  4. Os diferentes papéis de sponsor e cliente
  5. Conheça os vários tipos de sponsor de projeto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + 8 =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company