MS Project 2010 – Apresentando o percentual concluído/planejado do projeto

MS Project - Percentual Concluído

Desde o primeiro curso que ministrei de Microsoft Project em 1995, deparei-me várioa vezes com necessidades de visualizar o percentual concluído versus o realizado de diferentes formas.

Indiscutivelmente, o software evoluiu muito ao logo destes anos, transformando-se em uma ferramenta corporativa e benchmarking para a concorrência. Ainda assim, continua comum a dúvida de como visualizar o percentual planejado das atividades ou do projeto considerando uma determinada data de referência.

Por exemplo: qual o percentual planejado de conclusão de um projeto para o dia 31/12 de um determinado ano?

O software possui três campos de percentual concluído (progresso): % da duração, % do trabalho e o % físico, mas não possui um campo que apresente o percentual planejado de conclusão e que sirva de parâmetro de comparação.

Vamos ao que interessa: com um campo personalizado, um construtor de fórmulas e um “sábado à noite sem namoro” é possível configurar o Project para conseguir essa informação. A ideia é apresentar uma solução que mostrará o percentual planejado utilizando uma data de referência a ser especificado pelo usuário.

Veja como fazer:

1) Criar um Campo Personalizado

 O campo personalizado pode ser criado na Barra de Opções do Menu Projeto, na opção Campos Personalizados:

 

Deve-se escolher o campo do tipo “texto” (trata-se apenas da formatação final do campo) e alterar o nome do campo para algo mais intuitivo:

 

 

    2) Criar uma fórmula para este campo criado

 

 

Podemos discutir mais de uma possibilidade de fórmula para este caso, mas costumo usar a opção abaixo (basta “copiar e colar”):

 Int(IIf([Data de status]>[Término Estimado da Linha de Base];100;IIf([Data de status]<[Início Estimado da Linha de Base];0;ProjDateDiff([Início Estimado da Linha de Base];[Data de status])/ProjDurValue([Duração Estimada da Linha de Base])*100))) & “%”

 Após este passo é só parametrizar para que as tarefas resumo também utilizem esta fórmula e salvar.

3) Parametrizar a “Data de Status”

A data de status também pode ser configurada na Barra de Opções do Menu Projeto, na opção “Informações do Projeto”.

Leia também  EAP em projetos: O que é? Como utilizar?

 

 

4) Mostrar a informação

Para tanto basta incluir a coluna recém-criada.

Agora fica fácil comparar o % planejado com o percentual realizado até a data de hoje, por exemplo. E fica a dica: para usuários avançados, o Editor de Fórmulas é uma ferramenta muito rica em possibilidades.

Aperfeiçoe-se ainda mais! Baixe nosso e -book sobre dicas de MS Project 2013:

ebook dicas ms project

 

Andreia Justo

Sócia consultora da Euax, consultora em ERP pela UDESC, pós-graduada em Engenharia de Software pela PUC/PR. Possui ampla experiência em gestão de processos e é certificada CBPP pela ABPMP (The Association of Business Process Management International).

31 thoughts on “MS Project 2010 – Apresentando o percentual concluído/planejado do projeto

  1. E quanto ao % de trabalho previsto concluído? O % de duração prevista não representa o esforço previsto para o período, temos alguma novidade?

    1. Oi Kaio, essa fórmula para “% Planejado” é para comparar com o campo “% Realizado” que é o mais comumente utilizado no Project e dependendo do tipo da tarefa, a “% duração prevista” considera sim o esforço previsto e realizado. Se esse cálculo não for adequado aos seus projetos, sugiro utilizar a Análise de Valor Agregado e utilize o campo “Método do Valor Agregado” para definir se, para cada tarefa, utilizará a % Concluída ou a % Física Concluída para o cálculo do valor agregado (COTR). Espero ter ajudado.

  2. E quanto ao % de trabalho previsto concluído? O % de duração prevista não representa o esforço previsto para o período, temos alguma novidade?

    1. Oi Kaio, essa fórmula para “% Planejado” é para comparar com o campo “% Realizado” que é o mais comumente utilizado no Project e dependendo do tipo da tarefa, a “% duração prevista” considera sim o esforço previsto e realizado. Se esse cálculo não for adequado aos seus projetos, sugiro utilizar a Análise de Valor Agregado e utilize o campo “Método do Valor Agregado” para definir se, para cada tarefa, utilizará a % Concluída ou a % Física Concluída para o cálculo do valor agregado (COTR). Espero ter ajudado.

  3. Ótima dica. Fiz e funcionou perfeitamente. Só tem um detalhe que não sei se é possível fazer. Essa fórmula não informa o percentual planejado consolidado. Informa apenas o percentual planejado por atividade.
    Sabe me dizer como eu consigo fazer essa consolidação?
    Desde já agradeço.
    Marcio

    1. Oi Márcio, pela sua pergunta parece que faltou parametrizar para que as tarefas resumo também utilizem esta fórmula antes de salvar o campo calculado. Edite o Campo Calculado novamente e na sessão: “Cálculo das linhas de resumo e de grupo” selecione a opção “Usar fórmula”. Deve funcionar.

