Sponsor do Projeto #5: conheça os vários tipos de patrocinadores

Sponsor do Projeto - O que é?

Já falamos sobre o que é, o que faz e o que o sponsor do projeto não faz nos artigos anteriores. Gosto de fazer umas caricaturas didáticas do patrocinador para enfatizar alguns desvios de comportamento nada difíceis de encontrar.

Just Perfect

O patrocinador justo, porém exigente. Aquele que acompanha, endereça situações críticas, ajuda em decisões difíceis e faz mentoring do gerente do projeto. Ainda que justo, saberá se o gerente de projeto não está adequado e promoverá sua substituição se necessário. Influencia positivamente a organização e consegue garantir um ambiente positivo para os resultados esperados.

Agora os desvios…

Patrocinador General

O mandão. Precisa de tudo sob controle, limita extremamente a autonomia e o poder de decisão do gerente de projeto e sua equipe, não por falta de confiança, mas por seu perfil pessoal dominador. Exige respeito da equipe e até mesmo relações mais formais. Adora os puxa-sacos e exige submissão de seus “súditos”.

Patrocinador Hardy

Sempre negativo, reclamando da organização, dos outros líderes, de como eles fazem coisas erradas, como ninguém o entende e a falta de apoia, que precisa fazer tudo sozinho. Diz que o que consegue é por determinação pessoal, uma luta isolada. Enfim… oh dia, oh vida, oh azar. (Desenho animado dos anos 70 chamado Lippy & Hardy).

Patrocinador Professor

Sabe de tudo e quer explicar tudo para você e a equipe, mesmo aquelas coisas sem a menor relevância para aquele seu problema sério e urgente que você quer resolver até o final do dia. Aproveita para lhe recomendar uma imprescindível leitura de dois livros (em inglês e com 570 páginas cada um) e que a resposta estará lá dentro (sabe-se lá onde). Carente de elogios sobre sua imensa inteligência e conhecimento.

Patrocinador Nem aí

O patrocinador que não mexe uma palha para ajudar. Escuta mas não presta atenção. Você fala com ele sobre uma decisão difícil e percebe o olhar distante, a brincadeira com o botão da caneta que entregam ele: “não tô nem aí, se vira”. Normalmente ele não explicita isto, você vai ter de perceber pelo comportamento dele que ele não está comprometido ou interessado. Talvez seja um dia ruim, tente outro dia.

Leia também  Sponsor do Projeto #4: os diferentes papéis de patrocinador e cliente

Patrocinador Louco

 Meio dissimulado, um dia pede uma coisa, no dia seguinte pede algo na direção oposta, sem sequer justificar ou mesmo lembrar do pedido anterior. Faz discursos eloquentes sobre a importância de algumas coisas para o projeto, criando uma assustadora dimensão, que em poucos dias será esquecida. A equipe fica perdida no começo, mas em algum momento entende o estilo dele, que perde rapidamente a credibilidade em novos discursos.

Patrocinador Jabuti

“Jabuti não sobe em árvore, se está lá foi enchente ou mão de gente”, frase popularizada por Ulisses Guimarães e que tem um contexto organizacional e corporativo super moderno. A analogia é com a aquele patrocinador que você não sabe porque está na empresa, muito menos porque é o patrocinador do seu projeto. A parte do projeto a gente consegue influenciar um pouco (com limites muito grandes, no papel de gerente de projeto), mas você também não precisa tentar tirar o jabuti da árvore. Quem o colocou que o tire de lá.

São caricaturas de desvios de perfil, não espero que você classifique seu patrocinador num desses estilos. Na verdade, todos nos assumimos vários destes comportamentos em momentos distintos, quase sempre nocivos ao projeto e a organização. Reflita e se divirta com a classificação, mas faça isto para você mesmo, pode ser muito destrutivo e perigoso rotular alguém com algum destes perfis.

Aprofunde-se ainda mais em gestão de projetos assistindo ao nosso webinar gratuito sobre técnicas de desenvolvimento de cronogramas.

Técnicas de desenvolvimento de cronogramas de projetos

Leia os demais artigos da série:

  1. Sponsor do Projeto: o que é e quais os requisitos?
  2. O que faz o sponsor do projeto?
  3. O que o sponsor do projeto não é
  4. Os diferentes papéis de sponsor e cliente
  5. Conheça os vários tipos de sponsor de projeto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 3 =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company