Elementos de BPMN: entenda as atividades

Atividades BPM

O BPMN é uma maneira de representar um processo mostrando as suas atividades para que o seu fluxo fique claro. Para entender as atividades que estão presentes no BPMN, primeiro deve-se saber que elas seguem uma sequência e que isso precisa estar sinalizado, caso contrário, não será possível saber como o processo ocorre.

Quando uma atividade (que é uma etapa desse processo) não tem uma sequência, significa que um subprocesso deve ser iniciado ou então que está encerrado. Essa atividade pode ser uma tarefa realizada por uma pessoa ou por um sistema e deve estar sinalizada.

Cada uma delas deve ser representada dentro de um padrão, de maneira que quem olhe para o fluxo consiga identificar facilmente.

Os diferentes tipos de tarefas do BPMN

Para que não gere confusão na hora de elaborar o seu fluxo de processos é preciso conhecer cada uma das tarefas e quando usá-las.

estruturação de processos

Tarefas de Rotina Automáticas

As tarefas de rotina automáticas, como o próprio nome diz, não precisam de ninguém que as execute, pois são automatizadas. Elas se dividem de três maneiras:

  • Tarefa de serviço (Service Task): um sistema de informação externo será acionado, o que pode acontecer por meio de diversas tecnologias, como o webservices.
  • Tarefa de regra de negócio (Business Rule Task): nesse momento serão enviadas informações que retornaram um resultado de acordo com a regra de negócio. Suponhamos que você possui uma loja e precisa verificar se o cliente pode fazer um crediário, de acordo com as regras de negócio (renda, inadimplência, etc.) o resultado pode retornar como positivo ou negativo e ainda determinar valores.
  • Tarefa de script (Script Task): nesse caso se define uma linguagem para o motor para que ele processe ou interprete, conseguido transformar um dado em outro.

Em um processo de atendimento de um chamado, por exemplo, podemos verificar que são utilizados os três tipos de tarefa, cada uma em diferentes etapas.

Tarefas de Comunicação

As tarefas de comunicação servem para que agentes que participam do processo ou que estejam externos a ele possam se comunicar. Ela é importante nas atividades, pois representa a atribuição do trabalho e facilita a execução dos processos. Assim como as tarefas de rotinas automáticas, a comunicação pode ser também dividida.

  • Tarefa de envio (Send Task): consiste em enviar uma mensagem para outra pessoa. Isso pode ser feito utilizando e-mail, sistemas de comunicação instantânea, formulários e outros. Quando a mensagem é enviada a tarefa termina.
  • Tarefa de recebimento (Receive Task): nessa etapa é preciso aguardar o recebimento de uma mensagem para que se possa dar andamento ao processo.
Leia também  O que é BPMN (Business Process Model and Notation) e como aplicar essa notação na Modelagem de Processos

Lógico que isso vai mudar conforme os processos de suas atividades e, por isso, você deve estar atento.

Fluxo de Atividades

O fluxo de atividades do processo se baseará sempre no fluxo de mensagens, mas nem sempre essa troca de mensagens será explícita no diagrama de processos. No entanto, o fluxo de atividades é algo obrigatório, que deve estar sempre explícito quando houver uma dependência entre elas. Quando casos assim acontecem, é necessário o auxílio de subprocessos nesta atividade, fazendo com que o fluxo fique completo.

Conhecer alguns dos tipos de atividades que podem ser realizados pelo BPMN torna mais fácil desenhar os processos de forma detalhada e fazer com que eles fiquem padronizados.

Saiba mais sobre elementos de BPMN:

Veja como melhorar a performance da sua empresa com Processos de Negócios e assista ao nosso webinar sobre a metodologia BPM Ágil.

BPM ágil

Vinicius Nóbile de Almeida

Sócio diretor da Euax, formado em Processamento de Dados e mestre em Ciências da Computação pela UFRGS, com mais de 20 anos de experiência em processos. É certificado PMP, CBPP e Cobit Foundation.

2 thoughts on “Elementos de BPMN: entenda as atividades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + dezessete =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company