Como a governança de TI pode ser um diferencial competitivo?

Governança de TI

Contar com uma boa estrutura de TI é essencial para expandir qualquer negócio. O destaque dela é dado pela inovação que, além de dominar a área técnica, vem se destacando também na organização dos processos estratégicos. Entretanto, para alcançar o sucesso esperado é fundamental ter uma governança de TI.

A governança de TI é um conjunto de métodos gerenciados pelos executivos e gestores, assumidos por técnicos e usuários de TI, cujo objetivo é alcançar os propósitos da empresa. Tem dúvidas de como a governança de TI pode aumentar o rendimento do seu empreendimento? Acompanhe o post de hoje e veja como ela pode tornar o seu negócio mais competitivo.

Benefícios da governança de TI

Por se tratar de uma estrutura organizada pelos líderes da empresa, a governança de TI intensifica a estratégia do negócio. Ou seja, a área de TI é trabalhada em conjunto com o negócio favorecendo uma gestão de maior qualidade. Além disso, os processos estratégicos estão buscando na TI, cada dia mais, o suporte necessário para aumentar o sucesso do negócio, expandindo as possibilidades da empresa.

Cinco áreas específicas estão entre os objetivos centrais da governança de TI, são elas: alinhamento estratégico, gestão de risco, gestão de recursos e mensuração de desempenho. Essas áreas garantem a segurança e a qualidade que os negócios da sua empresa precisam para potencializar os resultados, uma vez que a estratégia da estrutura trabalha em pontos distintos e específicos simultaneamente. Assim, a governança de tecnologia da informação é capaz de aumentar o rendimento de uma empresa e, desse modo, torná-la mais competitiva.

Graças a uma gestão qualificada de governança de TI, é possível chegar a resultados como:

  • Maior precisão e segurança das informações;
  • Melhor aproveitamento operacional e tecnológico;
  • Otimização de custos;
  • E muito mais.

Portanto, a qualidade do trabalho em conjunto é garantida através de uma boa gestão da governança de TI implantada na base do negócio. Para ajudar na implantação dessa governança, é possível utilizar modelos e padrões reconhecidos no mercado. Veja:

Modelos de governança de TI

Na hora de implantar a governança de TI e expandir as possibilidades da empresa é possível usar modelos específicos conhecidos como frameworks, que gerenciam o programa na busca pelos melhores resultados. Sendo assim, alguns dos principais modelos, métodos e padrões usados na governança merecem destaque:

Leia também  Conheça a importância do Service Desk na Governança de TI

Esses frameworks e padrões apresentados aqui resultam em um conjunto completo de meios, processos e padrões na entrega de soluções no segmento de TI. Ou seja: além de oferecer a agilidade que o seu negócio necessita, garantem ainda a segurança necessária para o desenvolvimento dos processos corretos para a TI.

Portanto, implantar um modelo de governança é um diferencial capaz de aumentar os rendimentos e tornar sua empresa mais competitiva. Entendeu como a governança de TI pode ser um diferencial competitivo?

Saiba mais lendo nosso post completo com tudo o que você precisa saber sobre Governança de TI, ou se preferir baixe o conteúdo em formato de e-book:

Ebook Governança de TI


ITIL® é marca registrada da AXELOS LIMITED.
COBIT® é marca registrada da ISACA.
TOGAF® é marca registrada do The Open Group.
Guia PMBOK® é marca registrada do Project Management Institute.
BPM CBOK® é marca registrada da ABPMP.
Rafael Correa

Sócio diretor da Euax, graduado em Economia pela Univille, possui mais de 16 anos de experiência em projetos de desenvolvimento e implantação de software. É certificado PMP, ITIL Foundation e Lean IT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 5 =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company