Elementos de BPMN: o que são Swimlanes, Pools e Lanes?

Elementos-de-BPMN-o-que-são-Swimlanes-Pools-e-Lanes

Última atualização em 18/05/2020

No processo de representação de processos de negócios por meio da notação BPMN (Business Process Modeling Notation), o conceito de Swimlanes, bem como os de Pool (piscina) e de Lanes (raias de piscina), são importantíssimos para uma correta identificação de como um determinado processo é executado e de quem são os responsáveis por suas tarefas.

Por isso, no post de hoje, vamos explicar o que são as Swimlanes, Pools e Lanes e, também, como elas devem ser usadas na diagramação dos processos e quando você deve utilizar uma Lane ou Pool em seus diagramas. Vamos lá?

O que são Swimlanes?

Swimlanes são utilizadas para definir o escopo de cada processo de negócio na forma de um diagrama, possibilitando a identificação dos responsáveis por realizar cada atividade.

A estrutura de seus elementos é muito semelhante ao de uma piscina (Pool), onde cada nadador precisa respeitar sua raia (Lane) para que uma competição não seja prejudicada. Por isso, em BPM, compreender as Pools e Lanes no processo é fundamental.

A Pool é um contêiner de determinado processo de negócio. Você deve utilizar apenas um processo dentro de uma Pool e, caso ele dependa de outros processos, isso deve ser indicado em uma nova Pool.

Como funcionam as Pools e Lanes?

Por exemplo: se sua empresa terceiriza a contratação de funcionários para uma agência de seleção e recrutamento, o processo completo de contratação dependerá de uma empresa terceira; logo, você poderá diagramar quais etapas são realizadas pelo time de Recursos Humanos — descrição da vaga, validação com o gestor da área, comunicação com a equipe da empresa terceirizada e, depois da comunicação, a empresa realizará seus processos e, em algum momento, devolverá alguns candidatos para serem entrevistados, avaliados e contratados — e indicar que um processo paralelo será realizado pela agência.

Nesse caso, teríamos uma Pool mostrando o processo de contratação em sua empresa e outra Pool indicando que existe outro processo realizado pela agência terceirizada que, depois, se conecta novamente ao de sua empresa. Aqui, a Pool da agência de contratação não precisa ter seu processo estruturado e revelado, sendo chamada de Pool Black Box por não descrever o processo.

CTA-7-passos-para-estruturar-os-processos-da-sua-empresa-taxonomia-de-processos

Já as Lanes são subdivisões para determinar quem são os responsáveis pelas tarefas dispostas naquela parte da Pool. Os responsáveis pelas Lanes podem ser pessoas específicas ou departamentos.

Como utilizar a Pool e as Lanes em BPM?

Já indicamos que cada processo deve ser contido apenas em uma Pool e, caso necessite de algum processo paralelo que depois se interconecte com o anterior para que este chegue ao seu fim, conectores devem indicar o novo processo em uma Pool separada. Já as Lanes podem ser criadas sempre que determinada tarefa precise ser realizada por uma pessoa ou área determinada.

Voltando ao exemplo do tópico anterior, determinar a abertura de uma vaga pode ser responsabilidade de um gestor da empresa — quase sempre o de operações. Isso pode estar em uma Lane, já que traçar o descritivo da vaga e publicar anúncios são responsabilidades do RH da empresa e, portanto, essas tarefas estariam em outra Lane.

As Pools devem receber o mesmo nome que os processos que comportam; já as Lanes devem indicar o nome dos responsáveis pelas atividades que contem. Ambas podem ser representadas horizontal ou verticalmente, sendo o mais comum sua notação na horizontal.

Entendeu o que são as Pools e Lanes e como elas podem ser implementadas? Aproveite para saber mais sobre os outros elementos do BPMN fazendo download do nosso guia reduzido:

Guia de Notação BPMN

1 thought on “Elementos de BPMN: o que são Swimlanes, Pools e Lanes?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson