A Fronteira Eficiente e a gestão de portfólio de projetos

Fronteira Eficiente

É comum vermos empresas aprovando propostas de projetos sem um método ou conjunto de parâmetros bem definidos, apenas priorizando e selecionando uma a uma até chegar ao limite do orçamento.

Dependendo da experiência e conhecimento no negócio dos que participam da aprovação se podem gerar até bons resultados, mas, em sua maioria, o que vemos não são resultados eficientes em termos de mix de projetos. Em outras palavras, não proporcionarão o máximo de valor/benefício com o limite de orçamento disponível.

Estou certo que o leitor está neste momento se questionando se existe um modo bem definido para se alcançar as combinações mais eficientes de projetos de acordo com os limites de orçamento e outras restrições e montar uma carteira “campeã”.

O objetivo deste post, de carácter introdutório, é provar que sim à medida que te apresento o conceito de “Fronteira Eficiente” na gestão de portfólio de projetos.

A Fronteira Eficiente e seu surgimento

Tudo começou no ano de 1952 quando, o vencedor do prêmio Nobel em economia, Harry Markowitz publicou um artigo nomeado Portfolio Selection, no qual definiu a teoria moderna de portfólios (TMP ou MPT de Modern Portfolio Theory).

De acordo com essa teoria, ele concluiu que um portfólio eficiente é aquele que entrega o máximo de retorno com um determinado nível de risco, e definiu esse risco como o desvio padrão do retorno.

Logo, seguindo esse raciocínio, enxergou e sugeriu a diversificação de ativos como uma alternativa para reduzir essa variação, ou seja, o risco.

Com o passar do tempo, a teoria foi sendo utilizada amplamente na área financeira e, mais recentemente começou a ser utilizada também na avaliação de investimentos em portfólios de projetos. Desta forma, a ideia de otimização na seleção de projetos para portfólios foi herdada sob o nome de “Fronteira Eficiente”.

O Conceito de Fronteira Eficiente na Gestão de Portfólio de Projetos

Baseado nesse conceito de “Fronteira Eficiente”, um modelo gráfico para melhor avaliação no momento da seleção de projetos foi criado e nele podemos visualizar uma curva derivada das possíveis combinações eficientes entre custo e retorno (na abordagem relativa a projetos, geralmente o fator risco é substituído pelo fator custo).

Leia também  Dificuldades na implantação de um Software de Gerenciamento de Projetos

Desta forma, em um gráfico relativamente simples, conseguimos, além de visualizar as opções eficientes, analisar o retorno possível a ser alcançado por cada incremento de custo.

Vamos a um exemplo prático:

Curva de Fronteira Eficiente
Figura 1 – Exemplo de curva de Fronteira Eficiente

Observando o exemplo acima podemos ver cada combinação eficiente de propostas de projetos, representadas por pontos (desenhando uma curva), produzindo um % de retorno para um custo específico.

Em outras palavras, cada uma destas combinações na curva são as melhores em geração de retorno para cada nível de custo e, sendo assim, tendo em mente um limite de orçamento de $100M, poderíamos encontrar facilmente a opção de gastar $88M, que produz aproximadamente 81% do retorno possível.

Outro ponto importante a ser notado é que a relação entre o custo e o % de retorno gerado não é o mesmo para cada incremento de custo (por este motivo forma uma curva).

Desta forma, após a opção de $88M, o retorno gerado por cada incremento de custo começa e cair e, para alcançar os 19% restantes de retorno possível, seriam necessários aproximadamente $132M adicionais!

Evidentemente pode ser válido investir as centenas de milhões adicionais se a empresa quiser e/ou necessitar alcançar o máximo de retorno, mas, provavelmente se iniciará um debate sobre se 19% de retorno adicional vale realmente a pena.

Priorização de Portfólio de Projetos com Foco em Resultados - CTA

Referências bibliográficas utilizadas no post:

Mastering Project Portfolio Management: A Systems Approach to Achieving Strategic Objectives by Michael J. Bible and Susan S. Bivins  – J. Ross Publishing © 2011

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + cinco =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company