Você é do time de Gestão de Projetos Ágil ou do time Cascata?

Você-é-do-time-de-Gestão-de-Projetos-Ágil-ou-do-time-Cascata

Última atualização em 20/12/2021

No gerenciamento de projetos alinhado ao seu conhecimento e habilidades existem diversas técnicas, metodologias e seus artefatos que podem ser utilizados em seu auxílio na gestão e direcionamentos, basicamente separo hoje as técnicas de Gestão de Projetos Ágil e as de Cascata, sendo estas as formas mais conhecidas de se compreender pelas suas diferenças. Enquanto a Gestão de Projetos Ágil prevalece como um foco em entrega a Cascata tem como maior foco o planejamento, e então, qual utilizar?

Gestão de Projetos Ágil ou Cascata?

Essa é uma dúvida até que bastante comum, sempre há perguntas com o questionamento de qual técnica é a melhor para se gerenciar um projeto, isso é algo que pode ser respondido facilmente, e a melhor resposta como sempre é: nenhuma delas, a melhor técnica ou forma quem determinará poderá ser a empresa, em como a mesma costuma implantar seus projetos.

Há empresas com características de Gestão de Projetos Ágil e outras não, uma empresa pode simplesmente não se adaptar a outra forma, também consideramos o perfil dos gerentes de projeto.

Implantar uma nova forma de trabalho (que neste caso estamos falando de gerir seus projetos) já é algo difícil, imagine mudar a sua forma de gerenciamento, seria ainda mais complexo.

E como dito, a palavra é complexo e não impossível, nada que não possa ser modificado para se adequar a novas práticas que possam surgir, basta que seja planejado as mudanças e adaptar os ajustes necessários, ou seja, implantaríamos um projeto para modificar novos processos de gestão de projetos.

Quando comparamos estas duas formas de gerenciamento, encontramos na Gestão de Projetos Ágil suas metodologias de entregas em pedaços prevalecendo um menor tempo de espera para o cliente, e projetos do tipo Cascata, onde o seu maior foco é no planejamento e buscando definir a maior quantidade de informações sobre o escopo do produto e do projeto o quanto antes e assim trabalhando para se buscar uma garantia maior na qualidade esperada,  alinhando previamente o que será entregue como produto final.

Temos vantagens e desvantagens nos dois lados, pois enquanto na Gestão de Projetos Ágil a expectativa na entrega para o cliente é diminuída devido ao seu produto ser entregue em curtos Sprints, no Cascata o cliente poderá esperar um tempo maior para ver o resultado, mas por outro lado, poderá ter um maior conhecimento do projeto através de seus planos, riscos e custos por exemplo.

Na Gestão de Projetos Ágil o conhecimento sobre o projeto é aos poucos, e devido ao menor foco nestes controles, o conhecimento dos seus custos e data final do projeto, geralmente só irá ser definida próximo ao seu encerramento.

Quando se está conhecendo os conceitos de gerenciamento de projetos e especificamente estudando boas práticas de gestão, sejam elas as fornecidas pelo PMI (Project Management Institute) ou outras fontes ágeis e se começa a aplica-las em seus projetos você não pode cair no erro de pensar que uma seria melhor do que a outra e assim não despertar o interesse em outras práticas.

O que vejo é que podemos agregar todas.

Por que não planejar bem seu projeto, definir seus miletones, realizar as reuniões diárias Daily para que a equipe do projeto expresse os possíveis impedimentos, as atividades que foram feitas no dia anterior e a sua programação do dia? E porque não ter também um Kanban, onde ao invés de conter as atividades de um Product Backlog conter as tarefas do projeto, porque não?

Sou a favor de um bom gerenciamento dos projetos, seja por qual metodologia ou boa prática utilizada, mas que se tenha uma organização na sua condução, com processos e papéis bem definidos, um bom plano de comunicação e dentre as demais ferramentas que conhecemos.

Elas foram criadas para serem utilizadas, basta que saibamos encaixar as peças em nosso jogo de entregas e assim produzir um resultado cada vez mais eficiente. Buscando e caminhando sempre lado a lado para uma melhoria em seus processos e projetos.

Gestao-de-projetos-agil-tradicional-e-hibrida-CTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson