O que as empresas buscam em um gerente de projetos?

O-que-as-empresas-buscam-em-um-gerente-de-projetos

Última atualização em 15/02/2024

Com o crescimento da área de TI no Brasil, aumenta a demanda das empresas por bons gerentes de projetos. Saber trabalhar em equipe, lidar com conflitos, ser organizado e comprometido: essas são apenas algumas das qualidades desejadas nesses profissionais. Além das habilidades pessoais, o gerente de projetos também precisa ser capacitado e não ter medo de novos desafios!

7 características que as empresas buscam em um gerente de projetos

1) Capacidade de liderança

Essa é a principal habilidade que um gerente de projetos deve ter. Não adianta ser um profissional qualificado: é preciso saber liderar a equipe, motivando-a e ajudando-a a crescer, valorizando o trabalho de todos e garantindo o sucesso do negócio.

2) Boa comunicação e proatividade

Um bom gerente de projetos jamais deve esperar que os problemas aconteçam: ele deve trabalhar sempre de forma a evitá-los. Para chegar nesse nível de excelência, é importante que o profissional saiba se comunicar, tanto com a sua equipe de trabalho quanto com os clientes e, principalmente, com os usuários. Comunicar-se de forma eficiente com cada um deles é um grande diferencial.

3) Excelência como gerente de projetos

Para se tornar um bom gerente de projetos, é preciso que o profissional tenha a capacidade de resolver problemas complexos, tanto individualmente quanto em equipe. Ele também deve saber lidar com prazos, e saber mostrar a sua visão de forma clara e objetiva para o cliente e para todos os envolvidos no projeto.

Uma forma de comprovar sua excelência é buscando certificações em gerenciamento de projetos.

4) Habilidade de dar feedback

É de extrema importância que o gerente de projetos saiba dar feedback. Em algumas empresas de TI, as tarefas de cada colaborador são formalizadas para que o responsável possa verificar o cumprimento dos prazos e fazer a avaliação do trabalho de cada profissional.

É aí que entra o feedback, para sinalizar quando o funcionário fez algo certo, para que ele possa continuar realizando seu trabalho com excelência, ou para ajudá-lo a desenvolver determinadas habilidades. O bom gerente sabe como lidar com essa situação de forma a nunca menosprezar um membro de sua equipe, mas sim incentivá-lo a ser sempre melhor.

E-book Gestão de Projetos

5) Capacidade de organização

Quem deseja ser um gerente de projetos e ter sucesso em sua carreira precisa, necessariamente, ser uma pessoa organizada. Suas pastas precisam ser estruturadas, suas reuniões devem acontecer na hora marcada e as atas devem ser divulgadas em tempo hábil. Se um profissional não souber gerenciar a si mesmo, dificilmente será um gestor de projetos eficiente.

6) Capacidade de inovação

A inovação é uma habilidade que todo bom gerente de projetos precisa desenvolver. Ela permeia várias áreas do trabalho, sendo importante na procura por novas soluções, mas também no reconhecimento de oportunidades de formar parcerias benéficas, no desenvolvimento de projetos criativos e, principalmente, na busca por novas formas de trabalho. Tudo isso faz com que o profissional se destaque na empresa.

Se você quiser saber mais sobre inovação e transformação digital na gestão de projetos, confira esse texto sobre PMO (Escritório de Projetos) na era Transformação Digital, da Simply.

7) Vontade de estudar

É preciso sempre se atualizar, principalmente no mercado de TI, que muda de forma constante. O bom gerente de projetos deve sempre buscar cursos específicos de gerenciamento de projetos, palestras e cursos de especializações para aumentar seu conhecimento.

Todas essas habilidades e características podem levar o profissional ao topo, com o devido reconhecimento e altos salários. Se você quer ser um gerente de projetos de TI, invista em desenvolver ou aprimorar essas qualidades, e garanta o sucesso da sua carreira.

Agora que você já sabe quais as principais características de um bom gestor de projetos, assista ao webinar gratuito e aprenda ainda mais sobre as como o líder pode facilitar ou acabar com a inovação

CTA-Líderes-Destruidores-Como-o-Líder-Pode-Facilitar-ou-Acabar-com-a-Inovação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson