Como implantar e os benefícios do Project Management

Project Management

Com mercados cada vez mais concorridos, as empresas têm buscado alternativas para conseguir adequar suas estratégias de forma acertada o suficiente para conduzir ao alcance dos objetivos que foram planejados. Com isso, muitos projetos acabam sendo desenvolvidos e, em determinado momento, é necessário um controle maior. Nesse sentido, surge o Project Management.

Confira, a seguir, o que é esse conceito e como ele contribui para as empresas!

O que é e para que serve o Project Management?

De forma resumida, podemos definir o Project Management — ou Gerenciamento de Projetos — como a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas voltadas para fazer com que determinado projeto consiga alcançar o sucesso. Sendo assim, ele consiste em gerenciar as atividades, do início ao fim.

Esse conjunto de conhecimentos, técnicas e habilidades são necessários, pois, ao longo do tempo e dos objetivos estratégicos que a empresa cria, a probabilidade de ter que lidar com muitos projetos, de diferentes tamanhos e naturezas, é muito grande.

Além disso, em muitos casos, eles acabam consumindo os mesmos recursos, que, por vezes, são escassos — o que requer uma gestão eficaz, que viabilize a execução de projetos simultâneos, sem comprometer os resultados de nenhum deles.

​Quais as vantagens do Project Management?

O Project Management, além de auxiliar no dimensionamento adequado dos recursos, também oferece benefícios que alcançam várias áreas do negócio. Dentre eles, podemos citar:

  • Permite que os gestores consigam respostas rápidas diante de situações inesperadas;
  • Permite que as empresas produzam mais, utilizando menos recursos;
  • Promove a redução de custos — que pode ser obtida tanto em projetos que visam melhorias, quanto na diminuição dos atrasos dos projetos;
  • Otimiza a utilização dos recursos necessários, reduzindo erros, desperdícios e necessidade de retrabalho;
  • Permite manter a cultura da melhoria contínua;
  • Ajuda a garantir o aumento da satisfação dos clientes;
  • Estimula as pessoas a desenvolverem suas habilidades, se manterem engajadas e alcançarem maior satisfação a respeito do trabalho que é realizado.

Como implementar o Project Management?

Primeiro é preciso definir o que é necessário em termos de conhecimento, habilidades, técnicas e ferramentas. Feito isso, é necessário avaliar a situação atual da empresa e quais aspectos precisam ser ajustados ou implementados. Com isso, o Project Management se torna mais eficaz, contribuindo para a gestão de projetos que realmente trarão resultados.

Leia também  Riscos em gerenciamento de projetos: conheça-os e saiba avaliá-los

Na prática, é recomendável que os responsáveis possuam qualificação para trabalhar com a gestão de projetos (como a certificação PMP, por exemplo), fazer a aplicação dos métodos e técnicas que serão utilizados como base na gestão dos projetos, estabelecer a estrutura organizacional (que será a equipe responsável pelos projetos e as pessoas que darão apoio, realizando atividades paralelas), investir em ferramentas e softwares de Project Management e, por último, fazer a gestão do portfólio de projetos (que será a base para atender os objetivos da organização através dos projetos que são executados).

Conclusão

Resumindo, o Gerenciamento de Projetos é fundamental para que a empresa consiga organizar e fazer uma gestão assertiva dos projetos. Com isso, obtém-se resultados maximizados e observa-se uma melhoria na forma como as atividades são realizadas.

O que achou desse artigo? Aproveite para assistir ao nosso webinar gratuito e entenda porque todas as empresas precisam de um Escritório de Projetos (PMO).

empresas precisam de PMO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 12 =

Consultoria Conduzimos gestores e suas equipes à conquista de resultados! Outsourcing Alocação de profissionais especializados e de alta maturidade Capacitação Treinamentos In Company