  4. Ótima dica. Fiz e funcionou perfeitamente. Só tem um detalhe que não sei se é possível fazer. Essa fórmula não informa o percentual planejado consolidado. Informa apenas o percentual planejado por atividade.
    Sabe me dizer como eu consigo fazer essa consolidação?
    Desde já agradeço.
    Marcio

    1. Oi Márcio, pela sua pergunta parece que faltou parametrizar para que as tarefas resumo também utilizem esta fórmula antes de salvar o campo calculado. Edite o Campo Calculado novamente e na sessão: “Cálculo das linhas de resumo e de grupo” selecione a opção “Usar fórmula”. Deve funcionar.

    1. Bom dia, Adalberto,
      A “% física concluída” já é um campo existente no MS Project, assim para mostrá-la em seu cronograma, basta clicar no título de uma coluna com botão direito e selecionar “Inserir coluna” e escolher o campo “% física concluída”. Esse campo é entrado manualmente para cada atividade e o MS Project calcula-o para as macro-tarefas. Se você não está entrando manualmente a % física concluída, você pode opcionalmente utilizar o campo “% trabalho concluído” que pode ser entrado manualmente ou calculado pelo MS Project baseado no trabalho realizado.

    1. Bom dia, Adalberto,
      A “% física concluída” já é um campo existente no MS Project, assim para mostrá-la em seu cronograma, basta clicar no título de uma coluna com botão direito e selecionar “Inserir coluna” e escolher o campo “% física concluída”. Esse campo é entrado manualmente para cada atividade e o MS Project calcula-o para as macro-tarefas. Se você não está entrando manualmente a % física concluída, você pode opcionalmente utilizar o campo “% trabalho concluído” que pode ser entrado manualmente ou calculado pelo MS Project baseado no trabalho realizado.

  5. Boa tarde. Para mim, a fórmula está apresentando erro na primeira aspas do final, antes do sinal de percentual: “%”

    1. Oi Sydney, dependendo do browser ou da versão do MS-Project às vezes dá erro ao copiar a fórmula. Tente utilizar ‘ no lugar de ” assim: & ‘%’
      ou tente redigitar a última parte: & “%” que deve funcionar.

  6. Boa tarde. Para mim, a fórmula está apresentando erro na primeira aspas do final, antes do sinal de percentual: “%”

    1. Oi Sydney, dependendo do browser ou da versão do MS-Project às vezes dá erro ao copiar a fórmula. Tente utilizar ‘ no lugar de “ assim: & ‘%’
      ou tente redigitar a última parte: & “%” que deve funcionar.

  7. Fantástico texto ! Funcionou perfeitamente. Deu trabalho para fazer aceitar a fórmula copiada, mas digitar o campo “&”, funcionou, vai entender. As tarefas resumo estão corretas. Obrigada pela ajuda.

  8. Fantástico texto ! Funcionou perfeitamente. Deu trabalho para fazer aceitar a fórmula copiada, mas digitar o campo “&”, funcionou, vai entender. As tarefas resumo estão corretas. Obrigada pela ajuda.

  9. Olá, já criei o campo personalizado para o % concluído planejado, porém preciso agora que este campo apareça nas opções de relatório do project , para que eu possa plotar a curva S do % concluído real acumulado e este %. concluído previsto acumulado.

    Pode me ajudar nesse sentido?

    1. Bom dia Hugo, para usar campos personalizados em relatório, você vai precisar fazer um relatório personalizado. Sobre o uso de valor agregado e Curva S, sugiro consultar o tópico “Análise de valor agregado” no MS Project. É bem instrutivo.

  10. Olá, já criei o campo personalizado para o % concluído planejado, porém preciso agora que este campo apareça nas opções de relatório do project , para que eu possa plotar a curva S do % concluído real acumulado e este %. concluído previsto acumulado.

    Pode me ajudar nesse sentido?

    1. Bom dia Hugo, para usar campos personalizados em relatório, você vai precisar fazer um relatório personalizado. Sobre o uso de valor agregado e Curva S, sugiro consultar o tópico “Análise de valor agregado” no MS Project. É bem instrutivo.

  11. Olá, muito obrigado pelas informações. Entretanto, não estou conseguindo obter o cálculo correto dos percentuais planejados. Copiei a fórmula acima, porém todos os resultados são iguais a Zero%. Alguma dica?

  12. Gostaria de saber como faço para colocar uma outro campo com sinalizador de % Previsto – % Concluido, por exemplo farol amarelo se a % estiver dentro do planejado (66% x 66%), farol vermelho se estiver abaixo do planejado (66% x 60%) e farol verde se estiver acima do planejado… Já tentei algumas fórmulas sem sucesso…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 5 =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company