5 dicas para lidar com a pressão do trabalho em TI

Pressão do Trabalho em TI

Lidar de maneira eficiente com a pressão do trabalho em TI é a única forma de se manter produtivo, eficiente e focado em seus objetivos. Ser um bom profissional não significa apenas demonstrar talento como desenvolvedor ou administrador de sistemas.

Trabalhar com TI pode ser bem estressante, então separamos algumas dicas para ajudar este profissional a ter uma rotina de qualidade!

5 Dicas para lidar com a pressão do trabalho em TI

Busque capacitação e aprenda a lidar com a pressão do trabalho em TI

Um bom curso de gestão de projetos pode ajudar profissionais a lidarem de maneira mais simples com as pressões do trabalho em TI. Estes cursos são um ótimo ambiente para aprender características que vão lhe permitir ser um profissional mais confiante e, consequentemente, bem mais apto a lidar com um dia a dia estressante.

Buscando formar líderes mais eficientes, esses cursos geram nos estudantes a necessidade de adotar melhores estratégias de comunicação e valorização das diferenças entre colegas, de forma a investir num convívio mais harmonioso.

Se possível, convoque menos reuniões que o habitual

Reuniões nem sempre se traduzem no melhor uso do tempo de seus colaboradores, que muitas vezes desperdiçam preciosas horas de trabalho. Elas reduzem a concentração e produtividade de quem estava focado num projeto importante e costumam criar novos problemas em vez de solucionar os antigos.

Uma boa dica é reduzir a quantidade de reuniões para o mínimo necessário e deixar a equipe com mais tempo para trabalhar no que realmente importa.

Se for inevitável, veja algumas dicas para ao menos tentar tornar a reunião mais produtiva.

Invista em boas relações com colegas de departamento

A melhor maneira de garantir que você e sua equipe conseguirão lidar com a pressão do trabalho é a criação de espaços em que as pessoas se sintam confortáveis para falar de questões que podem estar sendo conduzidas de forma equivocada. Conflitos são preocupantes em qualquer organização, então torna-se fundamental estabelecer um clima amistoso e horizontal entre os colegas no ambiente de trabalho.

Promover relações sinceras entre os profissionais e não deixar que situações de confronto se arrastem por tempo demais sem uma intervenção de um profissional mais experiente ou membro do departamento de RH ajudam a manter a qualidade do serviço e garantir o bem-estar dos funcionários.

Aprenda maneiras eficientes de renegociar prazos

Negociar prazos, cronogramas e entregas para que elas sejam satisfatórias tanto para gestores quanto para desenvolvedores é essencial para diminuir as pressões do dia a dia. Algo que torna o trabalho em departamentos de TI complicado é o acúmulo de tarefas ou até mesmo funções que levam ao esgotamento dos profissionais.

Desenvolver a habilidade de renegociar prazos com o gestor é fundamental para uma relação de trabalho saudável para ambas as partes. Profissionais esgotados não trabalham bem, então talvez seja o caso de rever essa situação e aumentar a equipe.

Não leve preocupações para casa

Para continuar tranquilo e lidar de forma mais eficiente com a pressão do trabalho em TI é imprescindível que estes profissionais consigam separar bem as coisas. Um dos grandes causadores de stress nesse tipo de profissão é a Síndrome de Burnout, ou exaustão.

Queremos produzir cada vez mais e de forma mais rápida e acabamos levando tarefas, preocupações e rotinas do ambiente de trabalho para dentro de casa. Dessa forma, fica difícil desligar e recarregar as baterias para o próximo dia, criando um círculo vicioso que pode ter consequências até mesmo para a saúde.

Manter o equilíbrio é tão importante para se destacar no seu trabalho quanto ter talento. O que você faz para superar a pressão de trabalhar em TI?

Assista ao nosso webinar gratuito e veja como ouvir os colaboradores é importante para promover mudanças na empresa.

Como usar a experiência dos colaboradores para promover mudanças

Rafael Correa

Sócio diretor da Euax, graduado em Economia pela Univille, possui mais de 16 anos de experiência em projetos de desenvolvimento e implantação de software. É certificado PMP, ITIL Foundation e Lean IT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × um =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company