Como melhorar a performance da empresa com processos de negócios?

processos de negócios

A definição de processos de negócios é fundamental para qualquer tipo de organização e traz uma série de vantagens, como clientes mais satisfeitos, maior qualidade no trabalho, rapidez ao entregar produtos e serviços, desenvolvimento de soluções que satisfazem melhor as demandas e, consequentemente, vantagem competitiva.

Atualmente, muitas companhias usam o BPM para cuidar dos processos de negócios. O termo representa uma espécie de metodologia focada em processos. Quer entender em detalhes e melhorar o desempenho da sua empresa? Então acompanhe o post de hoje!

O que são processos de negócios?

Um processo de negócio é uma série de etapas que a empresa cumpre para entregar um produto ou serviço ao cliente. Além disso, também pode ser um conjunto completo e coordenado de atividades para entregar valor ao cliente. Dentro de uma organização, toda meta precisa de processos para ser atingida.

Como funcionam os processos de negócios?

De modo geral, um processo de negócio começa com uma entrada, ou seja, uma necessidade ou pedido a ser processado. Ela pode partir de uma exigência do cliente ou da própria empresa.

A entrada é processada passando por um ou mais departamentos internos, que se comunicam e integram, até resultar em uma saída, ou seja, um resultado objetivo para o cliente (serviço ou produto) ou para a empresa (insumo para um outro processo).

Além disso, tanto as entradas como as saídas dos processos de negócios podem ser bens tangíveis (materiais, peças e produtos) ou intangíveis (informação e conhecimento).

Quais são os primeiros passos para a definição de um processo de negócios?

Como vimos, um processo basicamente é formado por entradas, também chamadas de inputs; atividades, a maneira com que essas entradas são processadas; e saídas, também conhecidas como outputs.

Portanto, para definir um processo de negócios, você deve prever:

  • Qual é a entrada (a partir de um pedido ou necessidade);
  • Quem executará cada atividade;
  • Que tipos de instruções específicas e conhecimentos serão necessários;
  • Quais ferramentas serão usadas na execução; e
  • Qual é resultado que se espera da atividade.
Leia também  Balanced Scorecard (BSC): o que é e como aplicar

Como o BPM pode ajudar a melhorar a performance?

BPM é uma sigla em inglês para Business Process Modeling, ou modelagem de processos de negócios. Essa abordagem foi desenvolvida com o objetivo de sistematizar processos organizacionais complexos, dentro e fora das empresas, tornando-os mais fáceis.

Mas como a BPM faz isso? Simples: por meio da união da gestão de negócios com a tecnologia da informação. Atualmente as empresas utilizam softwares especializados — também chamados de Escritórios de Processos BPM — para monitorar o andamento dos processos de uma maneira rápida e barata.

Assim, os gestores podem fazer análises e alterações nos processos de negócios, sempre com base em dados reais e não apenas na intuição.

Com essas informações à disposição, você já pode começar a organizar os processos de negócios na sua empresa. Ao definir as saídas desejadas, fica mais fácil identificar quais são as atividades, colaboradores e conhecimentos necessários para chegar aos resultados esperados. Uma coisa é certa: quanto melhor for a gestão dos processos, mais satisfeitos ficarão os clientes da empresa e mais fácil será o trabalho interno.

Este conteúdo foi útil para você? Assista ao nosso webinar melhoria de processos com foco em resultados.

Melhoria de Processos com Foco em Resultados

Vinicius Nóbile de Almeida

Sócio diretor da Euax, formado em Processamento de Dados e mestre em Ciências da Computação pela UFRGS, com mais de 20 anos de experiência em processos. É certificado PMP, CBPP e Cobit Foundation.

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