5 dicas para lidar com a pressão do Trabalho em TI

5-dicas-para-lidar-com-a-pressão-do-Trabalho-em-TI

Última atualização em 13/04/2020

Lidar de maneira eficiente com a pressão do trabalho em TI é a única forma de se manter produtivo, eficiente e focado em seus objetivos. Ser um bom profissional não significa apenas demonstrar talento como desenvolvedor ou administrador de sistemas.

Trabalhar com TI pode ser bem estressante, então separamos algumas dicas para ajudar este profissional a ter uma rotina de qualidade!

5 Dicas para lidar com a pressão do trabalho em TI

Invista em boas relações com colegas de departamento

A melhor maneira de garantir que você e sua equipe conseguirão lidar com a pressão do trabalho é a criação de espaços em que as pessoas se sintam confortáveis para falar de questões que podem estar sendo conduzidas de forma equivocada. Conflitos são preocupantes em qualquer organização, então torna-se fundamental estabelecer um clima amistoso e horizontal entre os colegas no ambiente de trabalho.

Promover relações sinceras entre os profissionais e não deixar que situações de confronto se arrastem por tempo demais sem uma intervenção de um profissional mais experiente ou membro do departamento de RH ajudam a manter a qualidade do serviço e garantir o bem-estar dos funcionários.

Se possível, convoque menos reuniões que o habitual

Reuniões nem sempre se traduzem em um bom uso do tempo de seus colaboradores, muitas vezes elas apenas desperdiçam preciosas horas de trabalho da equipe. Elas reduzem a concentração e produtividade de quem estava focado num projeto importante e costumam criar novos problemas em vez de solucionar os antigos.

Uma boa dica é reduzir a quantidade de reuniões para o mínimo necessário e deixar a equipe com mais tempo para trabalhar no que realmente importa.

Se for inevitável, confira nosso post com algumas dicas para tornar as reuniões mais produtivas.

E-book Gestão de TI

Aprenda maneiras eficientes de renegociar prazos

Negociar prazos, cronogramas e entregas para que elas sejam satisfatórias tanto para gestores quanto para desenvolvedores é essencial para diminuir as pressões do dia a dia. Algo que torna o trabalho em departamentos de TI complicado é o acúmulo de tarefas ou até mesmo funções que levam ao esgotamento dos profissionais.

Desenvolver a habilidade de renegociar prazos com o gestor é fundamental para uma relação de trabalho saudável para ambas as partes. Profissionais esgotados não trabalham bem, então talvez seja o caso de rever essa situação e aumentar a equipe.

Não leve preocupações para casa

Para continuar tranquilo e lidar de forma mais eficiente com a pressão do trabalho em TI é imprescindível que estes profissionais consigam separar bem as coisas. Um dos grandes causadores de stress nesse tipo de profissão é a Síndrome de Burnout, ou exaustão.

Queremos produzir cada vez mais e de forma mais rápida e acabamos levando tarefas, preocupações e rotinas do ambiente de trabalho para dentro de casa. Dessa forma, fica difícil desligar e recarregar as baterias para o próximo dia, criando um círculo vicioso que pode ter consequências até mesmo para a saúde.

Manter o equilíbrio é tão importante para se destacar no seu trabalho quanto ter talento.

Busque capacitação e aprenda a lidar com a pressão do trabalho em TI

Cursos, materiais de apoio e certificações podem ajudar profissionais a lidar de maneira mais simples com as pressões do trabalho em TI. Através da capacitação é possível adquirir características que vão lhe permitir ser um profissional mais confiante e, consequentemente, bem mais apto a lidar com um dia a dia estressante.

Buscando formar líderes mais eficientes, as capacitações geram nos estudantes a necessidade de adotar melhores estratégias de comunicação e valorização das diferenças entre colegas, de forma a investir num convívio mais harmonioso.

Nós da Euax podemos te ajudar com a capacitação! Possuímos uma biblioteca completa de conteúdos sobre Gestão de TI. Confira!

Para iniciar, sugerimos conferir o webinar o papel da TI na transformação digital: atuando como um parceiro estratégico, que explica como a TI deve ser uma aliada da organização e colaborar com os processos de transformação. Bom webinar!

CTA-O-papel-da-TI-na-transformação-digital-atuando-como-um-parceiro-estratégico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company
@mrjackson