A Revolução Digital e seus impactos no mercado de trabalho

revolução digital

Cloud Computing, Mobile Devices, Redes Sociais, Internet das Coisas (IoT), Big Data, são apenas algumas das novas tecnologias oriundas da revolução digital que a cada dia tornam a quantidade de informações disponíveis no mundo maiores e mais abrangentes.

A tecnologia evolui de forma exponencial, causando uma verdadeira revolução digital e fazendo com que toda a evolução anterior seja superada de forma excepcionalmente rápida.

Revolução Digital e Impacto no Mercado de Trabalho

Há menos de 15 anos não existiam Tablets, MP3 Players e Smartphones. A telefonia digital estava engatinhando e a Internet estava disponível apenas para um pequeno número de pessoas e a uma velocidade impensável para os dias atuais.

A maior parte dos computadores que eram considerados top de linha possuíam uma capacidade de processamento e armazenamento inferior ao de um smartphone atual.

Toda essa tecnologia, essa revolução digital, altera a forma como os consumidores e mercados se comportam. Assim como também exige uma adaptação contínua das empresas em seu modelo de negócio a fim de não perder espaço para os concorrentes.

Estima-se que ao longo dos próximos anos mais de 50% das empresas tradicionais (incluindo gigantes) irão desaparecer.

Recentemente, assisti a um vídeo de Gert Leonhardt e ele apresenta neste contexto o que aconteceu com a indústria da música. Houve uma perda de 71% nas receitas das grandes gravadoras nos últimos 15 anos em virtude da digitalização e das mudanças nos modelos de negócio.

Em compensação, para quem percebeu essa revolução digital e se adaptou a esta nova realidade, a previsão para ganhos com streaming de músicas é gigante. Apple Store, Spotify e Deezer são apenas alguns dos modelos de negócio que foram reinventados a partir destas mudanças.

planejamento estratégico no mundo digital

Um mar de informações

Atualmente, menos de 1% das informações que são geradas digitalmente todos os dias transformam-se em ativos e benefícios para os negócios. E este cenário está prestes a mudar.

Com a evolução da quantidade de processamento e informações que os computadores atuais conseguem gerar e analisar, está cada vez mais claro que estas informações estão prestes a fazer parte da rotina de negócios das empresas.

Leia também  Canvas: conheça essa metodologia de inovação e sua relação com o Design Thinking

Imagine, por exemplo, um médico com um dispositivo móvel na frente de um paciente com um tipo de doença rara e que tenha acesso de forma rápida e fácil à pesquisas e a outros 150.000 casos idênticos ao que ele está tratando. Quais os tratamentos foram bem-sucedidos, quais não geraram o resultado esperado. Isso tudo em questão de segundos.

Ou ainda, uma empresa de advocacia com seu batalhão de estagiários para procurar casos parecidos e jurisprudências. Que tal um assistente de advogado que já procure automaticamente tudo, sintetize e envie ao profissional todos os dados já analisados?

Impactos no mercado de trabalho

Mas que impacto isto traz no mercado de trabalho, afinal de contas? Novas profissões e postos que ainda não existem devem ser criados, e posições tradicionais como contadores, assistentes legais, analistas financeiros tendem a desaparecer por poderem ser automatizadas e substituídas por sistemas e processamentos digitais.

Isto porque tudo o que puder ser automatizado será automatizado. E isto fará com que tudo o que não possa ser automatizado se torne extremamente valioso. É em busca deste tipo de profissional que as empresas irão atrás. Profissionais criativos, com ideias que possam alterar os modelos de negócio e desenvolver novas formas de relacionamento com os clientes.  E este, certamente é um caminho sem volta.

Assista ao nosso webinar sobre como criar uma cultura de inovação na sua organização e incentive seus colaboradores a buscar sempre o novo, de forma que sua empresa não fique para trás na revolução digital.

cultura de inovação

 

Rafael Correa

Sócio diretor da Euax, graduado em Economia pela Univille, possui mais de 16 anos de experiência em projetos de desenvolvimento e implantação de software. É certificado PMP, ITIL Foundation e Lean IT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + doze =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company