Última atualização em 15/02/2024
Contar com uma boa estrutura de TI é essencial para expandir qualquer negócio. O destaque dela é dado pela inovação que, além de dominar a área técnica, vem se destacando também na organização dos processos estratégicos. Entretanto, para alcançar o sucesso esperado é fundamental ter uma governança de TI.
A governança de TI é um conjunto de métodos gerenciados pelos executivos e gestores, assumidos por técnicos e usuários de TI, cujo objetivo é alcançar os propósitos da empresa. Tem dúvidas de como a governança de TI pode aumentar o rendimento do seu empreendimento? Acompanhe o post de hoje e veja como ela pode tornar o seu negócio mais competitivo.
Benefícios da governança de TI
Por se tratar de uma estrutura organizada pelos líderes da empresa, a governança de TI intensifica a estratégia do negócio. Ou seja, a área de TI é trabalhada em conjunto com o negócio favorecendo uma gestão de maior qualidade. Além disso, os processos estratégicos estão buscando na TI, cada dia mais, o suporte necessário para aumentar o sucesso do negócio, expandindo as possibilidades da empresa.
Cinco áreas específicas estão entre os objetivos centrais da governança de TI, são elas: alinhamento estratégico, gestão de risco, gestão de recursos e mensuração de desempenho. Essas áreas garantem a segurança e a qualidade que os negócios da sua empresa precisam para potencializar os resultados, uma vez que a estratégia da estrutura trabalha em pontos distintos e específicos simultaneamente. Assim, a governança de tecnologia da informação é capaz de aumentar o rendimento de uma empresa e, desse modo, torná-la mais competitiva.
Graças a uma gestão qualificada de governança de TI, é possível chegar a resultados como:
- Maior precisão e segurança das informações;
- Melhor aproveitamento operacional e tecnológico;
- Otimização de custos;
- E muito mais.
Portanto, a qualidade do trabalho em conjunto é garantida através de uma boa gestão da governança de TI implantada na base do negócio. Para ajudar na implantação dessa governança, é possível utilizar modelos e padrões reconhecidos no mercado. Veja:
Modelos de governança de TI
Na hora de implantar a governança de TI e expandir as possibilidades da empresa é possível usar modelos específicos conhecidos como frameworks, que gerenciam o programa na busca pelos melhores resultados. Sendo assim, alguns dos principais modelos, métodos e padrões usados na governança merecem destaque:
- COBIT® (Control Objectives for Information and Related Technologies): um framework de implantação de governança de TI criado pela ISACA.
- BSC (Balanced Scorecard): uma metodologia para execução da estratégia.
- Guia PMBOK® (Project Management Body of Knowledge): um corpo de conhecimento sobre gestão de projetos mantido pelo Project Management Institute (PMI).
- ITIL® (Information Technology Infrastructure): um modelo de governança para TI que tem foco na gestão de serviços de TI.
- TOGAF® (The Open Group Architecture Framework): um framework de arquitetura corporativa.
- Práticas de BPM (Business Process Management): práticas de gestão de processos contidas no BPM CBOK®, elaborado pela ABPMP (The Association of Business Process Management Professionals).
Esses frameworks e padrões apresentados aqui resultam em um conjunto completo de meios, processos e padrões na entrega de soluções no segmento de TI. Ou seja: além de oferecer a agilidade que o seu negócio necessita, garantem ainda a segurança necessária para o desenvolvimento dos processos corretos para a TI.
Portanto, implantar um modelo de governança é um diferencial capaz de aumentar os rendimentos e tornar sua empresa mais competitiva. Entendeu como a governança de TI pode ser um diferencial competitivo?
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ITIL® é marca registrada da AXELOS LIMITED. COBIT® é marca registrada da ISACA. TOGAF® é marca registrada do The Open Group. Guia PMBOK® é marca registrada do Project Management Institute. BPM CBOK® é marca registrada da ABPMP.