A Fronteira Eficiente e a gestão de portfólio de projetos

Fronteira Eficiente

É comum vermos empresas aprovando propostas de projetos sem um método ou conjunto de parâmetros bem definidos, apenas priorizando e selecionando uma a uma até chegar ao limite do orçamento.

Dependendo da experiência e conhecimento no negócio dos que participam da aprovação se podem gerar até bons resultados, mas, em sua maioria, o que vemos não são resultados eficientes em termos de mix de projetos. Em outras palavras, não proporcionarão o máximo de valor/benefício com o limite de orçamento disponível.

Estou certo que o leitor está neste momento se questionando se existe um modo bem definido para se alcançar as combinações mais eficientes de projetos de acordo com os limites de orçamento e outras restrições e montar uma carteira “campeã”.

O objetivo deste post, de carácter introdutório, é provar que sim à medida que te apresento o conceito de “Fronteira Eficiente” na gestão de portfólio de projetos.

A Fronteira Eficiente e seu surgimento

Tudo começou no ano de 1952 quando, o vencedor do prêmio Nobel em economia, Harry Markowitz publicou um artigo que este nomeou Portfolio Selection e, no qual definiu a teoria moderna de portfolios (TMP ou MPT de Modern Portfolio Theory).

De acordo com essa teoria, ele concluiu que um portfólio eficiente é aquele que entrega o máximo de retorno com a um determinado nível de risco e, definiu este risco como o desvio padrão do retorno. Logo, seguindo esse raciocínio, enxergou e sugeriu a diversificação de ativos como uma alternativa para reduzir essa variação, ou seja, o risco.

Com o passar do tempo, a teoria foi sendo utilizada amplamente na área financeira e, mais recentemente começou a ser utilizada também na avaliação de investimentos em portfólios de projetos e, desta forma, a ideia de otimização na seleção de projetos para portfólios foi herdada sob o nome de “Fronteira Eficiente”.

O Conceito de Fronteira Eficiente na Gestão de Portfólio de Projetos

Baseado nesse conceito de “Fronteira Eficiente”, um modelo gráfico para melhor avaliação no momento da seleção de projetos foi criado e nele podemos visualizar uma curva derivada das possíveis combinações eficientes entre custo e retorno (na abordagem relativa a projetos, geralmente o fator risco é substituído pelo fator custo).

Leia também  A importância do planejamento estratégico na gestão de projetos

Desta forma, em um gráfico relativamente simples, conseguimos, além de visualizar as opções eficientes, analisar o retorno possível a ser alcançado por cada incremento de custo.

Vamos a um exemplo prático!

Curva de Fronteira Eficiente
Figura 1 – Exemplo de curva de Fronteira Eficiente

Observando o exemplo acima (figura 1) podemos ver cada combinação eficiente de propostas de projetos, representadas por pontos (desenhando uma curva), produzindo um % de retorno para um custo específico.

Em outras palavras, cada uma destas combinações na curva são as melhores em geração de retorno para cada nível de custo e, sendo assim e tendo em mente um limite de orçamento de $100M, poderíamos encontrar facilmente a opção de gastar $88M, que produz aproximadamente 81% do retorno possível.

Outro ponto importante a ser notado é que a relação entre o custo e o % de retorno gerado não é o mesmo para cada incremento de custo (por este motivo forma uma curva).

Desta forma, após a opção de $88M, o retorno gerado por cada incremento de custo começa e cair e, para alcançar os 19% restantes de retorno possível, seriam necessários aproximadamente $132M adicionais!

Evidentemente pode ser válido investir as centenas de milhões adicionais se a empresa quiser e/ou necessitar alcançar o máximo de retorno, mas, provavelmente se iniciará um debate sobre se 19% de retorno adicional vale realmente a pena.

melhores indicadores projeto

Referências bibliográficas utilizadas no post:

Mastering Project Portfolio Management: A Systems Approach to Achieving Strategic Objectives by Michael J. Bible and Susan S. Bivins  – J. Ross Publishing © 2011

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + cinco =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company