Você gerencia os riscos dos seus projetos ou eles gerenciam você?

riscos

Em nossa vida gerenciar riscos é algo que fazemos cotidianamente, se imaginamos que poderá chover procuramos levar conosco um guarda-chuva, na estrada usamos o cinto de segurança para buscar segurança ou mesmo quando nos vacinamos contra uma doença que esteja mais ativa em determinado momento.

Assim devemos fazer em nossos projetos, compreender o que pode acontecer e tentarmos minimizar ou detê-los, ou mesmo, incentiva-los caso sejam positivos. Iremos entender como gerenciar os riscos em seus projetos e não que eles te gerenciem fazendo que você trabalhe apagando incêndios.

O que é risco?

Risco em sua definição é um evento ou uma condição incerta que, se ocorrer, tem um efeito em pelo menos um objetivo do projeto.

Devemos lembrar que riscos podem ocorrer causando impactos negativos e positivos, tratando-se de ameaças ou oportunidades, respectivamente. Riscos são incertezas presente em todos os projetos e podem ser identificados em qualquer umas das áreas de conhecimento.

Gestão de Riscos em Projetos

A Gestão de Riscos possui três componentes básicos:

EVENTO (as incertezas)

PROBABILIDADE

IMPACTOS decorrentes do evento.

Gerenciar os riscos de uma forma eficiente irá possibilitar uma maior segurança na gestão do projeto, diminuindo fatos inesperados que causem impactos em prazos, custos, qualidade do projeto ou outro indicador.

Os riscos podem ser descritos como conhecidos ou desconhecidos, sendo aqueles que de forma proativa podemos identificá-los e aqueles onde não conseguimos identificar, talvez por ser um evento distante da sua percepção ou algo que talvez não se imaginasse que pudesse acontecer.

Vamos então identificar os riscos?

Identificação de riscos em projetos

A identificação dos riscos já ocorre no início do projeto e tendo seu monitoramento durante todo o ciclo, sendo um processo iterativo.

Riscos iniciais são facilmente identificados e de forma macro serão descritos no termo de abertura, outros serão conhecidos durante a execução ou através das mudanças pois elas podem gerar novos riscos.

Na identificação podemos utilizar algumas fontes: ler documentos do projeto buscando evidências de incertezas, durante entrevistas com as partes interessadas, na definição de escopo também poderão surgir muitos, consultar especialistas ajuda bastante assim como as documentações de lições aprendidas.

Leia também  A importância do planejamento estratégico na gestão de projetos

Uma ferramenta também utilizada para análises e levantamentos de riscos é a utilização da SWOT, que está presente no PMBOK como uma de suas técnicas, analisando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, nos ambientes internos e externos da organização.

Os riscos podem ser analisados de duas formas: qualitativa e quantitativamente.

Qualitativamente

Qualitativamente é quando a identificando da priorização é feita de forma subjetiva para a probabilidade e impacto.

Geralmente são comuns utilizar classificações do tipo: Muito Baixa, Baixa, Média, Alta ou Muito Alta.

Quantitativamente

Já a análise quantitativa é realizada de forma numérica determinando o quanto irá custar monetariamente caso o mesmo ocorra.

Não se esqueça de planejar as respostas para estes riscos, definindo para cada um uma estratégia. A boa prática nos traz as seguintes estratégias: Evitar, Transferir, Mitigar e Aceitar. Ou Explorar, Compartilhar, Melhorar e Aceitar para riscos positivos.

Essas incertezas são maiores durante o início do projeto e naturalmente vão diminuindo conforme a sua execução, mas lembre-se que em todos os projetos existem incertezas, pois o projeto entrega um produto ou serviço baseado em probabilidades e que sempre deverá existir um responsável para cada risco.

O que determinará a priorização dos riscos serão as análises de probabilidade e impactos e isso não é uma tarefa simples, é uma atividade que deve ser realizada e alinhada com todas as partes interessadas.

identificação de riscos em projetos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 1 =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company