Escritório de Projetos: melhorando o desempenho dos projetos

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Última atualização em 08/06/2021

O Project Management Office (PMO) – ou simplesmente escritório de projetos – é um grupo ou departamento em uma empresa que cria e implementa as melhores práticas de gerenciamento de projetos através de metodologias e controles que servirão de referência para as decisões de projetos.

Atua também como ponto central de uma organização para comunicações de acompanhamento de projetos e portfólios e para uma coleta de dados e geração de indicadores de processos relacionados a projetos. Pode ainda ser o provedor de profissionais para a gestão de programas e projetos para a organização.

Quais são os objetivos de um escritório de projetos?

O principal objetivo de um PMO é conseguir otimizar os resultados de uma carteira de projetos por meio de uma correta utilização de melhores práticas, processos e melhorias de gestão que garantam desde um planejamento adequado até o acompanhamento eficiente de todas as fases do projeto.

Com o tempo, o escritório de projetos se torna uma fonte importante de informações estratégicas para uma empresa. Por exemplo: ele pode apresentar um relatório sobre as atividades, problemas e indicadores de performance de projetos e portfólios para a gerência executiva com a finalidade de propor novas medidas.

O PMO promovendo pitches para seleção e priorização de projetos

Quais são as principais funcionalidades de um escritório de projetos?

Além das possibilidades citadas anteriormente, os PMOs se destacam por:

  • Atuar como “Centro de Excelência” e guardião das melhores práticas de gestão de projetos, servindo como referência de conhecimento na empresa nesta área;
  • Serem um lar para gerentes de projeto, já que o escritório pode se tornar um ponto de referência para os GP’s e colaboradores a fim de solucionar qualquer problema ocorrido;
  • Tornarem-se uma consultoria interna de aconselhamento, pois o PMO aconselhará as demais áreas sobre as melhores práticas;
  • Implementar e sustentar um software de gestão de projetos, pois, por ser especializado na gestão de projetos, o escritório poderá decidir melhor quais ferramentas manter e eliminar;
  • Criar uma central de informações de projeto, agrupando e divulgando as informações de projetos dentro da organização.

e-book pmo

Quais os diferenciais gerados pelo escritório de projetos?

Devido à necessidade crescente de maior eficiência e competitividade no mercado, as empresas precisam se tornar cada vez mais eficiente ao planejar e executar seus projetos. Com isso, surgiu também a necessidade de escritórios de projetos cada vez mais consolidados.

Implementar e amadurecer um escritório de projetos traz mudanças significativas para a sua empresa, desde um melhor controle de compartilhamento de recursos até o desenvolvimento de padrões de gestão de conhecimento.

Há uma otimização significativa, pois recursos e conhecimentos utilizados em um projeto poderão reduzir os custos futuros.

Você pode até mesmo avaliar que consegue esses resultados sem implementar uma gerência de projetos. No entanto, você verá que, para ter resultados alinhados com os objetivos de sua empresa, um escritório de projetos será essencial!

Assista ao nosso webinar Como um escritório de projetos (PMO) pode melhorar os resultados das suas iniciativas e aprenda mais sobre como o PMO pode fazer a diferença no gerenciamento dos projetos da sua organização.

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