Gestão de Portfólio de Projetos: Entenda a importância de se analisar como um todo

Gestão de Portfólio de Projetos
Quando supervisores centralizam a administração de métodos, tecnologias e processos para analisar coletivamente os planos da empresa, eles estão praticando uma gerência conhecida como gestão de portfólio de projetos. Nesse modelo, a sistematização das informações é ligada aos objetivos estratégicos do empreendimento. Quer saber mais sobre esse assunto? Então leia este post e descubra a importância da gestão de portfólio de projetos para os negócios:

 

A relevância da gestão de portfólio de projetos

A gestão de portfólio de projetos é relevante para as empresas por um simples motivo: ela ajuda gestores a visualizarem e analisarem os projetos como um todo. Assim fica mais fácil controlar e direcionar cada plano organizacional para que eles continuem como um bom exemplo de práticas de administração.

 

Os benefícios desse modelo

Os analistas, gestores e donos de negócio que trabalham com a gestão de portfólio de projetos têm a possibilidade de projetar de maneira mais segura o futuro da corporação. Isso eleva o valor do negócio e consolida a marca. Além disso, existem outros benefícios desse modelo: a redução de custos, a elevação da satisfação de clientes e, consequentemente, o crescimento dos lucros.

Se eficientes na gestão de portfólio de projetos, as organizações que adotam essa prática alcançam e podem até mesmo ultrapassar o retorno do investimento (ROI) que fizeram!

O acesso a informações relevantes para a administração assertiva é uma das principais vantagens da aplicação da gestão de portfólio de projetos no dia a dia das empresas. Com dados que envolvem os planos operacional e estratégico da companhia em mãos, os gestores são capazes de enxergar contextos, minimizar incertezas e sistematizar decisões importantes para a corporação com mais segurança.

 

Ferramentas de medição

Uma das ferramentas mais eficientes para quantificar os índices da gestão de portfólio é o chamado Valor Comercial Esperado (VCE). Esse método permite visualizar o valor de cada projeto e levar em consideração questões importantes, como a restrição financeira do empreendimento e os riscos envolvidos em cada projeto. O cálculo do VCE é realizado por meio de uma equação que envolve o Valor Presente Líquido (VPN) — o custo de desenvolvimento e de comercialização comparado com a probabilidade de sucesso comercial e técnico.

Outra ferramenta para medir a gestão de portfólios é o modelo de notas. A partir dele, os projetos são pontuados de acordo com critérios pré-definidos de acordo com as melhores práticas da empresa. Dentro desse critério, são analisadas a demanda do mercado, a questão técnica, a vantagem do produto e a relação custo-benefício. Com base nesses fatores, estudados em conjunto,a gestão de portfólio determina e classifica a viabilidade da execução de cada projeto.

De maneira geral, a gestão de portfólio de projetos busca acompanhar os processos de uma empresa em conjunto e tem, basicamente, três benefícios para o sucesso da organização: simplificação das tomadas de decisão, aumento da eficiência dos planos e suporte ao crescimento corporativo.

 

Agora que você conhece a importância desse modelo administrativo, ficou interessado em implantá-lo na sua empresa? Então conheça o curso de gestão de portfólio de projetos da EUAX para não errar no gerenciamento do seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + onze =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company